![]()
6758
Institucional4810
Eleições Presidenciais 20262702
Notícias5425
Agenda: próximos eventos3824
Câmara Municipal6001
Assembleia Municipal9020
Apoio ao Consumidor7228
Recursos Humanos2522
Polícia Municipal6001
Proteção Civil7304
Provedor dos Munícipes6804
Energia e Mobilidade8915
Planeamento5801
Reabilitação Urbana3610
Relações Internacionais2219
Inovação e Desenvolvimento7776
Gestão Urbana3059
Regulamentos Municipais2881
BUPi - Balcão Único do Prédio1388
Atendimento Municipal1732
Empresas Municipais4875
Sistema de Gestão5533
Requerimentos9967
Metrologia3745
Boletins Municipais6661
Juntas de Freguesia1970
Canal de Denúncias9340
Contactos
9512
Viver8712
Investir6206
Visitar
OMEGA-X na Maia
Piloto de flexibilidade na Maia
Um dos objetivos principais do projeto OMEGA-X é a demonstração de casos de utilização avançados na área da energia. Para tal, foram criadas quatro famílias (use cases families) de casos de utilização:
- Renováveis
- Comunidades locais de energia
- Mobilidade elétrica
- Flexibilidade.
Em cada uma das famílias, existe um ou mais pilotos, localizados em vários países europeus.
![]()
O piloto de flexibilidade na Maia (Flexibility Use Case Family pilot) é o único piloto da família Flexibilidade.
O piloto de flexibilidade na Maia pretende demonstrar a melhoria de desempenho no consumo de energia elétrica por parte da Câmara Municipal da Maia, que pode ser alcançada através da identificação de oportunidades de flexibilidade e na implementação de mecanismos de flexibilidade no consumo de energia elétrica.
Para tal, serão desenvolvidos serviços de analítica de dados (data analytics services) por fornecedores de serviços (service providers), que apenas são possíveis devido à partilha de dados de energia (históricos e em tempo-real) de equipamentos da Câmara Municipal da Maia. Estes serviços de flexibilidade baseados em dados (data-driven flexibility services) poderão ser preditivos (planeamento de decisões futuras) ou em tempo-real (tomada de decisão em tempo-real).
Os potenciais equipamentos a monitorizar, e sobre os quais se pretende atuar em termos de flexibilidade, incluem sistemas de elevado consumo de energia elétrica (p.e., o sistema AVAC do Fórum da Maia, as bombas de irrigação do Parque Central da Maia, o centro de dados e os carregadores de veículos elétricos), edifícios (p.e., os Paços do Concelho e a Torre Lidador) e sistemas de produção de energia elétrica (p.e., painéis fotovoltaicos nas Piscinas de Gueifães). Outras fontes de dados incluem sensores (p.e., sensores ambientais) e dados de entidades externas, tais como a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a E-Redes e a Mobie.E.
A demonstração neste piloto irá envolver o fornecimento de dados de energia pela Câmara Municipal da Maia ao espaço de dados de energia do projeto (OMEGA-X Energy Data Space). Os fornecedores de serviços (Odit-e em França e Tecnalia em Espanha, ambos parceiros do projeto) terão acesso a esses dados através do mercado de dados (OMEGA-X Data Marketplace) e disponibilizarão os seus serviços através do mercado de serviços (OMEGA-X Service Marketplace). O Energy Data Space, o Data Marketplace e o Service Marketplace serão desenvolvidos no âmbito do projeto.
Os dados a fornecer pela Câmara Municipal da Maia ao espaço de dados de energia do projeto, que estarão previamente armazenados no data lake da Câmara Municipal da Maia (ver ISI: Plataforma de Gestão Urbana), serão alvo de uma transformação prévia com vista à sua harmonização em termos de modelo de dados (harmonização semântica) – que é utilizado por todos os pilotos (OMEGA-X Common Semantic Data Model) – com vista à interoperabilidade dos dados das várias fontes, e à facilitação do seu uso por parte dos fornecedores de serviços.
Saiba mais em: OMEGA-X, “Flexibility use case in the municipality of Maia”, 18/09/2023; OMEGA-X, “Flexibility Use Case Leaflet”, 29/05/2024 e aqui