6866
Institucional2550
Notícias6467
Agenda: próximos eventos1922
Câmara Municipal5608
Assembleia Municipal1903
Apoio ao Consumidor898
Recursos Humanos4990
Polícia Municipal8542
Proteção Civil8244
Provedor dos Munícipes6612
Plano de Mobilidade Sustentável2381
Planeamento4361
Reabilitação Urbana7159
Tarifários Sociais de Água, Saneamento e Resíduos Urbanos da Maia1020
Programa Municipal de Emergência Social1856
Relações Internacionais9207
Inovação e Desenvolvimento342
Gestão Urbana712
Regulamentos Municipais8135
BUPi - Balcão Único do Prédio1507
Atendimento Municipal386
Empresas Municipais6588
Sistema de Gestão2248
Requerimentos7162
Metrologia1790
Boletins Municipais4893
Juntas de Freguesia8510
Prestação Serviços de Medicina do Trabalho4577
Canal de Denúncias8461
Contactos
3663
Viver8960
Investir4040
Visitar
Faseamento do Plano
A metodologia proposta para a elaboração do plano assenta numa abordagem integrada, que abrange não só os diversos modos de transporte como os domínios do ordenamento territorial, do urbanismo, do espaço público, das questões ambientais e socioeconómicas, determinantes para a análise das dinâmicas territoriais do Município estritamente relacionadas com as questões da mobilidade e transportes.
O prazo definido para o desenvolvimento do Plano é de 12 meses, englobando 5 fases distintas, de acordo com o apresentado no Quadro que se segue.
As fases que se apresentam no esquema anterior não são estanques e correspondem à sequência lógica das actividades previstas para a elaboração do Plano de Mobilidade. Importa entender o encadeamento lógico das várias fases e tarefas, ressalvando-se que a execução dos trabalhos é flexível para permitir a incorporação das interligações com outras tarefas, bem como assegurar o carácter iterativo de elaboração do Plano.
- Fase 0 – Arranque, correspondente a uma fase inicial que compreende o planeamento detalhado dos trabalhos, o que inclui a calendarização dos trabalhos de campo a efectuar, a delimitação da área em estudo e respectivo zonamento e a elaboração do Plano de Comunicação e envolvimento da população e outras entidades relevantes do concelho da Maia e que importa envolver no processo de elaboração do plano;
- Plano de Comunicação e Envolvimento dos Interessados
- Relatório de Programação dos Trabalhos de Campo
- Fase 1 – Caracterização e diagnóstico, que compreenderá primeiramente a recolha de informação, através da compilação de informação estatística existente e da elaboração dos trabalhos de campo específicos propostos para o desenvolvimento do estudo e que visam fundamentar as análises quantitativas e qualitativas a desenvolver. As análises decorrentes incidirão sobre a caracterização da oferta de infra-estruturas e serviços dos diversos modos de transportes e da respectiva procura, nomeadamente em transporte individual (rede viária e estacionamento), em transportes públicos colectivos (rodo e ferroviários), em modos suaves (pedonal e ciclável) e no que respeita à actividade logística. Esta fase permitirá identificar os problemas estruturantes de forma a apresentar soluções adequadas.
- Relatório de Caracterização e Diagnóstico
- Relatório de Caracterização e Diagnóstico - Anexos
- Fase 2 – Cenarização e evolução dos padrões de mobilidade, que compreende a sistematização dos objectivos específicos e respectivas metas que darão origem às directrizes estratégicas do que se pretende que venha a ser o sistema de mobilidade e transportes e a construção de cenários correspondentes a diferentes perspectivas de evolução do sistema. Estes cenários terão em consideração as condicionantes e compromissos existentes e os objectivos que vierem a ser definidos.
- Relatório de Cenarização e Evolução dos Padrões de Mobilidade
- Fase 3 – Propostas de intervenção com base na estratégia de plano, definida na fase anterior, elaborar-se-á o Plano de Acção, que compreende a operacionalização do cenário seleccionado, através da definição das propostas de intervenção. Para o conjunto de propostas de intervenção elaborar-se-á um plano de execução, com calendarização detalhada das intervenções a realizar, considerando três horizontes temporais (curto, médio e longo prazo), apresentando também estimativas de investimento, possíveis fontes de financiamento e recursos disponíveis.
- Fase 4 – Sistema de avaliação e monitorização da execução do plano no qual se proporá um modelo que permita avaliar o grau de execução das propostas de intervenção e um modelo de avaliação da eficácia e eficiência das medidas propostas.
- Relatório Final – Plano de Ação e Sistema de Monitorização do Plano de Mobilidade Sustentável do Concelho da Maia