4429
Institucional9955
Notícias2549
Agenda: próximos eventos4653
Câmara Municipal7576
Assembleia Municipal8366
Apoio ao Consumidor2916
Recursos Humanos6540
Polícia Municipal8119
Proteção Civil3087
Provedor dos Munícipes4685
Plano de Mobilidade Sustentável6619
Planeamento9354
Reabilitação Urbana8751
Tarifários Sociais de Água, Saneamento e Resíduos Urbanos da Maia1130
Programa Municipal de Emergência Social4411
Relações Internacionais2066
Inovação e Desenvolvimento237
Gestão Urbana6391
Regulamentos Municipais4061
BUPi - Balcão Único do Prédio3031
Atendimento Municipal5336
Empresas Municipais3232
Sistema de Gestão4142
Requerimentos5852
Metrologia4500
Boletins Municipais5339
Juntas de Freguesia1858
Prestação Serviços de Medicina do Trabalho6965
Canal de Denúncias3437
Contactos
6778
Viver6094
Investir7353
Visitar
Maia Desporto Adaptado
A inclusão de pessoas com deficiência no desporto é um passo fundamental para uma sociedade mais justa e equitativa. Desta forma, a criação do projeto desportivo municipal "Maia Desporto Adaptado (MDA)", representa uma resposta à necessidade de promover a acessibilidade e a inclusão no desporto para todos os cidadãos, independentemente das suas limitações físicas, sensoriais ou intelectuais.
Reconhecendo o desporto como um direito universal, o município da Maia destaca-se pelo seu compromisso com o bem-estar e desenvolvimento social da sua população. Assim, o MDA surge como uma iniciativa essencial, tendo como objetivo ampliar o acesso a atividades desportivas adaptadas, promover a qualidade de vida e garantir que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades de participação. Este programa visa, não só a inclusão, mas também a criação de uma cultura desportiva inclusiva, onde a diversidade é valorizada e celebrada.
Para a formalização da inscrição é necessário:
a) Atestado médico de incapacidades multiusos;
b) Cartão do Cidadão (CC);
c) Documentação comprovativa da residência no Concelho da Maia;
- Pagamento do seguro (2,40€)
- Pagamento de inscrição (5€)
-
Boccia
O Boccia é uma modalidade de cariz universal, em que o objetivo deste desporto é colocar as bolas de cor (seis azuis contra seis vermelhas) o mais perto possível de uma bola alvo (bola branca), que é lançada estrategicamente por um primeiro jogador, para dentro do recinto de jogo. A habilidade, agilidade e inteligência tornam-se fundamentais no desenvolvimento das jogadas, assistindo-se muitas vezes a um verdadeiro espetáculo de alternância da vantagem, através da aplicação de técnicas e táticas adequadas a cada circunstância.
-
Polybat
O Polybat, ou ténis de mesa lateral, como também é conhecido, foi criado em Inglaterra em meados dos anos 1980. A atividade surgiu como uma alternativa recreativa para aqueles que não possuíam o perfil do Boccia e não conseguiam praticar o Ténis de Mesa convencional.
O perfil característico inclui quem tem distrofia muscular, paralisia cerebral, lesões vertebro medularas, traumatismo craniano e deficiência intelectual.
-
Slalom em cadeira de rodas
O Slalom é uma modalidade que tem vindo a reaparecer no âmbito da competição para pessoas com paralisia cerebral. A modalidade em si consta de uma corrida de obstáculos, percorrida em cadeira de rodas, combinada por três percursos diferentes. Através da criação de dificuldades como rampas, voltas, mudanças de direção, etc., é exigido ao atleta um conjunto de faculdades físicas – coordenação motora, força geral e técnica.
-
Ténis de Mesa Adaptado
É uma adaptação do ténis de mesa tradicional e visa principalmente pessoas com deficiência física que ainda têm mobilidade para segurar uma raquete e realizar movimentos mais amplos.