Passar para o Conteúdo Principal Top
Ambiente Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorria, está na Maia!

Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta

A Quinta da Gruta localiza-se no Castelo da Maia e é a sede das estratégias ambientais do Concelho. Está essencialmente vocacionada para a educação e sensibilização para o ambiente.

image_Quinta_da_Gruta_As suas instalações incluem uma escola ambiental, hortas pedagógicas e uma área desportiva que, em conjunto com o palacete ou casa-mãe formam o Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta.

Entrar na Quinta da Gruta é sermos convidados a apelar aos sentidos e sensações que a harmonia natural e arquitectónica deste lugar nos faz despertar.

Os jardins exteriores que rodeiam a casa-mãe do Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta reforçam a imponência e elegância deste palacete do início do século XX. Este edifício é um exemplo de reconversão e de revitalização harmoniosa e funcional do património que permite a oferta de uma multiplicidade de actividades com um programa diversificado e original. Actualmente, existem na casa instalações com diversas valências, tais como um Centro de Documentação e Informação com títulos e publicações sobre a temática ambiental, um Auditório para seminários, cursos e conferências e um espaço para exposições e ateliers. A preocupação ambiental deste espaço salienta-se até na presença forte de iluminação natural em todo o edifício. 

Saindo pela parte de trás desta casa senhorial, vislumbra-se novamente o jardim e pode-se apreciar a sombra da pérgula de estilo romântico que ladeia a casa. Descendo pelo caminho que nos é oferecido, vemos mais de perto as instalações modernas que complementam a casa e que constituem a Escola Ambiental do complexo. Esta escola apoiará o desenvolvimento de actividades pedagógicas que incluem uma componente laboratorial à qual os professores podem recorrer para as suas aulas. A envolvente da escola está adaptada às tarefas tradicionais da Quinta, com áreas de cultivo (horta pedagógica com as lides diárias e sazonais, como colheitas e desfolhada) e zona de animais, para além de circuitos temáticos e actividades periódicas.

Seja simplesmente para passear e apreciar o “verde” ou para observar os animais da Quinta, este espaço está disponível a toda a população, e em especial a comunidade Maiata.

[Filme da Quinta da Gruta]
(Para visualizar o filme necessita do QuickTime Player)