Passar para o Conteúdo Principal Top
Ação Social CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

Início

Município reúne IPSS e Juntas de Freguesia para analisar eficiência energética e candidaturas a Fundos Europeus

15 Setembro 2022

Numa altura em que há uma emergência quanto à eficiência energética e, ao mesmo tempo, se perspetivam possibilidades de financiamento comunitário, a Câmara Municipal da Maia teve a iniciativa de promover, no passado dia 12 de setembro, uma reunião com as IPSS e Juntas de Freguesia do concelho tendo na agenda a discussão sobre aqueles temas.

Amplamente participada, esta reunião contou ainda com a presença da Agência de Energia do Porto, uma entidade privada sem fins lucrativos que tem vindo a trabalhar a Área Metropolitana do Porto precisamente no desenvolvimento de programas territoriais de eficiência energética e diminuição da pegada carbónica.

Num segundo momento, foram apresentadas as novas oportunidades de financiamento no âmbito do PRR e Norte 2030, lançando-se o desafio à reflexão sobre as necessidades da população face aos percursos do ciclo de vida, tendo em vista a flexibilização e diversificação de respostas. A todas as instituições foi proposto que, a partir da análise dos serviços que prestam e da sua capacidade de evolução e de investimento, avaliassem a disponibilidade de se prepararem para próximas oportunidades de candidaturas, processo em que poderão contar com a colaboração do Município. A propósito, Emília Santos, Vereadora do Desenvolvimento Social e Demografia, afirmou que “o trabalho em rede é um princípio basilar deste Município e, nesta janela de oportunidade, move-nos a intenção de abrir espaço a soluções de intervenção inovadoras, de base tecnológica, com recurso à arquitetura inclusiva e ecológica”.