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Faseamento do Plano
A Revisão do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Concelho da Maia organiza-se em três fases
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Fase I – Caracterização e Diagnóstico
tem como principal objetivo a compreensão do funcionamento do sistema de transportes e do modelo de mobilidade, englobando todos os modos de transporte e a sua articulação, refletindo a sua relação com o uso do solo e considerando os seus impactes na qualidade do ambiente urbano.
Esta fase compreendeu a recolha e análise de informação essencial para a execução do plano, bem como a análise da situação atual e dos mecanismos gerais das deslocações, incidindo sobre os vários modos de transporte e respetivas sinergias com o ordenamento do território.
De forma sintética, procedeu-se à caracterização: das infraestruturas viárias, do trânsito automóvel, da mobilidade suave, do sistema de transporte coletivo rodoviário, do estacionamento, intermobilidade, logística urbana, qualidade do ambiente urbano e da segurança rodoviária.
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Fase II – Estratégia, Visão, Objetivos e Metas
tem como objetivo identificar os elementos que permitem definir a visão futura em termos de mobilidade, explicitando os objetivos específicos a atingir, a estratégia e as suas metas.
Nesta fase foram definidas as linhas estratégicas para o modo pedonal, o modo ciclável, os transportes coletivos e a infraestrutura associada, a circulação viária, o estacionamento, a regulamentação das operações de cargas e descargas e a redução da sinistralidade rodoviária.
No final da mesma foi entregue o relatório de Estratégia, Visão, Objetivos e Metas do Plano de Mobilidade.
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Fase III – Políticas e Medidas, Plano de Ação, Programa de Execução, Meios e Fontes de Financiamento e Sistema de Monitorização
esta fase apresentou um conjunto de planos de ação para as diferentes áreas de intervenção na área da mobilidade:
- Modo pedonal– possibilidade de implementação de áreas de prioridade ao peão, áreas predominantemente pedonais e outras ações que fomentem e permitam incrementar a utilização desse modo de transporte, não ignorando a melhoria das condições de acessibilidade e mobilidade para todos;
- Modo ciclável– através da elaboração do masterplan da rede ciclável prevista e desenvolvimento de soluções-tipo de intervenção;
- Transportes Coletivos e infraestrutura associada– elaborou-se estratégias de articulação entre as diferentes redes de transporte coletivo e a identificação de intervenções que promovam a melhoria dos serviços;
- Circulação viária– elaborando-se o esquema de circulação com proposta de hierarquização viária, sentidos de circulação e sinalização, devendo ser apontadas as incongruências existentes, assim como propor o fecho da rede ou a eventual definição de novas ligações e a sua articulação com o tecido urbano existente;
- Estacionamento – definição de políticas de estacionamento e regimes de gestão, através de medidas organizacionais físicas e tarifárias, bem como o desenvolvimento de novos regulamentos para concessão de estacionamento na via pública e em parques;
- Regulamentação das operações de carga e descarga, acesso de veículos prioritários, residentes, comerciantes e demais veículos específicos;
- Redução da sinistralidade rodoviária, nomeadamente, através da proposta de soluções de acalmia de trânsito.