Ambiente Maia

ASSOCIAÇÃO SMART WASTE ELABORA GUIA DE RECOMENDAÇÕES PARA A RECICLABILIDADE DAS EMBALAGENS DE PLÁSTICO

25 Fevereiro 2021

A Associação Smart Waste Portugal, associação sem fins lucrativos que tem por objeto a dinamização ações que valorizem a cooperação entre as entidades com atuação na área dos resíduos e na área da economia circular elaborou, em conjunto com diversos membros do Pacto Português para os Plásticos, um Guia de Recomendações para a Reciclabilidade das Embalagens de Plásticos.

O documento elaborado tem como objetivo principal o fornecimento de um conjunto de recomendações práticas para o design de embalagens em plástico que possam servir de apoio às diversas partes interessadas, contribuindo desta forma para a promoção da melhoria dos níveis de reciclabilidade e consequente minimização de impactes ambientais.

O Guia resulta do trabalho realizado no âmbito do “Grupo de Trabalho sobre os Plásticos na Economia Circular” promovido pela Associação Smart Waste Portugal, o qual reúne alguns dos principais players nacionais da cadeia de valor dos plásticos.

A metodologia aplicada para desenvolvimento do mesmo teve por base a obtenção de informação através da observação das embalagens e conhecimento técnico adquirido, sem acesso a verificações laboratoriais, visando a avaliação da reciclabilidade de um conjunto de embalagens de consumo doméstico encontradas nas grandes superfícies comerciais. Os trabalhos foram efetuados em lojas de grandes retalhistas portugueses.

Consulte aqui o GUIA DE RECOMENDAÇÕES PARA A RECICLABILIDADE DOS PLÁSTICOS