![]()
9372
Institucional5809
Eleições Presidenciais 2026406
Notícias923
Agenda: próximos eventos1940
Câmara Municipal2948
Assembleia Municipal5067
Apoio ao Consumidor5591
Recursos Humanos7778
Polícia Municipal2589
Proteção Civil1703
Provedor dos Munícipes3923
Energia e Mobilidade8846
Planeamento4372
Reabilitação Urbana4200
Relações Internacionais8179
Inovação e Desenvolvimento109
Gestão Urbana8761
Regulamentos Municipais8932
BUPi - Balcão Único do Prédio1055
Atendimento Municipal101
Empresas Municipais1590
Sistema de Gestão3726
Requerimentos879
Metrologia9751
Boletins Municipais1667
Juntas de Freguesia5139
Canal de Denúncias4607
Contactos
3488
Viver996
Investir421
Visitar
Inteligência Artificial - Maia lança desafio ao Eixo Atlântico
Desafio lançado por Silva Tiago na Assembleia Geral do Eixo Atlântico:
Maia quer Centro de Investigação de Inteligência Artificial
O presidente da Câmara Municipal da Maia desafiou, esta sexta-feira, os autarcas do Eixo Atlântico a apoiarem a criação de um Centro de Investigação de Inteligência Artificial no concelho, para o qual a autarquia já tem terreno disponível. António Tiago falava no decorrer da Assembleia Geral do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, que decorreu precisamente na Maia, e que contou com a presença do ministro do Ambiente, Matos Fernandes, na sessão de encerramento.
A reunião magna teve como um dos principais pontos da ordem de trabalho o Programa para 2018, do qual se destaca o Plano de Ação da Agenda Urbana para o Noroeste Peninsular, que deve começar a dar os primeiros passos num fórum agendado para 15 de março próximo na Corunha.
A Agenda Urbana do Eixo Atlântico é a primeira a ser aprovada na União Europeia e pretende ser um “documento orientador das políticas públicas” para o território do Norte de Portugal e da Galiza, tendo em conta quatro áreas prioritárias: a cidade do futuro, o desenvolvimento económico e o emprego, a coesão territorial e a configuração do espaço euro-regional.
A este propósito, no seu discurso como de autarca do município anfitrião, o presidente da Câmara Municipal da Maia defendeu que os 37 municípios que compõem o Eixo Atlântico serão “mais fortes e mais eficazes se unirem esforços ao nível da investigação, da inovação e do crescimento económico sustentado, capaz de gerar riqueza nos seus territórios”. Nesse sentido, manifestou a “disponibilidade da Maia para cooperar ao nível da investigação e da inovação”, lançando um repto aos presentes para que “avaliem o interesse de partilhar a criação na Maia de um Centro de Investigação de Inteligência Artificial”.
Já o presidente do Eixo Atlântico, o espanhol Alfredo Garcia, aproveitou a presença do ministro do Ambiente, para enumerar algumas das ideias debatidas na reunião, concretamente, a necessidade de recursos financeiros provenientes do Fundo de Coesão, a melhoria das infraestruturas ferroviárias e rodoviárias daquela região transfronteiriça e a conclusão infraestrutural do Caminho Português de Santiago até ao próximo Jacobeo, em 2021.
Alfredo Garcia não esqueceu ainda o flagelo dos incêndios florestais do último verão. “Temos que ser capazes de estabelecer uma cooperação estreita entre os serviços de emergência de Portugal e da Galiza porque o fogo não conhece fronteiras”, defendeu.
O ministro do Ambiente português aproveitou para enfatizar “o papel que as cidades podem ter no contributo de resolução dos problemas ambientais”, congratulando-se com a Agenda Urbana já aprovada pelo Eixo Atlântico. João Pedro Matos Fernandes afirmou ainda que um dos objetivos da política do seu ministério é “criar nas cidades laboratórios vivos para a descarbonização” e aproveitou para destacar a candidatura da Maia a esse programa, manifestando “disponibilidade para estabelecer essa parceria” com a cidades que compõe o Eixo Atlântico.
Refira-se que o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é uma associação transfronteiriça de municípios, criada em 1992, com o apoio da Comissão Europeia, que integra as 37 principais cidades da Euro-região Galiza-Norte de Portugal.
Notícias relacionadas
-
Sede da Associação Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é agora na Maia

Sede da Associação Eixo Atlântico do Noroeste ...
A Freguesia de Águas Santas vai receber a instalação da sede social da Associação Eixo ...21 Dezembro 2020 -
Assembleia Geral do Eixo Atlântico na Maia

Assembleia Geral do Eixo Atlântico na Maia
23 Fevereiro 2018 -
A exposição comemorativa dos 25 anos do Eixo Atlântico chega à Maia no dia 17 de maio

A exposição comemorativa dos 25 anos do Eixo ...
No dia 17 de maio, pelas 16h00, terá lugar a inauguração da exposição comemorativa dos ...11 Maio 2017