7098
Institucional5839
Notícias7405
Agenda: próximos eventos8493
Câmara Municipal4279
Assembleia Municipal6985
Apoio ao Consumidor6769
Recursos Humanos7313
Polícia Municipal3200
Proteção Civil3285
Provedor dos Munícipes2071
Energia e Mobilidade704
Planeamento950
Reabilitação Urbana4832
Relações Internacionais2585
Inovação e Desenvolvimento7869
Gestão Urbana4598
Regulamentos Municipais5000
BUPi - Balcão Único do Prédio6074
Atendimento Municipal3457
Empresas Municipais6802
Sistema de Gestão3957
Requerimentos5488
Metrologia4493
Boletins Municipais1775
Juntas de Freguesia7836
Canal de Denúncias5353
Contactos
4791
Viver298
Investir570
Visitar
Mensagem Política
A importância do fenómeno desportivo na Maia
Há várias décadas que o Município da Maia aposta e investe no desporto como um dos fatores críticos para o sucesso da sua estratégia para alavancar o desenvolvimento humano, social e económico da comunidade concelhia. Um investimento que além de contemplar a construção, conservação e manutenção do património municipal em equipamentos desportivos, que faz da Maia um dos territórios melhor apetrechados do país para a prática de diversas modalidades, também se aplica na oferta desportiva para todos, tal como no apoio ao desporto federado e ao desporto de alta competição.
A Maia está assim perfeitamente alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) proclamados pela Organização das Nações Unidas, incrementando a prática desportiva como facilitadora da Paz, da coesão social e da sustentabilidade integral.
A experiência desportiva que a comunidade tem vivido, tem revelado os seus inequívocos benefícios ao nível da promoção da tolerância e respeito pela diversidade, mas tem incrementado também a elevação do autoconhecimento, autoconfiança e autoestima das crianças, dos jovens, dos adultos e dos seniores, contribuindo de forma indelével para o desejado equilíbrio entre corpo são e alma sã.
As práticas desportivas em equipa ajudam a valorizar a partilha colaborativa de objetivos comuns e, simultaneamente, valorizam a cooperação e coordenação de esforços coletivos orientados para resultados.
Os cidadãos que praticam desporto, seja a nível amador ou profissional, aportam valor à transformação e evolução das sociedades a que pertencem, levando para a sua vida em comunidade, quer a resiliência que adquirem com os desafios que enfrentam, como o respeito pelas regras e limites que balizam a sua prática desportiva.
É considerando a importância do fenómeno desportivo no desenvolvimento da comunidade humana que vive, trabalha e interage no território concelhio da Maia, que o Município tem em construção o Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo da Maia (PEDDM), elegendo como centralidade da sua estratégia as pessoas. E é por colocar as pessoas em primeiro, que os organismos ligados ao desporto são parceiros imprescindíveis neste processo de construção de um modelo de desenvolvimento desportivo para o futuro.
Considero assim, que coletividades e clubes desportivos da Maia, associações, federações, entidades públicas e privadas, direta ou indiretamente relacionadas com o fenómeno desportivo, têm certamente entendimentos, pareceres e opiniões que importa auscultar e ter em conta na consolidação do modelo que se pretende conceber e adotar.
A abertura deste processo à ampla participação democrática da cidadania, quer a nível individual, quer através das diversas organizações convocadas para esta reflexão e debate público, vai permitir que as soluções e estratégias a integrar no PEDDM resultem de consensos robustos e, por essa razão, mais agregadores e galvanizadores para os desportistas da Maia.
É minha sólida convicção que o desígnio da sustentabilidade integral que em 2018 fixamos como meta coletiva a alcançar em 2028, só será superado se continuarmos a conceder ao fenómeno desportivo, toda a atenção que tem caraterizado a nossa atuação nesta matéria.
Sei bem que o desporto é uma atividade essencial para termos um futuro de confiança, onde todos contam e são importantes, onde todos sejamos responsáveis por todos, para que ninguém fique para trás. Mas também sei bem, que o desporto é fundamental para que a comunidade usufrua com benefício para a saúde, dos inúmeros espaços e equipamentos municipais dispersos por todo o concelho que podem proporcionar boas práticas de exercício físico e de múltiplas modalidades desportivas.
É tudo isto que explica a importância do desporto na Maia e a relevância do PEDDM, enquanto instrumento estratégico fundamental para a definição e consolidação da estratégia municipal de desenvolvimento desportivo.
António Domingos da Silva Tiago
PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DA MAIA