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Câmara Municipal de Maia
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  • Caraterização da Rede de Infraestruturas

    Aérea
    Existem no concelho duas infraestruturas aeroportuárias, uma internacional, o Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro, e a outra com um cariz mais regional e lúdico, o Aeródromo Municipal de Vilar de Luz. 

    Ferroviária
    A Maia regista em atividade, no seu território, a "Linha do Minho", a "Linha de Leixões" e a "Concordância de S. Gemil" (estas duas últimas mais vocacionadas para o transporte ferroviário de mercadorias).

    Ao nível do metro ligeiro de superfície, o concelho é servido por três Linhas do Metro do Porto:

    • Linha B (Vermelha) - Estádio do Dragão - Póvoa do Varzim;
    • Linha C (Verde) - Estádio do Dragão – ISMAI;
    • Linha E (Violeta) - Estádio do Dragão – Aeroporto.

    Rodoviária
    Situado no centro da Área Metropolitana do Porto, a Maia beneficia do cruzamento e atravessamento de diversos eixos rodoviários de grande importância regional e nacional:

    A3 – no eixo sul/norte, sendo a ligação fundamental entre o Porto (2.ª maior cidade de Portugal) e a fronteira com Espanha (Valença), passando pelos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo.

    A4 – no eixo nascente/poente surge a autoestrada de Trás-os-Montes e Alto Douro que, atualmente, liga Matosinhos a Amarante.

    A41 – no eixo nascente/poente, CREP - Circular Regional Exterior do Porto que circunda a região do Grande Porto e com ligação entre Matosinhos e Picoto.

    VRI – Via Regional Interior liga a A41 (junto ao Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro) à A4 (em Custóias). Apesar da Curta extensão (3 km) assume-se como via importante na ligação do Aeroporto à Cidade do Porto.

    Beneficia de proximidade ao seguinte eixo da rede viária nacional: A28.

  • Ciclovias de lazer

    Ciclovia do Parque de Avioso – S. Pedro

    PARQUE AVIOSO 1O Parque de Avioso – S. Pedro situa-se na Freguesia do Castêlo da Maia, desenvolvendo-se numa área com cerca de 33 hectares.

    Encerra, no seu interior, a nascente da Ribeira de Avioso que, juntamente com outras linhas de água, forma a Ribeira do Arquinho, o maior afluente do Rio Leça, conferindo-lhe uma importância estratégica na respetiva Bacia Hidrográfica, o que, consequentemente aumenta a importância ambiental que o parque representa à escala metropolitana.

    No parque desenvolvem-se ações teórico-práticas de educação, de interpretação e sensibilização ambiental rumo a um desenvolvimento sustentado, bem como, atividades de recreio e lazer num espaço naturalizado.

    PARQUE AVIOSO 2Ao longo do parque é possível percorrer uma extensa rede de caminhos, que integram a base estrutural do parque, e que totalizam aproximadamente 4,5km, dotados de circuito de manutenção, diversos pontos de estadia, torres de vigia, zona de merendas, um lago, parques infantis ou simplesmente locais isolados de contemplação e de contato direto com a natureza.

    Os caminhos são em saibro compactado, encontrando-se bem definidos e em bom estado de conservação.

    No parque todos os caminhos são passíveis de serem utilizados por peões e bicicletas. A sua utilização encontra-se condicionada ao horário de funcionamento do parque: Inverno (outubro a março): 8h – 19h e Verão (Abril a Setembro): 8h – 21h.

    Ciclovia do Aeródromo Municipal de Vilar de Luz

    AERODROMO 1Localizada na freguesia de Folgosa, no limite noroeste do Concelho, a 10 Km da Cidade da Maia e a 20 Km da Cidade do Porto, está implantada no Aeródromo Municipal de Vilar de Luz, o qual possui uma área total de 100 ha, inserido numa zona de excecional beleza paisagística.

    O Aeródromo Municipal de Vilar de Luz, sito na Rua de Vilar de Luz, é uma infraestrutura que nasceu de uma iniciativa da Câmara Municipal da Maia. A sua construção iniciou-se em 1992, tendo aberto ao tráfego aéreo de aviação geral em 8 de Agosto de 1995.

    Na vertente da aeronáutica, o Aeródromo Municipal de Vilar da Luz dispõe de uma pista, em asfalto, com o comprimento de 1 700 metros e 30 metros de largura, complementada por quatro taxiways, um dos quais paralelo à pista, e três outros de ligação. Existem ainda duas placas de estacionamento.

    Em termos de infraestruturas, atualmente, possui uma aerogare e uma torre de controlo, hangares para estacionamento de aviões e alojamento de empresas e um bar/restaurante.

    O Aeródromo Municipal de Vilar da Luz é atualmente utilizado para as atividades de escola de pilotagem, aviação geral recreativa, aviação desportiva, aviação de turismo e vigilância aérea, conjugado com os usos associados às demais atividades de lazer que proporciona, uma vez que, para além da pista de aviação, neste espaço funciona ainda uma Ciclovia, uma pista de Aeromodelismo e outra de Radiomodelismo, dispondo ainda de uma escola de prevenção rodoviária, de um lago, e de um parque de merendas.

    AERODROMO 2Em redor deste equipamento é possível percorrer a ciclovia – aproximadamente 4,2km – em forma de circuito fechado, marcado pela expressão natural da paisagem e orografia em presença, e usufruindo do facto de o Aeródromo Municipal de Vilar de Luz se encontrar construído numa acrópole com uma perspetiva privilegiada para toda a área envolvente.

    A ciclovia é em betuminoso e o percurso encontra-se bem definido e em bom estado de conservação. Ao longo da sua extensão existe sinalização vertical que informa os utilizadores que aquele percurso se trata de uma ciclovia, estando proibido o trânsito motorizado. A sua utilização encontra-se condicionada ao horário e funcionamento do aeródromo (9h00-22h00).

  • Comissão de Acompanhamento

    De acordo com o modelo de governança previsto no Plano de Mobilidade Sustentável, a Câmara Municipal procedeu ainda à constituição de uma Comissão de Acompanhamento da execução do projeto, constituída por entidades externas à autarquia e que se assumem como os principais stakeholders da rede de transportes e mobilidade, incluindo representantes dos diferentes domínios da administração, bem como dos operadores do sistema de transportes no município.

  • Conselho Municipal do Cidadão com Deficiência

    A Câmara Municipal da Maia constituiu, em 2009, o designado Conselho Municipal do Cidadão com Deficiência, uma instância de diálogo e consulta, cujo objetivo é assegurar a participação da pessoa portadora de deficiência na construção da cidade e a realização de políticas e medidas com vista a facilitar a sua integração social.

  • Ecocaminho da Cidade da Maia

    ECOCAMINHO 1No Concelho da Maia está prevista a execução de uma Ecopista, aproveitando o troço desativado da antiga linha de caminho de Ferro Porto Guimarães, em dois períodos distintos: o primeiro – troço I, que se encontra já executado, e cujo traçado se estende desde a Quinta dos Cónegos até às designadas Vias Paralelas, e o segundo – troço II, a ser desenvolvido a curto prazo, que deverá, em momento oportuno, constituir o prolongamento para Norte, com o intuito de ligação ao Parque de Avioso – S. Pedro, na Freguesia do Castêlo da Maia, numa extensão de 8.8km, coincidente em parte com caminhos de servidão (4.8km) e parte com a rede viária existente (4km).

    ECOCAMINHO 2Nesta infraestrutura, destinada a um vasto mundo de utilizadores, pretende-se criar um espaço canal destinado à atividade desportiva e de lazer o qual deve, de forma clara para o utilizador, dispor de informação suficiente ao seu bom funcionamento e estar munida de boas condições de apoio e de segurança na escolha dos materiais de piso, na localização de espaços de descanso, miradouros, mobiliário urbano, sinalética e iluminação e bem ainda de edifícios de apoio ao mesmo, os quais devem preferencialmente resultar da reconversão de edifícios existentes associados às memórias do antigo canal ferroviário

  • Grupo de Trabalho da Mobilidade e Acessibilidade

    Com o objetivo de proporcionar maior eficácia e eficiência na implementação das propostas de intervenção presentes no Plano de Mobilidade Sustentável do Concelho da Maia, bem como do Plano Municipal de Acessibilidade para Todos, a Câmara Municipal, na reunião realizada a 16 de junho de 2014, criou o GT_MAT - Grupo de Trabalho da Mobilidade e Acessibilidade para Todos, multidisciplinar e transversal, que conta com a participação de elementos de diferentes estruturas orgânicas da Câmara Municipal.

    Terá como missão promover, a nível municipal, a coordenação e a execução da política de mobilidade urbana sustentável e acessibilidades universal, concretizada através de:

    • Coordenação global do Programa de Ação dos Planos referidos;
    • Controlo do cumprimento das responsabilidades dos diversos departamentos do município envolvidos na concretização do plano de ação;
    • Articulação com as entidades privadas, que sejam relevantes para o sucesso da intervenção, com entidades públicas;
    • Articulação com as entidades nacionais e regionais responsáveis pela Política das Cidades e envolvidas na implementação do plano de ação;
    • Preparação das bases para Cadernos de encargos dos concursos para contratação de estudos e projetos conducentes à implementação das ações do plano;
    • Acompanhamento e coordenação da execução das ações constantes do plano de ação;
    • Monitorização do plano.

    Assim, o Grupo de Trabalho da Mobilidade e Acessibilidade constitui um ponto de encontro para a reflexão, análise, estudo e desenvolvimento de soluções e medidas para todas as questões que influenciam a construção de um concelho com uma mobilidade urbana mais sustentável e mais acessível a toda a população, nos diferentes domínios.

  • Viajar com o Andante

    Linha Andante

    O Andante é o novo título para os transportes públicos da Área Metropolitana do Porto, que pode ser utilizado no autocarro, metro ou comboio. Para mais informações consulte a Linha Andante, acessível em: http://www.linhandante.com/ 

    Loja Andante na Maia

    Encontra-se em funcionamento a nova Loja Andante da Maia localizada no Polo de Serviços da Maia junto ao Fórum da Maia (Hospital de dia da Maia).
    Horário de funcionamento:
    Dias úteis, 09h - 12h e 14h - 18h