![]()
1653
Institucional4099
Eleições Presidenciais 20268759
Notícias9309
Agenda: próximos eventos4089
Câmara Municipal8875
Assembleia Municipal3941
Apoio ao Consumidor8135
Recursos Humanos4391
Polícia Municipal277
Proteção Civil4232
Provedor dos Munícipes2746
Energia e Mobilidade6584
Planeamento8386
Reabilitação Urbana4199
Relações Internacionais9337
Inovação e Desenvolvimento851
Gestão Urbana5966
Regulamentos Municipais1716
BUPi - Balcão Único do Prédio804
Atendimento Municipal575
Empresas Municipais2240
Sistema de Gestão2781
Requerimentos1493
Metrologia5679
Boletins Municipais9878
Juntas de Freguesia6891
Canal de Denúncias1366
Contactos
689
Viver7161
Investir4067
Visitar
Parque Central da Maia
O Parque Central da Maia é uma infraestrutura multifuncional, que embora contenha um parque de estacionamento, trata-se de um equipamento que contribui para o ordenamento urbanístico e paisagístico de toda a área central do concelho, oferecendo diversas valências aos habitantes da Maia.

O local onde atualmente encontramos o Parque Central da Maia, foi em tempos um pequeno “núcleo florestal”, constituída por inúmeros eucaliptos, e alguns carvalhos, onde funcionava o Horto Municipal da Autarquia. Dada a elevada densidade populacional associado à necessidade de criar lugares de estacionamento no centro da cidade, surge o Parque Central da Maia.
O espaço verde do parque tem uma área de aproximadamente 8000 m2, divididas por 3 zonas.
A zona de maior impacto, confronta com a Estação do Fórum da Maia, e é constituída por um enorme relvado, pontuado com pinheiros mansos, e uma barreira de choupos, na zona sul, de forma a criar um obstáculo visual para a Rua Simão Bolívar. A norte desta zona está implantado um edifício, onde funciona um restaurante e uma cafetaria com esplanada. Esta última permite aos utentes usufruir de uma paisagem agradável, uma vez que além do espaço verde existente, encontra-se ladeada por lagos com água em constante recirculação. Nesta zona e a uma cota superior existe ainda uma pequena elevação constituída por bétulas. Existe ainda uma magnólia soulangeana, de grande porte e flor branca de enorme beleza.
A segunda zona de maior dimensão situa-se a Noroeste e integra um moderno parque infantil, rico em estruturas originais que apelam à diversão. Esta zona dos mais pequenos é, por sua vez, rodeada por um relvado plano, onde estão implantados choupos, carvalhos e oliveiras.
A terceira zona, encontra-se a par da linha do metro e é constituída por bétulas, choupos, bambus, um lago onde poderá encontrar peixes e nenúfares terminado numa escultura de Homenagem às Mães, onde o revestimento vegetal é constituído por lantana montevidensis de floração roxa.
Em todas as zonas do parque existem bancos de apoio para apreciar a paisagem envolvente, bem como, a presença de uma escultura Homenagem às Mães.
Área: 8.000 m2
Morada: Rua Simão Bolivar e Rua Padre António - Maia, Cidade da Maia (41°14’02.5”N 8°37’29.6”W)
[Filme do Parque Central da Maia]
(Para visualizar o filme necessita do QuickTime Player)