Passar para o Conteúdo Principal Top
Ambiente Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorria, está na Maia!

Controlo de espécies invasoras...

Nos últimos anos, a Câmara Municipal da Maia tem desenvolvido esforços significativos para realizar o mapeamento de espécies animais e/ou vegetais invasoras, com a indicação das espécies e sua distribuição. As espécies invasoras mais comuns no Concelho foram identificadas: a Cortaderia sellouana (erva-das-Pampas), a Acacia melanoxylon (mimosas), a Tradescancia fluminensis (erva-da-fortuna), a Senecio mikanioides, as Rubus sp (silvas) e as Acacia sp (austrálias).

Foi definido um plano de controlo com a indicação de áreas de desmatação selectiva, seguida de plantação de árvores autóctones bem desenvolvidas, de forma a estabelecer uma vantagem competitiva sobre as espécies invasoras (arbustivas e herbáceas). As actividades de limpeza, desmatação e plantação de espécies autóctones decorrem desde Junho de 2008 até Julho de 2011. No decorrer da execução do plano de acção já foram intervencionados 1000 metros de margem do rio Leça, numa área total de 4.5 hectares.

Esta estratégia não produz efeitos imediatos devido à maior rapidez de crescimento das espécies invasoras, contudo a médio prazo irá estabelecer a base para uma sucessão ecológica natural. Desta forma espera-se que se estabeleçam condições para a existência de uma faixa ripícola bem conservada, capaz de aumentar o valor ecológico e paisagístico das margens das linhas de água do Concelho da Maia.

  • Antes
    Antes
  • image_preview
    Depois