Passar para o Conteúdo Principal Top
Ambiente Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorria, está na Maia!

Sobre os recursos hídricos da Maia…

O Concelho da Maia é densamente povoado e as linhas de água que o atravessam possuem necessariamente características de ribeiras urbanas, ou seja, encontram-se muito alteradas nos seus vários componentes e conectividade, devido às restrições de espaço e à sobre-exploração dos usos. 

Observa-se uma elevada percentagem de artificialização das margens em domínio hídrico dos rios e ribeiras e a vegetação ribeirinha encontra-se empobrecida.Foram por isso vertidas para o Plano Director Municipal as preocupações com a gestão dos recursos hídrico, através da classificação de zonas classificadas para protecção aos recursos hídricos “non aedificand,”, nas quais se impede a construção de novas habitações e se promove a reabilitação das margens e leito das linhas de água.

  • redehidricamaia
  • baciahidrograficamaialinhasdeagua

Rede Hídrica do Concelho da Maia e Bacias Hidrográficas existentes

 
Qualidade dos Recursos Hídricos na Maia

mapaqualidade rechidricosmaiaNo âmbito do Projecto Corrente Rio Leça na Maia, foram realizadas campanhas de amostragem, que permitiram uma caracterização da qualidade da água em várias linhas de água do município. A caracterização foi efectuada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em colaboração com o Instituto da Água da Região Norte, tendo sido aplicados os requisitos da Nova Lei da Água. No novo paradigma da água, a boa qualidade de uma linha de água é directamente proporcional à sua capacidade para albergar um ecossistema equilibrado e biodiverso. Os resultados da análise demonstram que a qualidade geral dos recursos hídricos ainda não é boa, que o Rio Leça está longe do tempo em que era considerado dos mais poluídos da Europa e que existe ainda um longo percurso a percorrer.