Ambiente Maia

MUNICÍPIO DA MAIA OBTÉM O GALARDÃO DE MUNICÍPIO ECOXXI PELO DÉCIMO ANO CONSECUTIVO

05 Novembro 2017

O Prémio, é atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, aos Municípios que evidenciam a dinamização de políticas e estratégias de desenvolvimento sustentável, ao nível municipal.

O Município da Maia foi premiado com o galardão ECOXXI, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, pelo décimo ano consecutivo, como reconhecimento do empenho da Autarquia no desenvolvimento de ações conducentes a um desenvolvimento sustentável, alicerçado na educação para a sustentabilidade e na defesa e proteção da qualidade ambiental.

O prémio “ECOXXI” pretende reconhecer todos os Municípios que se destacaram pelas boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível municipal.

Inspirado nos princípios da Agenda 21 Local, o “ECOXXI” avalia a sustentabilidade dos Municípios através de um conjunto de 21 indicadores que visam a caracterização de diversos setores municipais, nomeadamente ao nível da Educação Ambiental, Instituições, Conservação da Natureza, Água, Resíduos, Energia, Transportes, Ruído, Ar, Ordenamento do Território, Agricultura e Turismo.

O Galardão ECOXXI é assim, hoje, um referencial nacional no domínio do desenvolvimento sustentável e um desafio irrecusável por parte das Autarquias que colocam a sustentabilidade no centro das suas estratégias de desenvolvimento.

O Município da Maia, que utiliza esta excelente ferramenta de monitorização, que permite avaliar a estratégia de desenvolvimento do Concelho, desde o ano de 2006, foi congratulado também pela Associação Portuguesa do Ambiente, pela continuidade que tem dado à participação no Programa, e pelos resultados obtidos.

Este resultado reflete o trabalho desenvolvido, em equipa, pelos diversos serviços da Autarquia e o valioso contributo que os técnicos têm dado a este projeto, com grande dedicação e esforço.

A cerimónia de entrega do galardão ECOXXI, decorreu, este ano, no passado dia 25 de novembro, em Coimbra, no sentido de distinguir os Municípios que se propuseram a este exercício de análise e reflexão, em prol de um desenvolvimento mais sustentável.