Passar para o Conteúdo Principal Top
Ambiente Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

Parque Ponte de Moreira

Este Parque marca o território da Maia, por ser o primeiro parque fluvial a ser construído nas margens do Rio Leça em 2016, já com forte presença de conceitos para implementação de um corredor ecológico ao longo do Rio Leça. Toda a margem de terreno adjacente à margem do Rio Leça foi destinada à recuperação ecológica do Rio.

Foi fomentada a sua regeneração natural através da plantação de árvores típicas dos ecossistemas ribeirinhos da nossa região com ajuda de voluntários e um regime de manutenção que promove a regeneração. Foi também um dos primeiros locais onde foram desenvolvidas ações de limpeza do leito e margens do Leça com voluntários, desde 2009.

Atualmente o Parque de Ponte de Moreira será o primeiro local na Maia, incluído no Corredor Verde do Leça, numa colaboração entre o Município da Maia e Matosinhos, que irá resultar num percurso pedonal e ciclável ao longo de 7 km. Este percurso irá unir grandes núcleos populacionais e polos empregadores, permitindo uma deslocação quotidiana sustentável e a fruição do rio, de uma forma nunca antes possível para montante, desde a Ponte de Moreira até à Ponte da Pedra. Será ainda a partir do Parque de Ponte de Moreira, que os cidadãos da Maia poderão no futuro percorrer o rio até à foz e chegar à orla costeira, percorrendo todo este corredor natural em harmonia com a natureza.