![]()
4607
Institucional4176
Eleições Presidenciais 20265506
Notícias4116
Agenda: próximos eventos8251
Câmara Municipal3970
Assembleia Municipal3633
Apoio ao Consumidor381
Recursos Humanos3938
Polícia Municipal1083
Proteção Civil8982
Provedor dos Munícipes9396
Energia e Mobilidade8673
Planeamento4539
Reabilitação Urbana2070
Relações Internacionais28
Inovação e Desenvolvimento8998
Gestão Urbana3343
Regulamentos Municipais4422
BUPi - Balcão Único do Prédio9517
Atendimento Municipal4815
Empresas Municipais2075
Sistema de Gestão5580
Requerimentos595
Metrologia1268
Boletins Municipais6160
Juntas de Freguesia6003
Canal de Denúncias1377
Contactos
9955
Viver4580
Investir5534
Visitar
Aprender com a Terapia Ocupacional
Durante o 2º período, nas aulas da AEC de CRIA+, foi proposto às turmas, que construíssem um produto criativo resultado da sua criatividade e sensibilidade.
Nas turmas do 2º ano da Escola Básica da Guarda, os produtos criativos que vão construir procuram responder às necessidades do Centro de Apoio à Aprendizagem da Escola, que prevê a inclusão de alunos com necessidades de saúde especiais.
Para tal, a professora Mafalda Aguiar propõe que os seus alunos venham a construir painéis sensoriais, uma cozinha de lama, e por fim um jardim sensorial que proporcionará um ambiente terapêutico e sensorial, e promoverá o bem-estar físico e mental
Como todos estes produtos criativos procuram estimular os sentidos e as aprendizagens, a professora AEC convidou a terapeuta Patrícia Silva, a exercer funções de terapeuta ocupacional no Agrupamento Dr. Vieira de Carvalho, a estar presente numa aula para conversar com os alunos sobre a importância da integração sensorial em contexto escolar. Esta integração permite que os alunos compreendam e respondam aos estímulos do ambiente de maneira eficaz e permite a organização dos estímulos e sensações que se recebem através dos sentidos, melhorando a sua aprendizagem.
A professora Mafalda Aguiar refere: "Para estimular os sentidos dos alunos, a terapeuta Patrícia trouxe uma espuma com características multissensoriais, para que os alunos pudessem ouvi-la, senti-la, cheirá-la e vê-la. Foi uma atividade fantástica para estimulação sensorial que os alunos adoraram e assim conseguiram confirmar a pertinência dos seus produtos criativos".
Maia – Gerações com Futuro