![]()
9506
Institucional8934
Eleições Presidenciais 20264417
Notícias370
Agenda: próximos eventos9273
Câmara Municipal9240
Assembleia Municipal1573
Apoio ao Consumidor6719
Recursos Humanos1579
Polícia Municipal8859
Proteção Civil2992
Provedor dos Munícipes4440
Energia e Mobilidade3092
Planeamento2376
Reabilitação Urbana1792
Relações Internacionais4534
Inovação e Desenvolvimento2275
Gestão Urbana1057
Regulamentos Municipais1829
BUPi - Balcão Único do Prédio4887
Atendimento Municipal103
Empresas Municipais4726
Sistema de Gestão7869
Requerimentos1836
Metrologia4122
Boletins Municipais1117
Juntas de Freguesia7446
Canal de Denúncias858
Contactos
6619
Viver1401
Investir3340
Visitar
Estudo de caracterização do comércio local da Área de Reabilitação Urbana do centro da Maia
Perante um ambicioso processo de reabilitação, requalificação e revitalização do edificado urbano e do espaço público, o Município da Maia, no âmbito da candidatura ao NORTE- 05-2316-FEDER-000103 - Plano de Comunicação e Participação da ARU do Centro da Maia, avançou para o desenvolvimento de um estudo de caracterização e dinamização do comércio local da área de reabilitação urbana (ARU) do centro da Maia, de forma a idealizar uma estratégia eficaz e sustentada para a revitalização e dinamização do comércio local.
Para tal, foi desenvolvida uma metodologia de trabalho, composta por 2 fases com objetivos específicos para responder às necessidades efetivas do Município da Maia:
FASE 1 – As Cidades e a sua vocação comercial – diagnóstico e tendências do sector
Esta fase incluiu a recolha de tendências, análise setorial, perspetivas e casos de estudo nacionais e internacionais, bem como, tendências emergentes como a digitalização do comércio e novos padrões de consumo e distribuição.
Para a análise comparativa, foram tidos em linha de conta, casos de estudo de regiões com realidades semelhantes às do município da Maia, como foram os seguintes casos de: Paredes (Freguesia de Rebordosa), Santo Tirso, São João da Madeira, Famalicão, Viseu, Gondomar e Santa Maria da Feira.
FASE 2 - Caracterização das principais dinâmicas do comércio local na área geográfica do estudo
Esta fase incluiu a realização de um diagnóstico ao comércio local na área de estudo, tendo incluído inquéritos e entrevistas como mecanismos de auscultação, adequados à realidade e dimensão do tecido comercial, quer do ponto de vista da oferta, quer do ponto de vista da procura, permitindo dessa forma a auscultação às principais partes interessadas
-
Caracterização das dinâmicas do comércio local na ARU do centro da Maia
O setor do comércio é um setor em constante evolução, influenciado por um conjunto de fatores e tendências globais que têm vindo a moldar a forma como as empresas e consumidores se comportam a nível global. De facto, fatores como a evolução tecnológica, questões do domínio ambiental e da sustentabilidade influenciam as preferências dos consumidores e a forma como as empresas têm vindo a responder às suas expectativas.
Assim, é possível destacar a prevalência de três grandes tendências globais que muito têm impactado o sector do comércio e serviços atualmente:
- Digitalização do setor do comércio
- Sustentabilidade do comércio e a economia circular
- Comércio de proximidade e a personalização
Metodologia
O levantamento funcional, realizado por uma equipa de técnicos da Câmara Municipal, permitiu a recolha de informações relevantes acerca dos estabelecimentos dentro do limite da ARU do centro da Maia.
O documento de suporte que sumariza a informação averiguada, reúne os seguintes campos de informação:

-
Levantamento Funcional - Análise Geral
O levantamento funcional permitiu identificar 818 espaços comerciais, dos quais 716 encontram-se ocupados. A maior concentração de estabelecimentos comerciais ocupados localiza-se na Rua Simão Bolívar, Avenida Visconde Barreiros e na Rua Eng. Duarte Pacheco.
Centro Comercial Venepor, com entrada pela Rua Simão Bolívar e pela Avenida Visconde Barreiros, que detém cerca de 87 estabelecimentos comerciais
Centro Comercial Visconde Barreiros, na Avenida Visconde Barreiros, com cerca de 70 estabelecimentos comerciais
Galerias Central Plaza, na Rua Eng. Duarte Pacheco, onde se assinalaram 26 estabelecimentos comerciais no interior, 9 no exterior e cerca de 35 no prédio de serviços imediatamente ao lado das Galerias
Na distribuição dos estabelecimentos comerciais por ramo de atividade, observa-se uma clara predominância das atividades de Comércio por grosso e a retalho, reparação de veículos automóveis e motociclos – 25%; as atividades administrativas e dos serviços de apoio, concentram 17%; já o Alojamento, restauração e similares somam 13%.
Por outro lado, e ao contrário da predominância de estabelecimentos do setor terciário, os ramos de atividade pertencentes ao setor primário e secundário representam uma percentagem reduzida do total de estabelecimentos identificados.
-
Levantamento Funcional – Análise Específica
Análise por Estado de Conservação
Os estabelecimentos averiguados encontravam-se na sua grande maioria em ótimas ou boas condições, havendo em alguns casos pequenos sinais de desgaste ou necessidade de obras menores. Destes, 54,4% apresentam um estado conservação "Muito Bom".

Análise por Mecanismos de Venda Online
Os estabelecimentos avaliados apresentam um baixo nível de maturidade digital, pese embora 42,2% apresentem mecanismos de venda online, sendo que a grande maioria não possui venda digital, apresentando, no entanto, sites promocionais e páginas nas redes sociais como mecanismos de promoção e divulgação.

Análise por Práticas de Comércio Sustentável
Ao nível da aplicação de práticas de comércio sustentável, em todos os ramos de atividade verifica-se uma crescente preocupação com questões de sustentabilidade, no entanto há ainda muito espaço para melhoria, não só nas práticas dos estabelecimentos, como também na oferta de opções e produtos sustentáveis que por exemplo, promovam práticas de comércio a granel e circular. A prática de Comércio Sustentável reune 37,8% de estabelcimentos comerciais com nível "Elevado" e 50,7% com nível "Razoável".

Análise por Práticas de Comércio de Proximidade
Ao nível da proximidade com o cliente, constata-se que, 49,8% dos estabelecimentos apresentam um perfil de prática "Elevado", permitindo ao cliente fazer encomendas via telefone para levantar mais tarde nos estabelecimentos. Não obstante, existe ainda uma grande oportunidade para criar uma maior personalização e proximidade com o cliente na oferta de produtos e serviços.
