Passar para o Conteúdo Principal Top
Ambiente Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorria, está na Maia!

Sobre a qualidade da água na Maia…

Os Serviços Municipalizados da Maia, na qualidade de entidade gestora do sistema de abastecimento público do Concelho da Maia, realizam um programa de controlo de qualidade da água para consumo humano (PCQA), aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), com base no disposto no Decreto-Lei nº 306/2007, de 27 de Agosto, através de colheitas e análises regulares em 236 pontos estratégicos.
 

O controlo da qualidade da água distribuída no Concelho da Maia é efectuado nos locais seguintes:

  • Rede Predial Particular: com análises realizadas em torneiras normalmente utilizadas para consumo humano, nomeadamente em escolas, centros de saúde, infantários, cafés, restaurantes e casas particulares;
  • Rede Pública de Abastecimento: com análises regulares realizadas ao longo da rede pública de abastecimento para o controlo dos órgãos do próprio Sistema.

agua potvelTodas as determinações analíticas são realizadas no cumprimento das disposições constantes da Lei, nomeadamente no que se refere a parâmetros, frequência de amostragem, análise e métodos analíticos.
Durante o ano de 2009 foram realizadas 2576 análises na rede predial (rede predial - torneira do consumidor)sendo 1981 Análises correspondenetes à Zona de Abastecimento «MAIAdp» e 775 Análises correspondentes à Zona de Abastecimento «MAIAac», tendo sido cumprido na totalidade o Programa de Controlo de Qualidade de Água de 2009. Os resultados analíticos obtidos são apresentados, de acordo com a respectiva zona de abastecimento: «MAIAdp» e «MAIAac».

 

No âmbito das acções de verificação do controlo da qualidade da água, levadas a efeito pelos Serviços Municipalizados da Maia, são detectadas, por vezes, situações pontuais de incumprimento dos valores paramétricos das análises, os quais ficam a dever-se às redes prediais particulares ou à sua manutenção ou ainda a utilizações de águas de poços ou minas, da responsabilidade de privados.

Para ficar a saber mais informação acerca da qualidade da água que é fornecida à cidade da Maia visite:
SMEAS - Serviços Municipalizados de Electricidade, Água e Saneamento da Maia