Passar para o Conteúdo Principal Top
Ambiente Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorria, está na Maia!

Recolha selectiva porta-a-porta

Ecoponto em Casa
Recolha Seletiva e Indiferenciada Porta a Porta

Recolha separada de resíduos indiferenciados, papel/cartão, embalagens plásticas e metálicas e vidro. Foram (e continuam a ser) distribuídos contentores de uso particular (individual ou coletivo) aos utentes da Maia, para deposição separada e posterior recolha porta a porta das frações seletivas - papel, embalagens e vidro - e da fração indiferenciada.

O projeto tem como objetivo tornar mais cómoda e fácil a separação de resíduos, aumentar os quantitativos de resíduos enviados para valorização multimaterial, uniformizar o sistema de recolha em todo o concelho, melhorar a higiene e limpeza dos arruamentos e dar continuidade à estratégia de recolha seletiva, que desde sempre foi uma aposta da autarquia.

É um projeto pioneiro e inovador (cofinanciado por fundos comunitários),não só pela sua dimensão, mas também porque tem associada a instalação de um sistema eletrónico de recolha automática de dados - identificadores nos contentores e antenas de radiofrequência nas viaturas de recolha - que permite monitorizar, otimizar circuitos e avaliar a aplicação, no futuro, de um sistema de poluidor-pagador associado à produção de resíduos (sistema mais justo do que atual, que é baseado no consumo de água).

Abrange 85% da população
Destina-se a clientes domésticos, comércio, serviços e empresas incluídas nos circuitos domésticos. Cada fração de resíduos tem frequências de recolha distintas, em dias próprios, cuja divulgação é feita através de um calendário de recolha anual. A fração indiferenciada é recolhida duas vezes por semana, as embalagens têm recolha uma vez por semana, o papel é recolhido de quinze em quinze dias e o vidro é recolhido mensalmente.

 

Consulte aqui o seu calendário de recolha.