7071
Institucional542
Notícias6691
Agenda: próximos eventos9650
Câmara Municipal5775
Assembleia Municipal5252
Apoio ao Consumidor3767
Recursos Humanos7724
Polícia Municipal2512
Proteção Civil5670
Provedor dos Munícipes8195
Plano de Mobilidade Sustentável4679
Planeamento2991
Reabilitação Urbana3210
Tarifários Sociais de Água, Saneamento e Resíduos Urbanos da Maia4815
Programa Municipal de Emergência Social618
Relações Internacionais9392
Inovação e Desenvolvimento7893
Gestão Urbana6960
Regulamentos Municipais2265
BUPi - Balcão Único do Prédio4968
Atendimento Municipal4531
Empresas Municipais4703
Sistema de Gestão5661
Requerimentos4184
Metrologia8653
Boletins Municipais104
Juntas de Freguesia3678
Prestação Serviços de Medicina do Trabalho7971
Canal de Denúncias6150
Contactos
7540
Viver4944
Investir7454
Visitar
Ar
O Ar é uma mistura formada por diferentes gases. A atmosfera Terrestre é composta principalmente por Azoto e Oxigénio, existindo ainda outros gases em menores quantidades.
A qualidade do ar que respiramos é de extrema importância para a nossa saúde e qualidade de vida.
A poluição do ar é maioritariamente provocada pela libertação de Gases com Efeito de Estufa e consequentemente responsável pelas Alterações Climáticas.
Para contribuir para um ar mais limpo siga as nossas dicas para uma vida mais sustentável.
A Câmara Municipal da Maia tem direcionado a sua política ambiental no sentido de alcançar uma efetiva melhoria da qualidade do ar, promovendo para o efeito o estudo e divulgação da qualidade do ar que se respira em todo o Concelho.
No sentido de obter informação dotada de interesse técnico que facilite a identificação de problemas e focos de eventual poluição atmosférica, foram instalados vários censores, criteriosamente em pontos de relevância estratégica no território concelhio, por forma a realizar regularmente a monitorização da qualidade do ar, tendo por essa via acesso a diversos dados que facilitam uma análise constante dos níveis da presença no ar de partículas e outros elementos que concorrem para uma avaliação mais objetiva da qualidade do ar que se respira em vários pontos do concelho.
Estes equipamentos baseados numa tecnologia que viabiliza a integração dos dados que produz numa plataforma desenhada especificamente para o efeito, construída no âmbito do projeto BaZe, laboratório vivo para a descarbonização Living LAB Maia net zero carbon city, irão no futuro permitir que a integração e interoperatividade dos dados forneça informação que, após o tratamento técnico adequado, dará à comunidade uma leitura rigorosa e fiável sobre a qualidade do ar que se respira na Maia.
De harmonia com o objetivo estratégico aprovado no contexto do plano Maia 2028, o desígnio da sustentabilidade integral que se alcançará com a digitalização do território, para a qual os sensores de controlo da qualidade do ar são já um passo seguro, está cada vez mais perto, no sentido em que a sustentabilidade ambiental tem já caminho consolidado, esperando-se avanços significativos ao nível da mobilidade sustentável. E é nesse quadro da mobilidade sustentável que os dados obtidos através do controlo sistemático da qualidade do ar, irão alavancar a gestão inteligente da mobilidade urbana, permitindo desencadear, em tempo real, ações concretas no terreno para a preservação ambiental, através do eventual condicionamento da circulação e de outras medidas preventivas e de mitigação dos efeitos da poluição do ar.