![]()
6648
Institucional3216
Eleições Presidenciais 20265041
Notícias4785
Agenda: próximos eventos1253
Câmara Municipal9492
Assembleia Municipal557
Apoio ao Consumidor5441
Recursos Humanos5540
Polícia Municipal390
Proteção Civil5937
Provedor dos Munícipes4828
Energia e Mobilidade3992
Planeamento6918
Reabilitação Urbana752
Relações Internacionais7490
Inovação e Desenvolvimento8223
Gestão Urbana970
Regulamentos Municipais5143
BUPi - Balcão Único do Prédio283
Atendimento Municipal6352
Empresas Municipais7942
Sistema de Gestão2284
Requerimentos6158
Metrologia9677
Boletins Municipais7833
Juntas de Freguesia7977
Canal de Denúncias4290
Contactos
3898
Viver8791
Investir2934
Visitar
A Raríssimas - Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras
A Raríssimas - Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras é uma IPSS e ONG, fundada em abril de 2002, com a missão de apoiar doentes, famílias, amigos de sempre e de agora que convivem de perto com as doenças raras.
O Centro Raríssimo Norte, Delegação da Raríssimas na Maia, dispõe de uma equipa multidisciplinar que através de um processo global e dinâmico, orientado para a recuperação física e psicológica do utente, procura a sua melhoria a nível motor e, eventualmente, a sua reintegração social. Os serviços do centro incorporam o bem-estar físico, psíquico e social a que todos os indivíduos têm direito.
Com o surgimento do COVID-19, o Centro Raríssimo Norte, um pouco à semelhança de outras instituições no país, teve que se reinventar, reorganizar e tomar medidas que sobretudo protegem os seus utentes e colaboradores.
Numa primeira fase, os utentes, maioritariamente crianças e jovens adultos, ficaram resguardados em casa. Foi criado um grupo de facebook fechado, com objetivo de dar acompanhamento aos pais, orientando e informando sobre as melhores práticas e atividades a desenvolver com os seus filhos.
Durante este período, a instituição reuniu os meios de proteção necessários para o regresso. Com a ajuda de vários mecenas, entidades publicas e privadas, conseguiram reunir máscaras, batas, luvas, álcool gel, entre outros equipamentos de proteção individual, colocaram sinalização própria nas salas e circuitos diferenciados.
No início de junho, os utentes começaram a regressar paulatinamente, mas alguns ainda continuam em casa.
A Raríssimas - Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras existe, porque há pessoas raras, com necessidades raras!