Passar para o Conteúdo Principal Top
Ambiente Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

Quinta da Gruta

O complexo da Quinta da Gruta é único no país, concentrando no mesmo local história, cultura e importantes espaços naturais e de lazer.

Qta da Gruta

Neste espaço, onde surgiu no início do século XX uma Quinta com jardins e uma Casa Senhorial na tradição das construções brasileiras do século XIX, mas já depurado pelos gostos “artnouveau” e “artdeco”, encontra-se hoje um Complexo Municipal de Educação e Sensibilização Ambiental.

No Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta os munícipes e o público em geral podem usufruir de um local de lazer e aprendizagem, onde a condição pedagógica associada à compreensão da Natureza, preservação e defesa do meio ambiente estão sempre presentes nas campanhas de Educação Ambiental (EA) planeadas e posteriormente concretizadas.

Com este espaço a autarquia pretende devolver à população, de forma orientada para a preservação, o espaço natural perdido ou esquecido, constituído para tal por equipamentos de apoio a múltiplas atividades e circuitos pedagógicos temáticos, onde a envolvente exterior se encontra adaptada a tarefas tradicionais de uma quinta agrícola, com áreas de cultivo e produção, bem como de criação de animais de pequeno porte.

A Quinta da Gruta é um espaço potenciador, que serve de base a toda as atividades ambientais do Município da Maia, tendo como objetivo principal desenvolver ações teórico-práticas de Educação, Interpretação e Sensibilização Ambiental rumo a um Desenvolvimento Sustentável.

Os jardins exteriores que rodeiam a casa-mãe, dotados de grande diversidade biológica, convidam os visitantes à sua descoberta. Destaca-se a área das plantas aromáticas, com destaque para o Alecrim (Rosmarinus officinalis L.), a Alfazema do género Lavandula, a Erva-príncipe (Cymbopogon citratus), entre outras. Nas plantas de porte arbóreo destaca-se a Magnólia do género Magnolia L. pela beleza que assume, o Ulmeiro (Ulmus minor), a Metasequoia (Metasequoia glyptostroboides), o Feto-arbóreo, a Tília do género Tilia L. e a Ginkgo (Ginkgo biloba).

Integradas no Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta, encontram-se igualmente as Piscinas Municipais, com bar e restaurante, rodeados por espaços verdes amplos e agradáveis, entre os quais se destacam as hortas e pomares biológicos onde se pode apreciar e participar dos ciclos das culturas em todo o seu esplendor, colaborando nas atividades diárias da Quinta e reconhecendo os diferentes aspetos inerentes à gestão de um espaço rural. Anexos às piscinas, existem dois cortes de ténis para a prática da modalidade desportiva.

 

Área: 11.200 m2

Morada: Rua de João Maia 540 - Santa Maria do Avioso, Castêlo da Maia (41°15’53.6”N 8°36’43.5”W)

Horário:

Novembro a março - 08h00 às 18h00

Abril a outubro - 08h00 às 21h00

 

[Filme da Quinta da Gruta]
(Para visualizar o filme necessita do QuickTime Player)