![]()
6837
Institucional675
Eleições Presidenciais 20265635
Notícias4210
Agenda: próximos eventos756
Câmara Municipal1823
Assembleia Municipal1000
Apoio ao Consumidor4945
Recursos Humanos5872
Polícia Municipal390
Proteção Civil5642
Provedor dos Munícipes6278
Energia e Mobilidade1579
Planeamento7955
Reabilitação Urbana9121
Relações Internacionais242
Inovação e Desenvolvimento591
Gestão Urbana1605
Regulamentos Municipais8739
BUPi - Balcão Único do Prédio2158
Atendimento Municipal94
Empresas Municipais7294
Sistema de Gestão8539
Requerimentos9700
Metrologia1993
Boletins Municipais2512
Juntas de Freguesia1865
Canal de Denúncias6890
Contactos
8022
Viver3855
Investir406
Visitar
Ar
O Ar é uma mistura formada por diferentes gases. A atmosfera Terrestre é composta principalmente por Azoto e Oxigénio, existindo ainda outros gases em menores quantidades.
A qualidade do ar que respiramos é de extrema importância para a nossa saúde e qualidade de vida.
A poluição do ar é maioritariamente provocada pela libertação de Gases com Efeito de Estufa e consequentemente responsável pelas Alterações Climáticas.
Para contribuir para um ar mais limpo siga as nossas dicas para uma vida mais sustentável.
A Câmara Municipal da Maia tem direcionado a sua política ambiental no sentido de alcançar uma efetiva melhoria da qualidade do ar, promovendo para o efeito o estudo e divulgação da qualidade do ar que se respira em todo o Concelho.
No sentido de obter informação dotada de interesse técnico que facilite a identificação de problemas e focos de eventual poluição atmosférica, foram instalados vários censores, criteriosamente em pontos de relevância estratégica no território concelhio, por forma a realizar regularmente a monitorização da qualidade do ar, tendo por essa via acesso a diversos dados que facilitam uma análise constante dos níveis da presença no ar de partículas e outros elementos que concorrem para uma avaliação mais objetiva da qualidade do ar que se respira em vários pontos do concelho.
Estes equipamentos baseados numa tecnologia que viabiliza a integração dos dados que produz numa plataforma desenhada especificamente para o efeito, construída no âmbito do projeto BaZe, laboratório vivo para a descarbonização Living LAB Maia net zero carbon city, irão no futuro permitir que a integração e interoperatividade dos dados forneça informação que, após o tratamento técnico adequado, dará à comunidade uma leitura rigorosa e fiável sobre a qualidade do ar que se respira na Maia.
De harmonia com o objetivo estratégico aprovado no contexto do plano Maia 2028, o desígnio da sustentabilidade integral que se alcançará com a digitalização do território, para a qual os sensores de controlo da qualidade do ar são já um passo seguro, está cada vez mais perto, no sentido em que a sustentabilidade ambiental tem já caminho consolidado, esperando-se avanços significativos ao nível da mobilidade sustentável. E é nesse quadro da mobilidade sustentável que os dados obtidos através do controlo sistemático da qualidade do ar, irão alavancar a gestão inteligente da mobilidade urbana, permitindo desencadear, em tempo real, ações concretas no terreno para a preservação ambiental, através do eventual condicionamento da circulação e de outras medidas preventivas e de mitigação dos efeitos da poluição do ar.