Passar para o Conteúdo Principal Top
Ambiente Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorria, está na Maia!

Parque Central da Maia

Como o nome indica, o Parque Central da Maia localiza-se no centro da cidade, mais concretamente na Rua Simão Bolívar, contando a área verde com 8000 m2. 

image_Parque_Central_da_Maia_

O local onde atualmente encontramos o Parque Central da Maia, foi em tempos um pequeno “núcleo florestal”, constituída por inúmeros eucaliptos, e alguns carvalhos, onde funcionava o Horto Municipal da Autarquia. Dada a elevada densidade populacional associado à necessidade de criar lugares de estacionamento no centro da cidade, surge o Parque Central da Maia.

Aquando do atual projeto e início das obras, a transferência do então Horto Municipal passou as atuais instalações, em Barca.

O espaço verde do parque tem uma área de aproximadamente 8000 m2, divididas por 3 zonas.

A zona de maior impacto, confronta com a Estação do Fórum da Maia, e é constituída por um enorme relvado, pontuado com pinheiros mansos, e uma barreira de choupos, na zona sul, de forma a criar um obstáculo visual para a Rua Simão Bolívar. A norte desta zona está implantado um edifício, onde funciona um restaurante e uma cafetaria com esplanada. Esta última permite aos utentes usufruir de uma paisagem agradável, uma vez que além do espaço verde existente, encontra-se ladeada por lagos com água em constante recirculação. Nesta zona e a uma cota superior existe ainda uma pequena elevação constituída por bétulas. Existe ainda uma magnólia soulangeana, de grande porte e flor branca de enorme beleza.

A segunda zona de maior dimensão situa-se a Noroeste e integra um moderno parque infantil, rico em estruturas originais que apelam à diversão. Esta zona dos mais pequenos é, por sua vez, rodeada por um relvado plano, onde estão implantados choupos, carvalhos e oliveiras.

A terceira zona, encontra-se a par da linha do metro e é constituída por bétulas, choupos, bambus, um lago onde poderá encontrar peixes e nenúfares terminado numa escultura de Homenagem às Mães, onde o revestimento vegetal é constituído por lantana montevidensis de floração roxa.

Em todas as zonas do parque poderá encontrar bancos para apreciar a paisagem envolvente e obter a sensação de que aqui se “respira”…

[Filme do Parque Central da Maia]

(Para visualizar o filme necessita do QuickTime Player)