![]()
Institucional
- Eleições Presidenciais 2026
- Notícias
- Agenda: próximos eventos
- Câmara Municipal
- Assembleia Municipal
- Apoio ao Consumidor
- Recursos Humanos
- Polícia Municipal
- Proteção Civil
- Provedor dos Munícipes
- Energia e Mobilidade
- Planeamento
- Reabilitação Urbana
- Relações Internacionais
- Inovação e Desenvolvimento
- Gestão Urbana
- Regulamentos Municipais
- BUPi - Balcão Único do Prédio
- Atendimento Municipal
- Empresas Municipais
- Sistema de Gestão
- Requerimentos
- Metrologia
- Boletins Municipais
- Juntas de Freguesia
- Canal de Denúncias
- Contactos
Viver
Investir
Visitar
Quinta da Caverneira

Foi no contexto rural do fim do século XIX e início do século XX que nasceu a Quinta da Caverneira, ao modo “casa de brasileiro”, que reflete a arquitetura das casas construídas pelos portugueses depois do sucesso por terras brasileiras.
A Quinta da Caveneira possui vários núcleos e pólos de ação destacando-se: o Centro de Documentação; a Biblioteca; a Sala de Exposições; o Auditório; o Núcleo de Museologia; o Núcleo de Estudos; os Núcleos de Investigação; o Núcleo de Apoio Administrativo; o Auditório com capacidade para 100 pessoas e a Sala de Exposições.
O parque proporciona vistas deslumbrantes sobre a Serra de Agrela, a Nascente e sobre o vale do Leça, a Poente.
Neste espaço pode-se usufruir de percursos repletos de cor e perfumes provenientes das cameleiras aqui existentes. Aqui poderá igualmente encontrar um pequeno jardim de aromas, onde é possível destacar as espécies: a Menta; o Rosmaninho; a Santolina; a Alfazema; a Cidreira; a Camomila; e a Salva.
Área: 3.600 m2
Morada: Avenida do Pastor Joaquim Eduardo Machado - Águas Santas (41°12’07.8”N 8°34’36.7”W)
Horário: 9h00 às 12h30 / 14h00 às 17h30