Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

Partilha de Veículos

imagens_topo

A partilha de veículos constitui outra medida de mobilidade que procura ganhos na sustentabilidade, particularmente, visando a redução da taxa de motorização. Neste contexto foram desenvolvidas duas ações.  

A experimentação da partilha de Trotinetes Elétricas (e Scooters), em estreita colaboração com operadores, num modelo de exploração no âmbito do qual o município não impôs óbice à ocupação do espaço público de parqueamento dos veículos, nem qualquer interferência com a operação, pretendendo dos operadores a partilha anonimizada dos dados de utilização, para efeitos de monitorização e avaliação dos resultados, no âmbito da plataforma ISI Maia, onde se iniciaram já as experiências de integração.  

No âmbito da substituição da nova frota foi ainda assegurado o uso partilhado dos veículos, gerido através de uma plataforma, que para além do controlo em tempo real da localização das viaturas, respetivos consumos, que permitirão estimar a redução do impacto ambiental obtido com as alterações realizadas na substituição da frota (indicadores de poupança de CO2 eq), assegura a gestão partilhada da mesma por todos os condutores registados do município.