8347
Institucional3236
Eleições Legislativas 20256686
Notícias3996
Agenda: próximos eventos8799
Câmara Municipal7657
Assembleia Municipal4116
Apoio ao Consumidor6308
Recursos Humanos6081
Polícia Municipal7221
Proteção Civil8095
Provedor dos Munícipes6088
Plano de Mobilidade Sustentável89
Roteiro para a Neutralidade Carbónica da Maia 20303896
Planeamento9093
Reabilitação Urbana9508
Relações Internacionais5982
Inovação e Desenvolvimento1527
Gestão Urbana6691
Regulamentos Municipais508
BUPi - Balcão Único do Prédio9048
Atendimento Municipal5964
Empresas Municipais7051
Sistema de Gestão6025
Requerimentos425
Metrologia5452
Boletins Municipais1108
Juntas de Freguesia8727
Canal de Denúncias2738
Contactos
8916
Viver3234
Investir4512
Visitar
PRR - Plano de Recuperação e Resiliência
No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, o Município da Maia realizou duas candidaturas devidamente aprovadas e que contemplam os seguintes projetos:
1. O projeto "Desafios na Escola e em Férias" que pretende assegurar que todas as crianças com necessidades de saúde especiais, integradas nos Centros de Apoio de Aprendizagem (CAA), correspondentes ao 1º e 2º ciclos do ensino básico das escolas da rede pública, tenham acesso aos apoios necessários de modo a concretizarem o seu potencial de aprendizagem e desenvolvimento. Para tal, disponibilizar-se-á, de forma gratuita, um programa de férias escolares que permite às famílias manter as suas ocupações diárias e profissionais. O programa pretende contribuir para o desenvolvimento global das crianças, promovendo um trabalho terapêutico específico dirigido às suas áreas mais sensíveis, constituindo, assim, uma resposta para as famílias das crianças envolvidas, providenciando uma série de atividades lúdicas e terapêuticas em espaços alternativos à escola: cinoterapia, musicoterapia, atividades diversas com cavalos, pintura, desporto adaptado, visita a parques temáticos, entre outras experiências habitualmente difíceis de proporcionar a crianças com características tão particulares e distintas entre si.
A operação prevê, igualmente, um outro momento que corresponderá a um conjunto de atividades que se irão desenvolver ao longo do ano letivo apenas para as crianças inseridas nos CAA do 1º ciclo do ensino básico da rede pública concelhia. Estas atividades deverão contemplar sessões de musicoterapia, terapia com cavalos e atividades de desporto, estimulação, movimento e inclusão que inclua uma sala com equipamentos adequados ao efeito.
Este projeto considera, ainda, a aquisição de um conjunto de equipamentos que permitirá a criação de ambientes propiciadores de aquisição de competências através da estimulação sensorial, promotora de relaxamento e lazer, com vista a uma vertente preventiva e de alívio da dor ou facilitadora de aprendizagens que permitam a descoberta de emoções e reações nestas crianças, proporcionando-lhes uma maior qualidade de vida em contexto escolar.
2. A operação consiste na implementação de uma estratégia integrada de capacitação financeira para grupos sociais vulneráveis, que visa combater a pobreza, promover a coesão social, o exercício da cidadania e a aposta nas qualificações, através de abordagens pioneiras e inovadoras, portadoras de mudança, com respostas sociais testadas e impactos sociais comprovados. A capacitação digital é fundamental para evitar os riscos associados à utilização dos serviços digitais, sobretudo no caso das pessoas com níveis de literacia financeira tendencialmente baixos e pouca experiência na utilização dos serviços financeiros, mas também para combater a exclusão social das pessoas mais idosas e das pessoas com deficiência. Por último e não menos relevante, importa referir que estudos recentes realizados durante a pandemia demonstram que a ansiedade financeira tem impacto no bem-estar e na saúde, pelo que as circunstâncias de crise pandémica e socioeconómica vieram dar ainda maior relevo à necessidade de capacitação financeira. Todos os recursos pedagógicos foram desenvolvidos pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, a partir dos temas previstos no “Referencial de Educação Financeira”, que constitui uma referência para a implementação da literacia financeira na educação e formação de adultos. A revisão científica de todos os recursos pedagógicos é assegurada pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, parceira da Fundação.