![]()
3707
Institucional356
Eleições Presidenciais 20267892
Notícias8595
Agenda: próximos eventos6591
Câmara Municipal5740
Assembleia Municipal662
Apoio ao Consumidor5051
Recursos Humanos8357
Polícia Municipal918
Proteção Civil3381
Provedor dos Munícipes4812
Energia e Mobilidade9598
Planeamento3280
Reabilitação Urbana1383
Relações Internacionais6439
Inovação e Desenvolvimento2110
Gestão Urbana8216
Regulamentos Municipais4240
BUPi - Balcão Único do Prédio6781
Atendimento Municipal4494
Empresas Municipais439
Sistema de Gestão8464
Requerimentos8336
Metrologia7166
Boletins Municipais233
Juntas de Freguesia1178
Canal de Denúncias2911
Contactos
1208
Viver9872
Investir3614
Visitar
Semana da Interculturalidade 2024 celebrada na Maia à mesa e com dança e poesia
O município da Maia assinalou a “Semana da Interculturalidade”, iniciativa promovida pela European Anti Poverty Network – EAPN/Portugal, que decorreu de 8 a 14 de abril, com várias atividades envolvendo a comunidade e parceiros.
No dia 8 de abril, data em que se comemora o Dia Internacional do Cigano, a Maia promoveu a atividade “Interculturalidade à mesa”. Para a realização desta atividade, decorreram previamente palestras nas escolas, abordando a temática da interculturalidade, nas quais os alunos foram desafiados a criar desenhos que expressem a diversidade cultural. Estes trabalhos foram colocados nos tabuleiros das cantinas das escolas participantes e no refeitório da Câmara Municipal da Maia, como forma diferente de chamar a atenção para esta temática. Esta iniciativa foi desenvolvida no âmbito do Projeto “Maia Melhor”, que tem como entidade líder a Câmara Municipal da Maia e entidades parceiras, a Santa Casa da Misericórdia da Maia e a Espaço Municipal - Renovação Urbana e Gestão do Património.
O Maia Melhor foi criado no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, da Área Metropolitana do Porto (AMP) – “Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana do Porto”.
No dia 9 de abril, o município da Maia participou no evento "Interculturalidade em Rede: Mostra de Projetos e Atividades Interculturais", que incluiu um sarau e lanche intercultural. Esta atividade decorreu em Vila Nova de Gaia, no Auditório do Centro Paroquial de Mafamude, foi desenvolvida em parceria com várias entidades do distrito do Porto, contou com uma performance de dança e poesia protagonizada por alunos de São Tomé e Moçambique do CICCOPN, Maia.
A “Semana da Interculturalidade” pretende promover a interculturalidade e a valorização de etnias, melhorar o processo de integração das populações migrantes e das minorias étnicas, promover processos de empatia e incentivar movimentos de interação positiva entre a população autóctone, migrantes e minorias étnicas.
Consulte Programa Distrital