4648
Institucional6635
Notícias3948
Agenda: próximos eventos1701
Câmara Municipal1420
Assembleia Municipal4962
Apoio ao Consumidor3920
Recursos Humanos6095
Polícia Municipal9596
Proteção Civil2235
Provedor dos Munícipes4121
Energia e Mobilidade6609
Planeamento5938
Reabilitação Urbana2881
Relações Internacionais4837
Inovação e Desenvolvimento1219
Gestão Urbana7900
Regulamentos Municipais5910
BUPi - Balcão Único do Prédio3243
Atendimento Municipal6860
Empresas Municipais2707
Sistema de Gestão8146
Requerimentos1068
Metrologia6527
Boletins Municipais154
Juntas de Freguesia5228
Canal de Denúncias6420
Contactos
2737
Viver4228
Investir6370
Visitar
Agenda Cultural fim de semana

FÓRUM DA MAIA
Quinta-feira, 23 de novembro, 21h30
Grande Auditório do Fórum da Maia
"O Estrangeiro"
Co-produção Companhia de Teatro de Braga/AKROAMA- Teatro Stabile di Innovazione e Ricerca della Sardegna
M/12 – 75M
O sentido do absurdo de uma vida onde a morte e um assassinato aleatório podem conduzir a uma nova consciência do ser e do sentir. E onde um exercício sobre a memória, numa espécie de interrogatório para memória futura, pode reconduzir a uma espécie de Via Crucis que conduza a um novo futuro. Voltamos a Camus, aprofundando a razão do porquê da escolha e interrogando Outros, neste caso, directores, actores, estudiosos da Obra, críticos, sobre a razões que conduziram Camus aos palcos, nacionais e europeus. A importância da reconstituição da Memória individual para entender o Presente colectivo.
Autor Albert Camus Adaptação Lelio Lecis Encenação e Dramaturgia Lélio Lecis Assistente de Encenação Julia Pirchl Interpretação Rui Madeira, Solange Sá, Eduarda Filipa, António Jorge, André Laires, Rogério Boane, Carlos Feio Espaço Cénico Valentina Enna Figurinos Marco Natari Guarda Roupa Raquel Ribeiro Desenho de Luz Sérgio Lajas Montagem Fernando Gomes
Entrada livre.
Até 3 de dezembro de 2023
Praça do Fórum da Maia
“50 ANOS DO 25 DE ABRIL: OS PRIMEIROS CARTAZES”
Sensibilizados por este tempo determinante para o nosso presente, com o intuito de sacudir a memória maiata, mergulhamos nos cartazes políticos desse tempo, na riqueza gráfica dos acontecimentos, na força da palavra. Esta exposição tentará mostrar a vivência da democracia em Portugal nesse passado recente.
Todos os dias.
Gratuito
Até 30 de novembro
“MEIO SÉCULO DE ABRIL”
Comemorar os 50 anos do 25 de Abril deve ter como objetivo principal explicar e fazer refletir as gerações mais novas sobre a sua natureza e importância. Torna-se imperativo que a juventude tenha contacto com a realidade desse tempo. Assim, a Câmara Municipal da Maia com esta exposição direcionada para um público mais jovem pretende afirmar a importância de abril nestes últimos 50 anos, o que mudou, o que se ganhou, como transformou a sociedade portuguesa.
Disponível para circulação de acordo com o seu plano de itinerância. Marcações e informações disponíveis através de infocultura@cm-maia.pt.
Até 3 de dezembro
Exposição "Charivari- Semanário Humorístico Ilustrado"
Inaugura amanhã, dia 26 de outubro, 18h00, e estará patente no Fórum da Maia até 3 de dezembro, a exposição ”Charivari- Semanário Humorístico Ilustrado” composta por uma coleção de quadros de desenhos originais, de caráter satírico, da publicação secular Charivari, impressa no Porto, numa tipografia a vapor nos finais do Século XIX (1887-1891).
As ilustrações são um retrato da época, representando uma mordaz crítica social, política e económica do país.
Entrada livre.
Terça-feira a Domingo, 10h00 - 22h00.
Até 26 de novembro – ÚLTIMOS DIAS
"Crónicas Urbanas" - Exposição Fotográfica de Eduardo Teixeira de Sousa
A Câmara Municipal da Maia promove, até 26 de novembro, no Fórum da Maia, a exposição fotográfica "Crónicas Urbanas" de Eduardo Teixeira de Sousa, um fotógrafo reconhecido pelo seu olhar contemplativo e paixão pela cor. Pelos seus registos somos convidados a mergulhar num mundo que celebra a magia do quotidiano através do seu olhar aguçado para o detalhe, composição e momentos introspetivos que recordam a nossa humanidade partilhada.
Combinando a dinâmica da fotografia de rua com o fascínio da fotografia de viagem, as imagens de Eduardo evocam uma serena quietude enquanto transportam os espectadores numa jornada visual por ruas e recantos escondidos ao redor do mundo. Desde uma loja no Cairo até um beco tranquilo em Samarcanda, da vibrante rua de Marraquexe a uma joia escondida em Angkor, cada fotografia evoca uma sensação de lugar, convidando-nos a explorar a diversidade de culturas e a parar, observar e apreciar a poesia dos cenários comuns. A exposição navega por estes espaços com espírito de empatia e antecipação, refletindo a crença de Eduardo num mundo de tesouros aguardando a descoberta através da magia da lente.
"Crónicas Urbanas" invoca o poder da fotografia para revelar o extraordinário no mundano e celebra o pulsar da vida através de um olhar subtil e otimista.
Entrada livre
Horário: 10h00 – 22h00 | Terça a Domingo
Sábado, 25 de novembro, 10h30
Workshop de Fotografia com Eduardo Teixeira de Sousa
No âmbito da exposição “Crónicas Urbanas”, irá realizar-se um workshop de fotografia com Eduardo Teixeira de Sousa.
Desde muito cedo, o fotógrafo desenvolveu o gosto e interesse pela viagem, paixão que mantém até hoje, levando sempre consigo um equipamento capaz de registar os momentos.
Os principais temas abordados pela sua obra são a humanidade e a ternura, a pura e compartilhada alegria de viver.
Material necessário: máquina fotográfica ou telemóvel.
Vagas completas.
BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MAIA
24 a 26 de novembro
Contamina – Festival de Contos da Maia
No próximo fim de semana a Maia receberá a 4.ª edição do 𝐂𝐨𝐧𝐭𝐚𝐦𝐢𝐧𝐚 - 𝐅𝐞𝐬𝐭𝐢𝐯𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐂𝐨𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐝𝐚 𝐌𝐚𝐢𝐚. Este encontro, que se divide numa vertente formativa e de espetáculo, traz mais uma vez até à Maia os melhores narradores e contadores de histórias do país. A Biblioteca Municipal voltará a abrir as portas para receber a magia inspiradora das histórias narradas, contadas, cantadas e musicadas pelos melhores artistas e mediadores de leitura.
Nesta quarta edição, o maior destaque irá para o dia 26 de novembro, domingo, dia em que haverá dois espetáculos no Grande Auditório. Queremos garantir que ninguém ficará de fora. No Contamina, a narrativa e o conto serão explorados tanto nas dimensões mais pessoais, próximas e intimistas, como na sua relação com os grandes públicos como famílias e crianças.
O Contamina contará com vários nomes consagrados como Cristina Taquelim, Bru Junça, Paula Carballeira, O Som do Algodão, Rita Sineiro, Saphir Cristal, Isabel Gonçalves e Joana Margarida Araújo, entre outros. Contamos que a Maia se afirme como uma “Cidade Contadora”!
Nesta edição, para além das várias sessões de contos e dos dois espetáculos que terão lugar no Grande Auditório, decorrerão três ações de formação. Durante três dias, a palavra, a música e a imagem contaminarão tudo e todos! Este evento é organizado pela Biblioteca Municipal Doutor José Vieira Carvalho, com a produção da Leituras Encantadas, contando com a curadoria de Pedro Seromenho.
O evento é gratuito. Programa: https://www.cm-maia.pt/cultura/noticias-e-eventos/evento/contamina-festival-de-contos-da-maia-4-edicao
Até 30 de novembro
Hora do Conto – Contos Contigo Conto
Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais crescidos, o livro “A Visita do Lobo Mau”, de Clara Cunha, e para os mais pequeninos, “Tartaruga vs Lebre: a desforra”, de David Pintor.
Duração: 20 min
Locais: Escolas / Biblioteca Municipal
Inscrições e outras informações: tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt
Gratuito.
Observações: atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)
Até 30 de novembro
Vem conhecer a tua Biblioteca
Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, através de uma visita aos diferentes espaços e serviços, aprendendo a rentabilizar os vários recursos deste sistema de informação.
Duração: 45 min
Até 30 de novembro
BiblioConto Sénior
Este projeto pretende levar ao público sénior o incentivo à leitura e combater a iliteracia. Unindo-se ao já serviço existente da Biblioteca Itinerante pretende levar a leitura em voz alta ao público mais idoso e estreitar a relação com os livros através da troca de experiências entre diferentes gerações.
Duração: 45 min
Locais: Lares e Centros de dia
Inscrições e outras informações: tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt
Gratuito.
23 e 24 de novembro
Comunidade de Leitores
O ciclo da comunidade de leitores da Biblioteca Municipal da Maia adota a denominação de “leitura em movimento” como sinal de dinâmica e do reforço da importância que a leitura tem para a formação, sempre incompleta do indivíduo. Espraia-se por duas linhas orientadoras. Leituras do mundo e leituras nacionais.
Dia 23 às 15h00 I Dia 24 às 21h00 – “À espera da subida das Águas”, de Maryse Condé
Até 26 de novembro de 2023
Exposição “Imprensa de Abril”
O 25 de Abril representou para os meios de informação um conjunto de transformações de vária ordem que levaram a mudanças drásticas. Genericamente, todos os meios de comunicação foram afetados pelos acontecimentos políticos. O derrube da ditadura provocou a abolição do exame prévio e terminava assim a utilização do lápis azul por parte da censura. Assiste-se a uma rápida politização da sociedade portuguesa e consequente radicalização política, mais evidentes no PREC, de 11 de março a 25 de novembro de 1975.
Horário: segunda das 18h00 às 23h00 / terça a sexta das 09h30 às 23h00 / sábado das 09h30 às 22h30 / Domingo das 10h00 às 22h00
Entrada livre
Sábado, 25 de novembro, 16h00
Asas de Poesia
O grupo “Asas de Poesia” continua como espaço de comunicação da palavra escrita em forma de POESIA, procurando homenagear ao mesmo tempo grandes poetas desaparecidos e procurando apresentar géneros poéticos diferentes. Cada sessão do grupo pretende ser uma agradável tarde de convívio entre a poesia, a música e o público.
Entrada livre.
MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA
Até 30 de novembro
Exposição - “Do Campo para a Urbe – Da Identidade Rural à Patrimonial”
Esta é uma Exposição Temporária composta pelo acervo Etnográfico do Museu. Nela os objetos apresentados e as profissões retratadas transmitem conhecimentos de uma sociedade rural, pertencente ao passado, mas ainda suficientemente próxima para ser espaço de partilha de memórias e de referência que une e identifica gerações, que pode agora ser apreciado por todos.
Até 30 de novembro
Exposição "5000 anos de história, Arqueologia na Maia - um olhar inclusivo”
O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, reabriu as exposições permanentes com uma visão renovada do espaço físico do Museu no âmbito do projeto “Cultura Inclui (Cultura Para Todos)”.
Um Museu ainda mais inclusivo, através de dispositivos, mapas interativos multitouch, Audioguia, aplicações móveis, sistemas de códigos QR, guias multidigitais, informação em braille, rampas de acesso e sinaléticas, com equipamentos que o tornam mais apelativo na visita bem como na fruição das exposições. Desta forma a exposição “5000 anos de história, Arqueologia na Maia- um olhar inclusivo”, tem como objetivo apresentar alguns dos objetos provenientes de intervenções arqueológicas realizadas com o respetivo enquadramento histórico e territorial, recuando no tempo através da realidade das coisas, dos objetos, construindo uma espécie de história, reescrita através de escavações arqueológicas e da relação dos sítios com a paisagem.
Pretendemos que o visitante construa uma leitura própria do passado, que o aproxime do presente, que o vivencie, e que o salvaguarde.
Até 30 de novembro
A Arqueologia na Maia - Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"
Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.
Terça-feira a sábado das 9h00 às 12.30 e das 14h00 às 17h30
Inscrições: Tel. (+351) 229.871144 I museu@cm-maia.pt
Até 30 de novembro
Exposição Permanente “Identidade e Território”
Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade contemporânea levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.
Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Gratuito
Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt
Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação
CENTRO COMERCIAL MAIA JARDIM
Até 26 de novembro
Exposição "A Filatelia na Maia”
Desta vez, o Gabinete de História da Câmara Municipal da Maia aborda a Filatelia. Esta excede em muito o vulgar colecionismo, ao permitir a afirmação e divulgação das múltiplas culturas do mundo e ao promover o intercâmbio e a aproximação dos povos.
Aqui ficamos a conhecer um pouco da história dos correios na Maia, a transferência da sede postal e telégrafo no início do séc. XX, no sempre surpreendente “mundo” dos selos, carimbos e postais.
Todos os dias entre as 08h00 e as 23h00.
Gratuito.
PARA AGENDAR
3 de dezembro, 16h00
“Branca de Neve” – Jangada Teatro
Fórum da Maia
Bilheteira: https://www.cm-maia.pt/cultura/noticias-e-eventos/evento/branca-de-neve-jangada-teatro
7 de dezembro, 21h30
"El licenciado Vidriera" - Karlik Danza Teatro (Caceres/ES)
Quinta da Caverneira
7 de dezembro, 21h30
Inauguração da UIVO – 13ª Mostra de Ilustração da Maia
Fórum da Maia
10 de dezembro, 16h00
2º Festival de Magia da Maia
Fórum da Maia
Bilheteira: https://www.cm-maia.pt/cultura/noticias-e-eventos/evento/ii-festival-internacional-de-magia-da-maia
10 de dezembro, 16h00
"Estórias ao Lume" – Krisálida (Caminha)
Quinta da Caverneira
16 de dezembro, 21h30
Bestas - Chão de Oliva (Sintra)
Quinta da Caverneira
Bom fim de semana.