Ambiente Maia

MUNICÍPIO DA MAIA PROMOVE AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOB O MOTE 'ANDAR DE BICICLETA EM MEIO URBANO'NO ÂMBITO DA COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA BICICLETA

05 Novembro 2017

A ação de sensibilização decorreu entre os dias 18 e 20 de abril.
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da bicicleta (19 de abril), o município da Maia promoveu a realização de uma ação de sensibilização sobre andar de bicicleta em meio urbano, entre os dias 18 e 20 de abril, respetivamente na EB2/3 Gonçalo Mendes da Maia, EB2/3 do Castêlo da Maia e 20 de abril - Escola Básica e Secundária Dr. José Viera de Carvalho.

Os alunos assistiram a uma pequena sessão teória, na qual se transmitiram as regras básicas de segurança e se exemplificaram boas práticas de utilização do modo ciclável em via segregada e partilhada, bem como se realçaram as regras segurança nos atravessamentos dos cruzamentos e as regras de prioridade, à qual se seguiu uma ação prática onde os alunos realizaram um pequeno circuito de bicicleta.

No final foi atribuída a “Carta do Ciclista” aos alunos que executaram a componente prática, bem como folhetos com as regras básicas de andar de bicicleta em meio urbano.

A realização destas ações teve como objetivo principal aumentar as competências na utilização da bicicleta e sobre segurança rodoviária nas deslocações cicláveis, contribuindo para reduzir a sinistralidade rodoviária dos ciclistas e aumentar a segurança das deslocações de crianças e jovens pela transmissão de conhecimento sobre as regras de segurança e potenciar uma maior utilização dos modos suaves (pedonal e ciclável).