Ambiente Maia

CÂMARA MUNICIPAL DA MAIA ASSINALOU TRÊS ANOS DE CAMPANHA DE ADOÇÃO DE ANIMAIS COM DINAMIZAÇÃO DE FEIRA DE ADOÇÃO DE ANIMAIS NO CENTRO DA CIDADE

05 Novembro 2017

A ação decorreu no dia 28 de outubro (sábado), mês em que se comemora o Dia Mundial do Animal, da parte da tarde, no Parque Central da Maia.

Esta iniciativa integra a Campanha de Adoção de Animais, iniciada em outubro de 2014, e através da qual se tem consolidado uma das mais importantes componentes da estratégia delineada para promover o Bem-estar no Município da Maia – a promoção da adoção dos animais de companhia.

Durante a tarde, todos os animais disponíveis para adoção (14 cães) foram adotados, ganhando um novo lar e os seus donos, ganharam….um amigo para a vida!

Nesta Mega Ação foram dinamizadas as seguintes atividades:

Feira de Adoção de Animais de Companhia;
Identificação dos dejetos caninos, com caixas presente;
Distribuição de flyers apelativos à recolha dos dejetos caninos;
Animação do espaço com mascote do cão.

Em complemento, aos adotantes dos animais, foram oferecidos os seguintes materiais:

Flyer apelativo à recolha dos dejetos caninos;
T-shirt “Eu já adotei um amigo para sempre”;
Guia de Cuidados Básicos do animal adotado;
Dispensadores de sacos para a recolha de dejetos (em formato de osso);

No local da Feira de Adoção de Animais esteve ainda patente um painel expositivo “Quando as crianças falam...não há limites nos laços de afetividade com os animais”, com frases alusivas ao tema, elaboradas pelos alunos dos estabelecimento de ensino que mais participam em projetos de natureza ambiental, bem como os que foram envolvidos na Campanha de Sensibilização pata o Bem Estar Animal, realizada nas escolas.

As frases fizeram as delícias de todos os que passaram pelo local do evento.

Os animais que foram adotados, foram entregues já vacinados, microchipados e esterilizados, nos casos em que já tinham idade para tal.

Os resultados obtidos, ao longo destes anos, refletem o empenho e a dedicação de toda a equipa responsável pelo desenvolvimento da atividade, que se congratulou, em cada ação desenvolvida, com o carinho e a preocupação da população, das crianças das Escolas do Concelho, para com os animais.

Por outro lado, todas estas iniciativas levaram a um aumento exponencial das adoções de animais, no próprio Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia da Maia.