![]()
4423
Institucional6211
Eleições Presidenciais 20265102
Notícias8423
Agenda: próximos eventos8291
Câmara Municipal6695
Assembleia Municipal5205
Apoio ao Consumidor184
Recursos Humanos6256
Polícia Municipal7132
Proteção Civil4609
Provedor dos Munícipes3250
Energia e Mobilidade8405
Planeamento4919
Reabilitação Urbana1788
Relações Internacionais9708
Inovação e Desenvolvimento6587
Gestão Urbana9772
Regulamentos Municipais8450
BUPi - Balcão Único do Prédio2637
Atendimento Municipal4269
Empresas Municipais6915
Sistema de Gestão2687
Requerimentos9601
Metrologia7615
Boletins Municipais7028
Juntas de Freguesia207
Canal de Denúncias4665
Contactos
9057
Viver7553
Investir8021
Visitar
Monte de Santa Cruz

O Monte de Santa Cruz é um lugar bastante edificado e antigo.
A ascensão do Monte de Santa Cruz inicia-se do lado poente da encosta na Capela do Calvário até ao alto do monte pela Avenida Senhor Santa Cruz.
A Capela de Santa Cruz (1693), localiza-se já do lado nascente, na meia encosta (110m), numa cota inferior à rua, sendo que se acede a esta por uma escadaria descendente a partir da rua. Está envolvida por um adro pavimentado a micro cubo de granito com alinhamentos de Plátanos e enquadrada por um espaço relvado pontuado de árvores de porte considerável (Fraxinus angustifolia, Pinus, Acácia). O lado nascente do recinto abre sobre a paisagem envolvente, sobre áreas agrícolas e florestais e sobre a malha habitacional. A Sul da capela, e adossada a ela, encontra-se uma Estação do Calvário.
O Monte de Santa Cruz constitui um local de culto e romaria popular. Durante as festas do Senhor dos Passos promove-se a Procissão do Encontro entre a Capela de Nossa Senhora do Encontro e a capela de Santa Cruz.
Património Cultural
Existem vestígios arqueológicos no local. “Trata-se de um possível povoado de altura. Neste local foi recolhida parte de um dormente de uma mó de rebolo, depositada no Museu de História e Etnologia da Terra da Maia.”
A Capela de Santa Cruz caracteriza-se pela sua “simplicidade neoclássica misturada com elementos tardo-barrocos na fachada principal (capitéis duplos nos cunhais e remates contracurvados do frontão e sineira).”
O Calvário é composto por seis capelas, situadas em ambiente periurbano, em destaque:
1 - Capela da Oração no Horto;
2 - Capela da Prisão de Jesus;
3 - Capela da Flagelação de Jesus;
4 - Capela da Coroação de Espinhos;
5 - Capela da Condenação de Jesus;
6 - Capela da Crucificação.
As capelas apresentam a mesma estrutura: planta quadrada, com coincidência entre o interior e o exterior, massa simples, cobertura de três águas rebocadas. Fachadas principais em granito aparente, com vão em arco de volta perfeita formando frontão interrompido por cartela com elementos decorativos; ladeiam-no dois plintos quadrangulares, encimados por elemento terminal em fogaréu (Capela de Oração no Horto) ou pinha (Capelas da Prisão de Jesus, da flagelação, da coroação e condenação).
“Duas semanas antes da Páscoa, celebra-se o Senhor dos Passos, com a procissão a sair da Igreja Matriz em direção ao cimo do Monte. No percurso, atravessa as diversas capelinhas dos passos do século XVIII, que vão conduzindo os fiéis pela encosta acima. Durante a caminhada, dá-se o encontro entre o Senhor dos Passos e a Nossa Senhora do Encontro, na capelinha do encontro, juntando-se as duas imagens em direção à capela do Senhor de Santa Cruz, que já contabiliza três séculos.
A outra festividade, o Senhor de Santa Cruz, ocorre na segunda semana de Setembro. A procissão sai da capela com o mesmo nome, desce a encosta e inverte o seu percurso no largo do Gestalinho, voltando à capela de Santa Cruz. Esta romaria estende-se ao longo de quatro dias, com animação. O Senhor dos Passos veste-se de roxo, enquanto o Senhor da Santa Cruz, de vermelho. Ambos recolhem as "arrecuas" no fim da procissão. Diz a lenda que, se assim não for, os povos da freguesia vizinha de Vermoim podem vir 'roubá-lo'. Esta tradição tem origem no tempo em que Barca ainda não era freguesia e pertencia a Vermoim.”
Património Natural
Árvores de grande porte: carvalhos, plátanos e acer.
Acessibilidade
Av. do Senhor de Santa Cruz.
Funções
Local de culto e de romaria e espaço de lazer e miradouro.
Equipamentos
Bar S.C. Sr. Santa Cruz, Escola EB1/JI de Santa Cruz e Lions Club.
Área: 10,4 ha
Morada: Avenida do Senhor de Santa Cruz - Barca
Castêlo da Maia
Monografia
ALMEIDA, C. A. F. (1969), A romanização das Terras da Maia, Maia.
AZEVEDO, Agostinho de, A Terra da Maia, vol. 1 Porto, 1939; GENS, Manuel, Antologia, Usos e Costumes do Douro Litoral, Maia, 1997
AZEVEDO, A. A. (1939), A Terra da Maia, Porto