395
Institucional7689
Notícias9960
Agenda: próximos eventos3781
Câmara Municipal7914
Assembleia Municipal1454
Apoio ao Consumidor5781
Recursos Humanos7422
Polícia Municipal6715
Proteção Civil980
Provedor dos Munícipes5130
Energia e Mobilidade8648
Planeamento4887
Reabilitação Urbana6286
Relações Internacionais207
Inovação e Desenvolvimento9963
Gestão Urbana2140
Regulamentos Municipais6241
BUPi - Balcão Único do Prédio3050
Atendimento Municipal6248
Empresas Municipais4762
Sistema de Gestão7036
Requerimentos4951
Metrologia2274
Boletins Municipais694
Juntas de Freguesia6692
Canal de Denúncias9743
Contactos
7982
Viver3380
Investir457
Visitar
Veículo Elétrico e modos suaves
A Maia, na sua estratégia de transição para um território com balanço neutro em carbono, que privilegia a utilização dos modos suaves (andar a pé e de bicicleta) ou ainda o recurso ao sistema de transportes públicos, está consciente de que muitas das deslocações terão que continuar a realizar-se através de automóvel.
Neste domínio, pretende dar a conhecer opções de combustível alternativas. O e-HUB – posto de abastecimento público para veículos elétricos, localizado no parque de estacionamento junto ao Fórum da Maia (no coração da cidade), pretende demonstrar a visão do município do posto de combustível do futuro.
Disponibiliza, desde março de 2021, com o apoio da EDP Comercial, parceiro na execução da ação, 10 lugares de estacionamento dedicados à promoção da mobilidade elétrica, suportados por um carregador rápido e quatro carregadores semirrápidos com duas tomadas simultâneas.
O parque de estacionamento foi remodelado pelo município, no âmbito do Plano de Ação para a Reabilitação Urbana.
Para além do e-HUB, e ainda no contexto do apoio à transição para veículos movidos a combustíveis alternativos, foram ainda disponibilizados em março de 2022, pontos de carregamento no Parque Central, bem como uma infraestrutura interna de pontos de carregamento, para responder às necessidades da Câmara Municipal, no contexto da substituição da sua frota por uma frota maioritariamente elétrica.
O município encontra-se ainda a desenvolver trabalho de interoperabilidade e integração de dados com a Mobi.e, e outras fontes de informação, com vista a dispor de dados relativos à utilização desta tipologia de veículos e respetivo impacto na redução dos consumos de energia e na emissão de GEE.
As experiências de integração, passíveis de serem consultadas através da plataforma ISI Maia dão já hoje a saber quantos postos de carregamento de VE estão disponíveis no concelho, de que tipologia e onde, se estão ou não a ser utilizados (ativos, ocupados e inativos).
Ainda com o objetivo de promover a melhoria das condições de circulação dos peões, sobretudo no domínio da sua segurança, o BaZe – Living Lab Maia experimentou a instalação de Passadeiras Inteligentes, que conjugam uma nova solução de iluminação inteligente aplicada à travessia de peões, acionada por sensores de movimento.
Esta solução, alimentada por painéis fotovoltaicos, tem como objetivo incrementar uma maior segurança no atravessamento nas passadeiras, com garantia de autossustentabilidade e eficiência na fonte de iluminação.