Passar para o Conteúdo Principal Top
Ambiente Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorria, está na Maia!

Ecopontos

O que são os ecopontos e para que servem?

Os ecopontos são conjuntos de três contentores de cores diferentes para a deposição selectiva de papel e cartão (contentor azul), embalagens plásticas e metálicas (contentor amarelo) e vidro (contentor verde).

Normalmente, incorporado no ecoponto encontra-se um contentor vermelho de pequenas dimensões, o pilhómetro (também conhecido por pilhão), destinado à deposição de pilhas usadas. Dos constituintes das pilhas aqueles que apresentam maiores problemas para o ambiente, principalmente pelo seu elevado tempo de permanência, são os metais pesados.

Quando as pilhas são depositadas no solo e ao longo do tempo se vão deteriorando, os seus componentes espalham-se e infiltram-se provocando a contaminação dos solos e dos lençóis freáticos. O tempo de permanência de metais pesados no solo, como o mercúrio, é elevadíssimo, dando-se ao longo de muitos anos a incorporação na cadeia alimentar com consequências graves ao nível da saúde, como por exemplo, o aparecimento de doenças respiratórias e cardiovasculares, e até mesmo o cancro.

Os ecopontos encontram-se em locais seleccionados estrategicamente, nomeadamente junto de grandes agregados populacionais, escolas, restaurantes e hotéis.

Tanto os ecopontos como os ecocentros, foram os primeiros equipamentos no país que permitiram aos cidadãos colaborar na melhoria activa do ambiente, tendo sido a Maia pioneira neste sistema.

Ao depositar os seus resíduos correctamente no ecoponto, está a contribuir directamente para a reciclagem dos materiais que, a partir daí, deixarão de ser resíduos!

Como pode utilizar os ecopontos?

A renovação da rede de ecopontos inclui a implementação destes conjuntos de contentores em locais específicos, distinguindo-se facilmente os ecopontos pelo seu formato e pelos painéis informativos neles existentes.

Assim, para participar na reciclagem e valorização dos seus resíduos basta separá-los em três tipos: vidro, papel e embalagens (plástico e metal).

É muito fácil encontrar um ecoponto pois, na Maia, existem cerca de 320 ecopontos distribuídos entre infantários, escolas e via pública. Neste momento, na Maia já é possível encontrar um ecoponto para 448 habitantes.

Saiba em pormenor o que deve e o que não deve colocar em cada ecoponto:

ContentorColocarNão Colocar
Azul

Jornais e revistas; pacotes de bebidas; embalagens de cartão espalmadas; papel de embrulho; sacos de papel (limpos); papel de escrita

Papéis e cartões contaminados com outros materiais; guardanapos; autocolantes; fotografias; clips e agrafes; maços de tabaco

Amarelo

Latas de bebidas; latas de conservas; tabuleiros de alumínio; papel de alumínio; aerossóis vazios

Embalagens contaminadas com outros materiais; borrachas; couro; tachos; talheres; tampas; panelas; ferramentas; electrodomésticos; seringas e carpetes
Verde

Garrafas e garrafões, frascos e boiões de vidro

Espelhos; lâmpadas; loiça de vidro; vidros de automóvel; cerâmicas; porcelanas; tampas de garrafas e acrílicos
Vermelho (pilhómetro) *

Pilhas usadas dos comandos, das lanternas, dos relógios e baterias usadas (telemóvel, máquina fotográfica)

Pilhas recarregáveis; baterias de automóveis; baterias de brinquedos; baterias de electrodomésticos

* Nem todos os ecopontos estão equipados com pilhómetro.