Passar para o Conteúdo Principal Top
Ação Social CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

Início

Município da Maia distinguido com Selo de Intervenção Social Sénior

Município da Maia distinguido com Selo de Intervenção Social Sénior
12 Setembro 2022

No âmbito da iniciativa “Autarquia Solidária”, a Maia conquistou o 2.º Prémio no Programa de Reconhecimento de Intervenção Social Sénior 2022, na categoria de autarquias com população acima de 100.000 habitantes.

Na base desta distinção está o reconhecimento da qualidade da política social dedicada à população idosa. Como afirma Emília Santos, Vereadora do Desenvolvimento Social e Demografia, “preocupamo-nos em proporcionar uma oferta variada de respostas e serviços, com iniciativas como o “Turismo Sénior”,  o “Programa Municipal de Saúde Sénior 60+”, o “Clube Maia Sénior”, tendo sempre presente o combate à pobreza e exclusão social”, numa alusão aos Gabinetes de Atendimento Integrado Local, ao Serviço de Pequenas Reparações ao Domicílio e ao Cabaz de Natal. 

De referir que o município da Maia tem, também, projetos que favorecem a inclusão em mercado de trabalho da população com mais de 55 anos, como o “Projeto 55+”; de combate ao isolamento, como o “Chave de Afetos – Teleassistência a Idosos”, entre outros, sem esquecer o apoio dado às entidades solidárias do concelho para a criação de novas respostas sociais.

O Selo de Intervenção Social Sénior, promovido pela EQ- Cidade Social, visa o reconhecimento das autarquias integradas no programa “Autarquia Solidária” e que tenham a funcionar programas e atividades de apoio social aos seniores dos seus territórios, promovendo desta forma metodologias e práticas inovadoras de intervenção social.