Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

50 Anos do 25 de Abril

03 Nov a 30 Abr
Adicionar a calendário 2023-11-03 00:00:00 2024-04-30 00:00:00 Europe/Lisbon 50 Anos do 25 de Abril Evento
50 Anos do 25 de Abril
2023_11_03_meio_seculo_formatos_cmm
2023_11_03_sessao_abertura_formatos_event
imprensa_cmm
2023_11_03_cartazes_formatos_cmm
Cultura

COMEMORAÇÕES DOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL

PROGRAMA CULTURAL

3 de novembro de 2023 - 30 novembro de 2024

Câmara Municipal da Maia celebra os 50 Anos do 25 de Abril com Programa Cultural colocando a Comunidade Educativa em destaque

A Câmara Municipal da Maia apresentou a 3 de novembro, no Fórum da Maia, o seu Programa Cultural desenvolvido no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Este programa procura colocar a comunidade educativa maiata no centro das celebrações, com o objetivo de reforçar a compreensão e importância histórica do 25 de Abril, do ponto de vista político, social e económico.

Metodologia Intergeracional para Preservar o Significado do 25 de Abril

Com o intuito de evitar a dessensibilização ou a "banalização" desta efeméride tão importante, o Programa Cultural adotou uma metodologia intergeracional. Alunos, professores, famílias e toda a comunidade educativa são convidados a participar ativamente nas atividades propostas, colaborando na realização de um conjunto de iniciativas promovidas pelo Município. Esta abordagem visa destacar o papel fundamental da Revolução dos Cravos e os seus principais efeitos no período pós-25 de Abril.

Multidisciplinaridade em Foco

O Programa Cultural é multidisciplinar e abrange áreas como Cultura, Educação, Desporto e Juventude. As atividades propostas, que serão desenvolvidas em contexto escolar, incluem várias formas de expressão artística, como escrita, música, teatro, artes plásticas e dança. O resultado de todo este trabalho será uma exposição a ser inaugurada no Fórum da Maia no dia 12 de abril.

Ciclo de Conversas com as Escolas

Uma das partes mais relevantes deste programa é o Ciclo de Conversas com as Escolas do Concelho. Através do diálogo interativo, os estudantes terão a oportunidade de explorar várias áreas impactadas pela Revolução dos Cravos. Isso permitirá que adquiram uma nova perspetiva sobre o significado do 25 de Abril e coloquem questões críticas a diversos especialistas.

Programa para toda a comunidade

No total, de 3 de novembro de 2023 a 30 de novembro de 2024 serão apresentadas mais de 40 atividades, todas com o objetivo de envolver a comunidade na celebração dos 50 anos do 25 de Abril. Embora seja vocacionado para as gerações mais jovens, o programa é aberto a todos os cidadãos. A programação completa está disponível em cm-maia.pt.

A Câmara Municipal da Maia convida todos a participar nestas celebrações e a unir-se à comunidade educativa e ao programa cultural na reflexão sobre o 25 de Abril e o seu impacto na sociedade portuguesa.

 

ENQUADRAMENTO

No dia 25 de Abril de 2024 comemora-se meio centenário do Golpe de Estado, levado a cabo pelo Movimento das Forças Armadas – MFA – que teve a imediata adesão da população e que iniciou a revolução que terminou com a longa ditadura do Estado Novo e criou condições para a aprovação da Constituição de 2 de Abril de 1976 que consolidou o regime democrático português.

Esse acontecimento, de inigualável importância na História Contemporânea Portuguesa, embora esteja bem presente na memória das gerações mais idosas, começa a ser apenas mais uma data, como tantas outras, correspondente a um feriado para os mais jovens.

Comemorar os 50 anos do 25 de Abril deve ter como objetivo principal explicar e fazer refletir as gerações mais novas sobre a sua natureza e importância.

Nesse sentido, a Câmara Municipal da Maia, decidiu, paralelamente às comemorações oficiais a realizar pela Assembleia Municipal, desenvolver um Programa Cultural, envolvendo os seus Pelouros da Cultura, Educação e Juventude, com preocupações lúdicas e pedagógicas, ao nível da aquisição de conhecimentos e estímulo da criatividade, especialmente focado no segmento dos jovens que frequentam o Ensino Secundário.

O Programa, que de seguida se apresenta, é multifacetado, composto por conferências, exposições, produção escrita, dança, teatro, cinema, artes plásticas e música, com a participação direta dos Estabelecimentos de Ensino do Município e que se concretizará entre novembro de 2023 e novembro de 2024.

O Vereador do Pelouro da Cultura

Mário Nuno Neves

PROGRAMA CULTURAL

ARQUITETURA

MAM - Mês da Arquitetura da Maia

Evento dedicado à promoção da Arquitetura que abordará, nesta sua quarta edição, o tema do impacto da Liberdade na Arquitetura através de um programa diversificado, desenvolvido para o público em geral.

Fórum da Maia

3 de outubro a 3 de novembro 2024

 

ARTE PÚBLICA

MURAL COMEMORATIVO DOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL

Apresentação, em espaço público, de uma impactante manifestação artística, desenvolvida em forma de mural pelos artistas Regg Salgado e Mariana Santos.

Avenida do Engenheiro António Bragança Fernandes

25 de abril, 15h30

 

CICLO DE CONVERSAS

“CONVERSAS COM A ESCOLA”

Conjunto de 5 sessões com objetivos pedagógicos, especialmente direcionadas para os alunos do 10º, 11º e 12º anos de escolaridade, desenvolvidas com o propósito de criar consciência e sensibilização sobre a importância do 25 de Abril, tanto do ponto de vista político, social e económico, como das profundas mudanças que ocorreram em Portugal após o fim da ditadura e a subsequente instauração da Democracia.

Grande Auditório do Fórum da Maia

 

8 de fevereiro de 2024, 14h30

“O 25 de Abril e o Impacto na Arquitetura”, por Conceição Melo

 

5 de março de 2024, 14h30

“O Terror chamado PIDE”, por Irene Flunser Pimentel

 

13 de março de 2024, 14h30

“A Arte em Ditadura”, por José Maia

 

9 de abril de 2024, 14h30

“Jornalismo e Censura”, por Alfredo Maia

 

17 de abril de 2024, 14h30

“O impacto do 25 de Abril de 1974 no posicionamento de Portugal no Sistema Internacional”, por Ângelo Correia.

 

CINEMA

SESSÕES DE CINEMA

A Cinemateca Portuguesa e o Cineclube da Maia apresentam uma seleção temática, dando a conhecer clássicos, assim como de histórias fascinantes, por vezes menos conhecidas, relacionadas com temas como a liberdade e a transformação.

Auditório Municipal Venepor, 21h30

 

4 abril, 21h30

"Cenas da Luta de Classes em Portugal", de Robert Kramer e Philip Spinelli | apresentado por Maria João Madeira

 

6 abril, 21h30

"O Recado", de José Fonseca e Costa | apresentado por Maria João Madeira

 

18 abril, 21h30

"Cravos de Abril", de Ricardo Costa; "As Desventuras de Drácula Von Barreto nas Terras da Reforma Agrária", de Célula de Cinema do PCP; "Jornal Cinematográfico Nacional - n.º 1, 8, 9 e 16", de Unidade de Produção Cinematográfica n.º 1 | apresentado por Hugo Barreira

 

20 abril, 21h30

"As Armas e o Povo", de Colectivo dos Trabalhadores da Actividade Cinematográfica | apresentado por Paulo Cunha

Sinopses: https://www.cm-maia.pt/cultura/noticias-e-eventos/evento/cinema-ciclo-50-anos-de-25-de-abril

 

20 de abril de 2024, 17h30

Encontro de agentes culturais

 

DESPORTO

CORRIDA DA LIBERDADE

Integração da atividade regular “Corrida da Liberdade” promovida pela Divisão do Desporto da Câmara Municipal da Maia.

Estádio Municipal Dr. José Vieira de Carvalho

21 de abril, 10h

 

FOTOGRAFIA

“KIOSKZINE – ESPECIAL LIBERDADE”

Projeto que pretende homenagear os 50 anos do 25 de Abril através da publicação “Especial Liberdade” e de uma exposição no Fórum da Maia.

Esta iniciativa destaca as coberturas fotográficas de Guilherme Silva e Carlos Gil, que documentaram os eventos em Lisboa, bem como de Sérgio Valente e Rui Mendes, que acompanharam os acontecimentos no Porto.

Lançamento da publicação 18 de abril, 19h

Exposição patente de 18 de abril a 12 de maio de 2024

 

EXPOSIÇÕES

“50 ANOS DO 25 DE ABRIL: OS PRIMEIROS CARTAZES”

Sensibilizados por este tempo determinante para o nosso presente, com o intuito de sacudir a memória maiata, mergulhamos nos cartazes políticos desse tempo, na riqueza gráfica dos acontecimentos, na força da palavra. Esta exposição tentará mostrar a vivência da democracia em Portugal nesse passado recente.

Praça do Fórum da Maia

3 de novembro a 3 de dezembro de 2023

 

“O 25 DE ABRIL E A IMPRENSA”

O 25 de Abril representou para os meios de informação um conjunto de transformações de vária ordem que levaram a mudanças drásticas. Genericamente, todos os meios de comunicação foram afetados pelos acontecimentos políticos. O derrube da ditadura provocou a abolição do exame prévio e terminava assim a utilização do lápis azul por parte da censura. Assiste-se a uma rápida politização da sociedade portuguesa e consequente radicalização política, mais evidentes no PREC, de 11 de março a 25 de novembro de 1975.

A partir de 25 de abril de 1974, a imprensa assumiu um papel importante no jogo político português. Nesta exposição veremos as capas de jornais, revistas e diferentes órgãos de propaganda partidária desse período, todos eles marcados pelo ambiente fortemente politizado em Portugal.

Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho

3 a 26 de novembro de 2023

 

“MEIO SÉCULO DE ABRIL”

Comemorar os 50 anos do 25 de Abril deve ter como objetivo principal explicar e fazer refletir as gerações mais novas sobre a sua natureza e importância. Torna-se imperativo que a juventude tenha contacto com a realidade desse tempo. Assim, a Câmara Municipal da Maia com esta exposição direcionada para um público mais jovem pretende afirmar a importância de Abril nestes últimos 50 anos, o que mudou, o que se ganhou, como transformou a sociedade portuguesa.

Vocacionada para o público mais juvenil, esta abordagem ao 25 de Abril pretende mostrar o antes, durante e depois. Ao longo destes estes últimos 50 anos, o país transformou-se, muito por culpa do que aconteceu naquele dia e depois, do período que se seguiu.

Município da Maia (Itinerante)

3 de novembro de 2023 – abril de 2024

Disponível para circulação de acordo com o seu plano de itinerância. Marcações e informações disponíveis através de infocultura@cm-maia.pt.

 

“ABRIL NA VISÃO DE SALGUEIRO MAIA”

Salgueiro Maia era um desconhecido até 24 de abril de 1974. Depois desse dia, transformou-se num dos rostos da Revolução dos Cravos.

Quase inconscientemente, saiu de Santarém em direção a Lisboa, juntamente com 240 homens numa coluna de 10 carros de combate, dirige-se ao Quartel do Carmo e torna-se numa figura incontornável deste período histórico.

A partir da entrevista realizada em 1992 por João Paulo Guerra, Salgueiro Maia deixou-nos um último testemunho sobre aqueles dias.

Praça do Fórum da Maia

20 março a 5 de maio

 

“LIVROS DE ABRIL”

Atingida a liberdade pela Revolução de Abril, são publicados inúmeros livros de caráter político e partidário, num movimento editorial sem paralelo.

Aqui vamos encontrar uma seleção de publicações relacionadas com essa temática, para esse período único da História contemporânea portuguesa.

Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho

2 a 27 de abril

 

“O LEGADO DE ABRIL”

“O Legado de Abril”, representa o culminar dos projetos criativos apresentados pelas escolas do Município da Maia, desenvolvidos em contexto escolar. Resultado de um convite à reflexão sobre o impacto histórico, político, económico e social da efeméride, alunos e professores apresentam a sua visão criativa sobre a Liberdade e a Revolução. Através de múltiplas formas de expressão artística, pretende-se aqui proceder ao fortalecimento ativo dos elos de ligação existentes entre passado, presente e futuro, tendo como propósito maior destacar junto da comunidade, especialmente dos mais jovens, a importância inestimável do 25 de Abril de 1974.

Fórum da Maia

12 de abril a 5 de maio de 2024

Inaugura a 12 de abril, às 14h30

 

PUBLICAÇÕES

“50+1”

Compilação de 50 textos relacionados com a temática, elaborados em contexto escolar, relativos à vertente literária (escrita).

Fórum da Maia

24 de abril de 2024, 15h

 

LITERATURA

TERTÚLIA ASAS DE POESIA

O Grupo Asas de Poesia apresenta, uma sessão temática projetada por via da palavra dita e escrita, desenvolvida em torno do seu amor pela poesia.

Fórum da Maia

27 de abril

 

MÚSICA

CONCERTO COM RETIMBRAR

Em abril, celebram-se os cravos com os Retimbrar, concerto inserido nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, com a promessa de revisitar pérolas escondidas de compositores como José Afonso e Carlos Paredes e, convidam-se os demais para o baile, como quem faz uma revolução e lhe dá um nome - TugaBeat - um movimento vivo e audaz, ancorado nas tradições musicais portuguesas.

Grande Auditório do Fórum da Maia, 17h00

25 de abril

Entrada livre, lugares limitados à lotação do Grande Auditório do Fórum da Maia

 

Maia Fest Music 2024

FERNANDO TORDO - "50 Anos de Abril. Parabéns a nós"

12 de maio, 17h00

Grande Auditório do Fórum da Maia

O novo espetáculo do Fernando Tordo para celebrar Abril. Abril, que respira em tantas das suas canções, é o ponto central deste novo concerto. As canções, as histórias, e tanto da sua carreira que se iniciou antes de Abril e que Fernando Tordo quer celebrar com todos em palco. Num alinhamento que inclui canções muito especiais, como “Tourada”, “Apenas o meu Povo” ou “Café”, sem esquecer “Estrela da Tarde” ou “Cavalo à Solta”

Bilheteira:

Bilhete Individual - 12,00€

Bilhete Duplo (para o mesmo espetáculo): 20,00€ - Na compra on-line depois de selecionar os dois bilhetes, na opção tipo de bilhete deve clicar na opção "Duplo".

Bilhetes à venda no Fórum da Maia, Biblioteca Municipal, Posto de Turismo e on-line: https://forummaia.bol.pt/

 

TEATRO

TEATRO DA REVOLUÇÃO À(s) QUINTA(S)

CRÓNICAS E CENAS DO 25 DE ABRIL

Teatro Art’Imagem

Quatro espetáculos de Teatro profissional, em 4 quintas-feiras, organizados pela companhia Teatro Art’Imagem.

Grande Auditório do Fórum da Maia, 19h00

25 de janeiro

29 de fevereiro

 

28 de abril, 17h00

Grande Auditório do Fórum da Maia

A Sala das Perguntas

A Sala das Perguntas é uma peça teatral construída a partir da recriação dramatúrgica do romance histórico homónimo de Fernando Campos.

Expansão naval, viagens de Damião de Góis “pela Europa do segundo quartel do século XVI”, Antuérpia, decadência, Erasmo, Lutero, Melâncton, guerra, ditadura religiosa, Inquisição…

As demandas do humanista português – interiores, amorosas, filosóficas –, os segredos do seu nascimento e da sua morte, ficcionados por Fernando Campos. Teatro dentro do teatro. Ações físicas indagantes, ações vocais permeáveis à dúvida, ao sobressalto, ao cântico, ao gozo, ações verbais de perplexidade e espanto interior.

Coreografia de viagens, transumância de personagens nos corpos dos atores. E o desenlace trágico de um destino coletivo, na vida do protagonista: Condenação premeditada, cárcere perpétuo, assassinato, morte.

José Abreu Fonseca

Entrada livre

 

30 de maio

"Os Barrigas e Magriços"

Teatro Estúdio Fontenova (Setúbal)

Grande Auditório do Fórum da Maia

Entrada livre.

 

28 de novembro

"Salgueiro Maia: Cartografia de um Monólogo"

Teatro do Noroeste – CDV

Grande Auditório do Fórum da Maia

Entrada livre.

 

MAIA AO PALCO - MOSTRA DE TEATRO DE AMADORES/PRIMAVERA DO TEATRO

Teatro Art’Imagem

Espetáculos de teatro de amadores e performances inspiradas nos acontecimentos que levaram a profundas alterações políticas, sociais e económicas em Portugal e à instauração da Democracia.

Grande Auditório do Fórum da Maia e Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho

22 a 27 de março de 2024

 

TEATRO A LER

"DRAMATURGIAS DE ABRIL"

Fundo Teatral Art’Imagem/CM Maia

O Teatro Art’Imagem apresenta um conjunto de leituras teatrais de textos pelo público com a presença dos autores.

Biblioteca da Quinta da Caverneira, 21h00

11 de abril - Ricardo Correia

27 de junho - Firmino Bernardo

26 de setembro - Carlota Castro

 

“1970 IQ”

Espetáculo multidisciplinar com nuances de teatro e dança suportadas por um álbum de música original que lhe dá corpo.

Grande Auditório do Fórum da Maia

19 de abril de 2024

15h00 – Sessão para escolas

21h30 – Sessão para público geral

 

"CABRAL - A ÚLTIMA LUA DE HOMEM GRANDE"

Teatro Art´Imagem/Skinada (Cabo Verde)

Estreia e temporada em Portugal da peça de teatro baseada na vida de Amílcar Cabral, texto e música de Mário Lúcio Sousa. Encenação de Flávio Hamilton e interpretação de João Paulo Brito.

Auditório da Quinta da Caverneira, 21h30

17 a 26 de Maio

 

II JORNADAS DO TEATRO ART´IMAGEM

"TEATRO, ABRIL E REVOLUÇÃO"

Teatro Art’Imagem

Colóquio e debates promovidos pela companhia Teatro Art’Imagem.

Auditório da Quinta da Caverneira

20 e 21 de maio

SERVIÇO EDUCATIVO

O Serviço Educativo do Fórum da Maia pretende desenvolver e apresentar um conjunto de atividades temáticas enquadradas e desenvolvidas no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Atividades propostas:

Visitas Orientadas

À exposição que estará patente nas galerias do Fórum da Maia

Fórum da Maia

Por marcação

12 de abril a 5 de maio

 

Oficinas Temáticas

Serão desenvolvidas duas oficias pensadas para serem realizadas em contexto de famílias e escolar.

"Mural Coletivo de Abril": inspirado no painel do mercado do povo, pintado em junho de 1974, as famílias com várias técnicas de pintura, vão expressar a sua criatividade sob o tema liberdade.

Famílias

28 de abril

 

"Liberdade a pintar": pintura com carimbos de um dos símbolos da liberdade.

Pré-escolar

Por marcação

Fórum da Maia e Escolas do Concelho

Por marcação, limitado às vagas existentes.

Inscrições

As atividades do serviço educativo são gratuitas, mediante inscrição para o email infocultura@cm-maia.pt, sujeitas a número mínimo e máximo de participantes.

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA CULTURAL

A abertura das comemorações, ocorreu no Grande Auditório do Fórum da Maia, no dia 3 de novembro de 2023, com a realização da Conferência “Prisões políticas no tempo da ditadura” de Domingos Abrantes Ferreira e com a apresentação do programa cultural das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril no município da Maia, com o seguinte alinhamento:

15h00 Abertura oficial: António Silva Tiago, Presidente da Câmara Municipal

Apresentação do programa global para as Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril no Município da Maia (3 de novembro a 30 de novembro) - Mário Nuno Neves, Vereador do Pelouro da Cultura

- Performance "O Grito da Revolta", por Pedro Graça

15h30 “Prisões políticas no tempo da ditadura”, Domingos Abrantes Ferreira

17h30 Fins dos trabalhos.

 

Para mais informações, por favor, contacte:

Câmara Municipal da Maia

Divisão de Cultura

Fórum da Maia

Telefone: 22 940 8643

E-mail: infocultura@cm-maia.pt

Website: cm-maia.pt

 

Siga-nos nas redes sociais:

Facebook culturamaia

Instagram @maia_cultura