Ambiente Maia

Monte de S. Miguel o Anjo

image_large (1)S Miguel

O Monte de São Miguel-O-Anjo é o ponto mais alto do Concelho da Maia, situando-se numa elevação de geologia xistosa, atingindo 255 metros de altitude.

O Monte de São Miguel-O-Anjo encontra-se florestado com povoamentos onde domina o eucalipto. O topo do Monte é um espaço de clareira onde no ponto mais alto se encontra a Capela de São Miguel-O-Anjo, orientada a poente, com o respectivo adro que funciona como miradouro.

O espaço envolvente contém, além de cruzes de granito, mesas com bancos de pedra e um palco para as festividades. Existe também uma sucessão de muros caiados e alguns muretes de granito, assim como, elementos de água.

Património Cultural
Capela de S. Miguel-O-Anjo: contém no seu interior duas imagens de S. Miguel-O-Anjo.

Este monte servia de “farol” aos pescadores, que aqui celebravam uma festa, em honra de S. Miguel-O-Anjo, agradecendo a sua protecção. Esta festa, que ainda hoje se mantém, é celebrada no dia 29 de setembro ou no domingo seguinte.

Com acesso pela Av. de São Miguel-O-Anjo, seguindo pela Rua do Santuário.

Local de culto e romaria, espaço de lazer e miradouro.

Equipamentos
Capela e Miradouro

Mobiliário Urbano e Elementos Construídos: Marco geodésico, cruzes, mesas com bancos de pedra, palco das festividades; elementos de água,  estátua de São Miguel-O-Anjo.

Área: 1,52 ha

Morada: Avenida Monte de São Miguel O Anjo