![]()
ÁREA METROPOLITANA DO PORTO LANÇA PLATAFORMA ONLINE NA ÁREA DOS TRANSPORTES
Esta ferramenta permite planear, em tempo real, as viagens no território da Área Metropolitana do Porto.
A Área Metropolitana do Porto procedeu, no dia 27 de outubro de 2014, à apresentação e lançamento da plataforma online mobilidade.amp, criada com o objetivo de facilitar o acesso à nformação de rede de transportes metropolitanos.
O mobilidade.amp é uma ferramenta online gratuita que oferece interação, em tempo real, sobre os transportes coletivos disponíveis nos 17 municípios que compõem a área Metropolitana do Porto.
Permite saber os horários, as ligações e os melhores percursos, tudo em tempo real e de uma maneira rápida, cómoda e eficaz.
O mobilidade.amp está disponível a partir do site da AMP (www.amp.pt) ou no endereço http://mobilidade.amp.pt/pt/
Deste modo, qualquer utilizador pode aceder ao serviço e beneficiar das vantagens desta ferramenta através do acesso à internet.
As vantagens desta ferramenta são inúmeras:
- Conhecer toda a informação sobre os percursos dos transportes coletivos na AMP e de forma gratuita.
- Permitir o cruzamento da informação dos vários operadores e escolher a rota mais conveniente. Articular diferentes modos de transporte, desde o autocarro, o metro e o comboio.
- Beneficiar de informações atualizadas sobre as próximas partidas, com origem no local onde se encontra (ou através de outra localização que indique), tempos de espera associados e localização das paragens e principais pontos de interesse que estão ao seu alcance.
A ferramenta também permite construir, em tempo real, rotas e planear viagens através da descrição de pontos de passagem definidos pelo utilizador e que, interligados, originam uma rota à sua escolha.
O mobilidade.amp privilegia, sobretudo duas importantes valências: a informação da população acerca dos melhores trajetos em transporte coletivo, de forma a facilmente chegar a cada ponto da AMP e a promoção da utilização do transporte coletivo como opção de sustentabilidade e de valorização ambiental.
Este projeto resultou do esforço conjunto da AMP, dos municípios que a compõem, da Autoridade Metropolitana de Transportes do Porto e dos operadores de transportes, com o apoio técnico da OPT – Otimização e Planeamento de Transportes, SA