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Descrição
O projeto “Maia – Pensar a Nossa Cidade”, tem como público-alvo as crianças e os jovens, abrangendo quatro níveis de ensino, grupo sub-representado na maioria dos processos participativos dinamizados em todas as áreas.
Permite o envolvimento das crianças e dos jovens no desenho das linhas orientadoras e estratégicas do Município, traçadas a partir das suas preocupações e propostas, através de momentos de auscultação, permitindo orientar a construção de uma Cidade do futuro para que as suas políticas, programas e iniciativas vão ao encontro das reais necessidades sentidas pelas crianças e jovens.
Em termos de metodologia, as sessões de participação dividem-se em três etapas:
- Elaboração do mapeamento afetivo do território localizando num mapa os espaços identificados pelos alunos
- Reflexão e debate (pequeno grupo) para troca de ideias sobre áreas temáticas selecionadas identificando problemas e potencialidades do território
- Reflexão e debate (pequeno grupo) para identificação das propostas para solucionar os problemas identificados nas atividades anteriores e identificação da ação experimental.
Posteriormente, na fase de experimentação e de co-criação, pelo menos, uma proposta deve ser concretizada a título experimental, mobilizando, toda a comunidade educativa (alunos, professores, pais e encarregados de educação), associações, empresas, entre outros.