Ambiente Maia

MUNICÍPIO DA MAIA EFETUA APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA UTILIZADA NA ELABORAÇÃO DA CANDIDATURA ECOXXI COMO EXEMPLO DE BOAS PRÁTICAS

05 Novembro 2017

A apresentação da metodologia foi efetuada nas duas ações de formação promovidas pela Associação Bandeira Azul da Europa, entidade promotora do projeto.

A Associação Bandeira Azul da Europa promoveu, nos passados dias 13 de abril e 7 de junho, no Auditório da Agência Portuguesa de Ambiente (APA), e na CCDR-N, respetivamente, duas Ações de Formação, no âmbito do projeto ECOXXI 2015/2016, cujo principal objetivo traduz-se no reconhecimento das boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas a nível municipal, avaliando um conjunto de aspetos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável.

A Câmara Municipal tem vindo a participar no projeto, desde a sua criação, tendo obtido, nos nove anos consecutivos em que participou, o estatuto de Município ECOXXI, distinguindo-se por evidenciar o exercício das boas práticas relativamente a políticas de sustentabilidade e tendo inclusive, nos últimos anos, superado os objetivos propostos.

Este ano, a ABAE endereçou um convite ao Município, no sentido de efetuar uma apresentação, nas referidas Ações de Formação, de modo a partilhar a experiência de participação do Município da Maia no Programa ECOXXI, bem como a metodologia aplicada na elaboração da respetiva candidatura.

Assim, a Diretora do Departamento de Ambiente, Planeamento e Gestão Urbana, Engª Helena Lopes, efetuou a apresentação na CCDR-N, tendo a apresentação efetuada na APA ficado a cargo da coordenadora do processo de gestão da candidatura, Dr.a Susana Pinho.

O painel integrado pelo Município da Maia intitulou-se “Programa ECOXXI | Como gerir uma candidatura”.