![]()
5654
Institucional5527
Eleições Presidenciais 20265898
Notícias4512
Agenda: próximos eventos6462
Câmara Municipal1701
Assembleia Municipal1901
Apoio ao Consumidor3169
Recursos Humanos9154
Polícia Municipal4186
Proteção Civil352
Provedor dos Munícipes2262
Energia e Mobilidade3501
Planeamento6285
Reabilitação Urbana7499
Relações Internacionais7586
Inovação e Desenvolvimento6011
Gestão Urbana537
Regulamentos Municipais4687
BUPi - Balcão Único do Prédio8652
Atendimento Municipal672
Empresas Municipais3257
Sistema de Gestão2473
Requerimentos3636
Metrologia671
Boletins Municipais3624
Juntas de Freguesia6478
Canal de Denúncias2761
Contactos
8298
Viver3205
Investir112
Visitar
Música Pelo Concelho, Música Pelo Património 2023 I MANÉ FERNANDES
Música Pelo Concelho, Música Pelo Património 2023
Outubro é o mês da música e para celebrar em pleno esta arte performativa, a Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia, com colaboração das Juntas de Freguesia, promove mais uma edição do projeto musical “Música pelo Concelho – Música pelo Património”, que assenta na valorização e promoção do património cultural do concelho.
Com vista à descentralização cultural, esta iniciativa consiste na realização de atuações musicais em imóveis do património arquitetónico existente em cada freguesia, possibilitando ao público em geral a fruição de concertos mais intimistas, de diferentes estilos musicais, contribuindo, assim, para a criação e fidelização de públicos.
Durante os meses de setembro e outubro, será apresentado um programa com distintas expressões musicais, onde se celebra a música e o património.
6 de outubro, sexta-feira, 21h30
Capela de São Miguel-o-Anjo
Entrada livre
MANÉ FERNANDES Solo - the_backward_step
Mané Fernandes é um guitarrista, compositor e improvisador, natural da Maia.
Neste concerto, Mané Fernandes apresenta uma meditação de guitarra eléctrica e efeitos electrónicos, improvisada na sua totalidade ou a partir de premissas composicionais.
Tendo a vulnerabilidade e a escuta como ponto de partida, deixa as suas explorações rítmicas e curiosidade harmónica encontrarem o fluxo onde a Música acontece por si mesma.
“Músico de visão transcendente, Mané Fernandes tem-se afirmado como nome maior da música nacional. Desde que, no ano passado, lançou ENTER THE sQUIGG pela Clean Feed Records, os holofotes têm-se voltado para ele, curiosos por perceber que música tão
engenhosa é esta, repleta de texturas, cor e grooves balançantes que o guitarrista e compositor tem criado. Mané é uma verdadeira esponja de influências — absorve com a facilidade com que só as grandes mentes o fazem. Mas o seu brilhantismo não advém de uma mera síntese de correntes separadas, antes de um pensamento independente que, com a dose certa de teimosia, sabe como fazê-las convergir em algo fresco e singular.
Com novo álbum editado pelo Carimbo Porta-Jazz, Mané Fernandes apresenta-se, assim, em 2023, com a mesma frescura com que o ouvimos em anos anteriores. matriz_motriz consiste num trabalho multidisciplinar em que jazz, hip hop, soul e música minimalista se fundem com dança, movimento, ritmo e swing numa nova unidade significante. Concebido no âmbito da parceria entre o Festival Guimarães Jazz e a Associação Porta-Jazz, este projeto confirma com distinção o valor das ideias de Mané Fernandes e a validade das estratégias através das quais as põe em prática.
A riqueza e inovação artísticas deste guitarrista nascido e criado na Maia não se circunscrevem, contudo, à avidez com que assimila e à destreza com que manipula informação musical vinda de diferentes universos estéticos. Na sua metodologia de pesquisa — e na
obstinação e obsessão com que a leva a cabo — encontram-se traços de personalidade que seriam valiosos em qualquer outra área do conhecimento. Não é, por isso, surpreendente que
se estabeleçam pontes de ligação entre conceitos pós-tonais, as teorias rítmicas de Malcom Braff, a filosofia do movimento ou a filosofia da mente. Tivesse nascido há 2500 anos e em Éfeso, e estaríamos agora a chamar-lhe Heráclito pela forma articulada como plasma o devir em explorações sobre o movimento físico, rítmico, harmónico e tímbrico.
Depois de um período a viver na Dinamarca, a prioridade de Mané tem radicado em dar enfâse à experiência subjetiva — a qualia, como gosta de lhe chamar. Paralelamente ao trabalho
desenvolvido em ENTER THE sQUIGG, matriz_motriz tem sido outra via predileta para materializar a sua concepção de uma “drum machine machine do futuro, feita de sonhos”.
João Morado em “Rimas e Batidas”
PROGRAMA
22 setembro , sexta, 21h30
MARIA MONDA
CASTÊLO DA MAIA - Igreja Paroquial de São Pedro de Avioso
30 setembro, sábado, 21h30
FRANCISCO LUÍS
CIDADE DA MAIA - Igreja Paroquial de Vermoim
6 outubro, sexta, 21h30
MANÉ FERNANDES SOLO
S. PEDRO FINS - Capela S. Miguel O Anjo
7 outubro, sábado, 21h30
LEIDA
MOREIRA DA MAIA - Mosteiro de Moreira
13 outubro, sexta, 21h30
JOÃO PIRES - GUARIDA
FOLGOSA - Capela de Santo Ovídio
14 outubro, sábado, 21h30
RITMOS DO SUL DA EUROPA I PEDRO VIANA - JOÃO MARTINS – DIANA FERREIRA
ÁGUAS SANTAS - Igreja de Nosso Senhor dos Aflitos de Ardegães
20 outubro, sexta, 21h30
IN.DIA – HUGO GAMBOIAS E DIOGO PASSOS
VILA NOVA DA TELHA - Igreja Nossa Senhora do Ó
21 outubro, sábado, 21h30
MARIA SÁ SILVA - SAUDADE
MILHEIRÓS - Igreja Paroquial de S. Tiago de Milheirós
27 outubro, sexta, 21h30
ENSEMBLE MED - DIÁLOGO INTERCULTURAS NO MEDITERRÂNEO MEDIEVAL
PEDROUÇOS - Igreja de Pedrouços
28 outubro, sábado, 21h30
ALICIA CORRAL & RICARDO PASSOS
NOGUEIRA E SILVA ESCURA - Igreja Paroquial de Santa Maria de Silva Escura