Ambiente Maia

Campanha de Informação e Sensibilização sobre a Qualidade do Ar

ar-image_previewO Município da Maia tem sido um Município pioneiro e inovador no que diz respeito às questões da melhoria da qualidade do ar.

Em 2009/2010, a Câmara Municipal da Maia realizou uma “Campanha de Informação e Sensibilização sobre a Qualidade do Ar”, dirigida a toda a população para a sensibilização da relação entre as emissões atmosféricas de partículas e os efeitos no ambiente e na saúde dos cidadãos.

Esta campanha englobou a execução de diversas ações, destinadas a públicos-alvo distintos:

• Automobilistas (rastreio automóvel) - Realização de 8 rastreios automóveis, abrangendo 1317 automobilistas, com a distribuição de postais informativos e sacos para colocação de filtros com partículas.
  • População escolar (laboratório móvel) - Realização de 9 ações de laboratório móvel nas escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, com a distribuição aos alunos da brochura informativa “Manual para respirar na Maia”.
  • População em geral (“Veja o ar com outros olhos”) - Exposição de cartazes nas Juntas de Freguesia e Centros de Saúde, pinturas de chão (stencil) junto a lugares de estacionamento para escolhas de transportes menos poluentes.