![]()
1543
Institucional2748
Eleições Presidenciais 20263348
Notícias9648
Agenda: próximos eventos131
Câmara Municipal8004
Assembleia Municipal4616
Apoio ao Consumidor5748
Recursos Humanos916
Polícia Municipal3528
Proteção Civil4464
Provedor dos Munícipes3108
Energia e Mobilidade2840
Planeamento1715
Reabilitação Urbana1216
Relações Internacionais2246
Inovação e Desenvolvimento3821
Gestão Urbana2091
Regulamentos Municipais8371
BUPi - Balcão Único do Prédio9410
Atendimento Municipal3280
Empresas Municipais8209
Sistema de Gestão1623
Requerimentos6021
Metrologia3298
Boletins Municipais6300
Juntas de Freguesia5721
Canal de Denúncias4886
Contactos
2732
Viver1949
Investir8059
Visitar
No Dia dos Namorados a falar sobre Cyberbullying e Violência no Namoro Online
“No amor, não há lugar a pressões, chantagem, maldade, traição nem violência, seja ela de qualquer tipo”. Esta foi a mensagem que a Câmara Municipal da Maia quis passar aos jovens, na terça-feira, dia em que se assinalou o Dia dos Namorados.
Para isso, a autarquia levou a efeito uma iniciativa, que se insere no Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação “Maia Equal +”, direcionada para as camadas mais jovens da população, ou seja, os alunos do 3.º ciclo, ensino secundário e profissional das escolas do Município, onde a violência, em particular o Cyberbullying e a Violência no Namoro Online, começam a assumir contornos e expressões bastante preocupantes.
Motivo mais do que suficiente para investir em ações de sensibilização e capacitação dos mais jovens para uma cultura da não violência, acreditando que está a contribuir para a redução do impacto destas problemáticas, bem como para a assimilação de aprendizagens preventivas no combate à violência.
Reconhecendo a capital importância que as figuras mediáticas, como os músicos, assumem na rápida e eficaz transmissão da mensagem, a Câmara Municipal considerou que a realização do espetáculo “O Digital é Real”, no dia dos namorados, com uma temática voltada para a prevenção e sensibilização para o combate ao Cyberbullying e Violência no Namoro Online, destinada às escolas e turmas que não tiveram a oportunidade de participar no espetáculo anterior, e que conta com a participação do rapper Jimmy P., era certamente um complemento pedagógico de excelência e que iria ajudar a alcançar a missão a que se propõe de capacitar os jovens para saberem lidar com esta problemática.
O projeto do rapper inclui três histórias que narram experiências pessoais de relacionamentos online (Cyberbullying, cyberstalking) sexualidade e comportamentos de risco nos relacionamentos online (sexting, grooming, sextortion) e relacionamentos online seguros e saudáveis, a apresentação do livro, uma performance teatral e uma performance musical, a realização de uma atividade pedagógica e ainda uma sessão de autógrafos.
“O que é bonito é que estamos a veicular esta mensagem de várias formas, através do teatro, da música e da literatura e quando conseguimos mudar comportamentos, o propósito é alcançado”, afirma Jimmy P.
Durante o espetáculo, que dura cerca de 70 minutos, o músico interage com a plateia, põe os jovens a falar e a refletir sobre os temas e eles acompanharam-no nos refrãos das músicas.
No final, todos levaram o livro para casa.