Passar para o Conteúdo Principal Top
Ambiente Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

Alterações Climáticas

As Alterações Climáticas podem ser definidas como uma mudança significativa e duradoura dos padrões meteorológicos, a uma escala global e local. São uma das maiores ameaças à vida em sociedade (problemas de saúde, fome e migrações), à economia (destruição de bens e infraestruturas) e à qualidade do meio ambiente (degradação de ecossistemas e perda de biodiversidade).

Temos como exemplo de Alterações Climáticas as variações acentuadas de temperatura, alteração nas datas das épocas das chuvas nos trópicos ou a alteração de outros eventos climáticos. Nos últimos anos o clima do Planeta mudou de uma forma muito significativa e apresenta evidências de continuar a alterar-se, sendo por isso de extrema importância olharmos para as causas destas alterações num tão curto espaço de tempo.

O Município da Maia considera as alterações climáticas como um dos desafios mais importantes do século XXI. A adoção de uma Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) pretende promover, em todo o território municipal, uma resposta coerente às múltiplas problemáticas relacionadas com as alterações climáticas, através de ações de gestão preventiva e adaptativa, valorizando o planeamento e sustentabilidade territorial como fatores de resiliência climática, reduzindo as incertezas e antecipando os desafios dos próximos tempos.

Nesse sentido, e com vista à prossecução da citada estratégia, a Câmara Municipal elaborou e aprovou o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PMAAC).