Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

Cartão Escolar Municipal

Cartão Escolar

imagem

Pela primeira vez, todos os alunos do 5.º ao 12º ano de escolaridade, que frequentam as escolas públicas do nosso Concelho, receberão um cartão próprio oferecido pelo Município.

Com este cartão, há uma melhor acessibilidade aos serviços disponibilizados aos Educandos e geridos pelos Encarregados de Educação através da Plataforma SIGA.

Simplicidade: Simplicidade na ativação do serviço; Sem vinculação a uma entidade bancária; Sem utilização de um cartão bancário; Sem necessidade de ter conta bancária; Possibilidade de devolução imediata de verba não usada para o IBAN do utilizador ou através de vale postal.

Facilidade: Carregamentos através de meios eletrónicos – Multibanco e MB WAY; Carregamentos em numerário numa rede composta por mais de 7.000 pontos de pagamento CTT / Payshop em todo o concelho; Os montantes carregados no Cartão Escolar Pré-Pago ficam imediatamente disponíveis para consumo.

Confiança: Sistema suportado pela Payshop S.A., Instituição de Pagamentos regulada pelo Banco de Portugal, detida pelo Grupo Banco CTT

Uniformização: Software igual em todas as escolas; A Wallet digital pode ser utilizada em qualquer escola.

 

Como ativar e carregar o cartão escolar municipal:

 

Como efetuar as marcações, cancelamentos e ver o saldo:

 

Perguntas Frequentes:

O que é o Cartão Escolar Municipal pré-pago?
O Cartão Escolar Municipal pré-pago, permite o carregamento e o acesso aos serviços e consumos, nomeadamente refeições, bar, papelaria, entre outros, no estabelecimento de ensino onde se encontra matriculado.

Como faço a ativação?
A ativação do Cartão Escolar Municipal pré-pago pode ser feita eletronicamente na plataforma de gestão municipal da educação - https://siga.edubox.pt

É preciso entregar algum documento?
Não. Os dados disponibilizados aquando da matrícula são suficientes, mas no momento de ativação é necessário validar os Termos e Condições Gerais de Utilização do sistema.

Como carrego o meu cartão?
Poderá carregar o seu cartão usando os meios eletrónicos Multibanco e MB WAY ou em numerário nos Pontos de Pagamento CTT / Payshop. As referências para estes carregamentos são geradas após a ativação do serviço na Plataforma de Gestão Municipal da Educação, na sua área de Encarregado de Educação.

Tem custos associados?
Não tem qualquer custo para o utilizador. As taxas serão suportadas pelo Município.

O que fazer em caso de perda ou extravio do cartão?
Deve solicitar a emissão de um novo cartão junto do Agrupamento que o aluno frequenta (tem um custo associado de 5€).

As referências de pagamento são únicas?
Sim. As referências Payshop e Multibanco geradas pela Plataforma de Gestão Municipal da Educação são únicas e reutilizáveis. Se optar por um destes dois métodos de pagamento para carregar o cartão deverá usá-las.

O saldo do cartão transita de um ano letivo para o seguinte?
Sim, o saldo do cartão transita para o ano letivo seguinte.

Posso pedir devolução dos valores/ montantes carregados?
Sim. Na área do Encarregado de Educação dispõe da funcionalidade de devolução que lhe permitirá solicitar diretamente um pedido de restituição dos valores carregados em cartão.

Existem valores mínimos para carregamento?
Sim. Todos os carregamentos têm um valor mínimo obrigatório, consoante a tabela seguinte.

Tabela de carregamentos

Meios de carregamento

Meios de carregamento

Poderá obter o documento com toda a informação: Cartão Escolar Pré-Pago