1915
Institucional1501
Eleições Legislativas 20251313
Notícias1528
Agenda: próximos eventos1143
Câmara Municipal8043
Assembleia Municipal7954
Apoio ao Consumidor7469
Recursos Humanos7902
Polícia Municipal9802
Proteção Civil1052
Provedor dos Munícipes2742
Plano de Mobilidade Sustentável3377
Planeamento5681
Reabilitação Urbana5793
Relações Internacionais4905
Inovação e Desenvolvimento3307
Gestão Urbana2399
Regulamentos Municipais2530
BUPi - Balcão Único do Prédio7439
Atendimento Municipal4216
Empresas Municipais5876
Sistema de Gestão1292
Requerimentos9316
Metrologia5001
Boletins Municipais7416
Juntas de Freguesia9501
Canal de Denúncias9029
Contactos
241
Viver4729
Investir2920
Visitar
Agenda Cultural fim de semana

FÓRUM DA MAIA
Quinta-feira, 8 de Fevereiro, 14h30
“O 25 DE ABRIL E O IMPACTO NA ARQUITETURA”
por Conceição Melo
Primeira de um conjunto de 5 sessões desenvolvidas com objetivos pedagógicos, especialmente direcionadas para os alunos do 10º, 11º e 12º anos de escolaridade, tendo como propósito criar consciência e sensibilização sobre a importância do 25 de Abril, tanto do ponto de vista político, social e económico, como das profundas mudanças que ocorreram em Portugal após o fim da ditadura e a subsequente instauração da Democracia.
Para cada uma destas "Conversas", foi convidada uma personalidade com conhecimentos sólidos e reconhecidos, que irá proferir uma breve palestra, seguida de um espaço de diálogo com o público, composto principalmente por jovens dos níveis de ensino mencionados.
Entrada livre
8 a 25 de fevereiro
Exposição
“Os Limites do Desenho – Vol. 4”
A exposição "Os Limites do Desenho" volta ao Fórum da Maia, para a sua quarta edição, com um novo conjunto de trabalhos de projeto que partem da aprendizagem do desenho, na UC de Desenho III, mas que se permitem expandi-lo para outras possibilidades. O curso de licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias Artificiais (AVTA) da Escola Superior de Educação do Porto junta este ano alguns trabalhos da UC "técnicas de impressão" para ampliar ainda mais os cruzamentos disciplinares que acontecem no trabalho criativo de investigação de um jovem artista.
Inaugura dia 8 de fevereiro, às 17h00.Entrada livre.
De terça-feira a Domingo entre as 10hoo e as 22h00.
Até 3 de março
Desvendando os tesouros: Obras de Arte da Coleção da Câmara Municipal da Maia, Fora do Cofre
“Coleção Fora do Cofre”
No Cofre das obras de arte, onde a história local se entrelaça com algumas das mais diversas formas de expressão artística, há um cruzar entre o passado e o presente. É o momento de as fazer sair do Cofre, de forma cuidada e criteriosa. Algumas destas nossas obras, meticulosamente guardadas, são trazidas à luz do dia, convidando a comunidade a testemunhar a riqueza visual que compõe a Coleção da Câmara Municipal da Maia.
Ao sair do depósito, essas obras transcendem o seu papel de peça de arte para se tornarem agentes de inspiração.
Entrada livre.
De terça-feira a Domingo, 10h00 – 22h00
Até 25 de fevereiro
UIVO - 13ª MOSTRA DE ILUSTRAÇÃO DA MAIA
“RETRATO DOS DIAS – DA CRÍTICA E DOS SISTEMAS”
Até 25 de fevereiro, a Câmara Municipal da Maia promove, através do seu Pelouro da Cultura, a 13ª edição da UIVO – Mostra de Ilustração da Maia, evento dedicado à Ilustração, nas suas mais variadas vertentes.
Assumindo-se como uma referência no panorama da Ilustração nacional, a UIVO – Mostra de Ilustração da Maia é já uma mostra de valor reconhecido pelos seus pares e pelo público em geral. A cada edição são abordadas questões da contemporaneidade, com referência à pratica da Ilustração, apresentando obras de artistas nacionais e estrangeiros, o que se traduz numa mostra cada vez mais eclética, quer na seleção dos artistas e ilustradores, quer nas peças e categorias apresentadas, enfatizando as diferentes formas de fazer e pensar a Ilustração.
Entrada livre.
14 de fevereiro, quarta-feira, 18h30
Prémio Municipal de Arquitectura João Álvaro Rocha – 1ª edição
Exibição de vídeo, conferência e uma conversa
Na sessão de encerramento da primeira edição do Prémio Municipal de Arquitectura João Álvaro Rocha será exibido o vídeo “Campo-Ponte-Praça”, realizado por Mariana Bártolo, sobre a obra premiada, o ISMAI – Estádio. Segue-se uma conferência proferida pelos arquitetos de Pamplona @Pereda Pérez arquitectos designada “Ideias e Coisas”. A sessão acabará com uma conversa entre a realizadora, os arquitetos conferencistas e Luís Pinheiro Loureiro, um dos co-autores da obra distinguida, aberta à participação do público.
A entrada é livre.
BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MAIA
3 a 25 de fevereiro
UIVINHO – 6.ª Mostra de Ilustração Infantil da Maia
A UIVINHO é uma exposição de ilustração concebida pelo público infantojuvenil que inaugura no próximo dia 3 de fevereiro, às 17h00, e estará patente na Biblioteca Municipal da Maia até 25 de fevereiro.
Com o intuito de fortalecer laços com a comunidade, a mostra destaca-se pela ênfase na formação de públicos e no trabalho aprofundado com as faixas etárias mais jovens. O público infantojuvenil tem assim a oportunidade de participar numa exposição de ilustração, exibindo trabalhos por eles próprios criados através das ações do Serviço Educativo da UIVO – 13.ª Mostra de Ilustração da Maia.
Nesta 6.ª edição, serão apresentados os trabalhos resultantes das oficinas “Impressão dos Dias”, desenvolvidas por Catarina Gomes e Eva Evita, em colaboração com o Serviço Educativo do Fórum da Maia, em sessões direcionadas a famílias e escolas.
Entrada livre.
Até 29 de fevereiro
Hora do Conto – Contos Contigo Conto
Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais crescidos, o livro “O Mar Viu”, de Tom Percival, e para os mais pequeninos, “A Raposa um pouco silenciosa”, de Nicola Kinnear.
Duração: 20 min
Locais: Escolas / Biblioteca Municipal
Inscrições e outras informações: tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt
Gratuito.
Observações: atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)
Até 29 de fevereiro
Oficina "Navegar em Segurança"
Esta atividade tem como objetivo promover junto das crianças e jovens a utilização esclarecida, critica e segura da internet.
Duração: 40 min
Locais: Escolas / Biblioteca Municipal
Púiblico: infantil/ juvenil
Inscrições: tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt
Gratuito.
29 de fevereiro
Vem conhecer a tua Biblioteca
Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, através de uma visita aos diferentes espaços e serviços, aprendendo a rentabilizar os vários recursos deste sistema de informação.
Duração: 45 min
Até 29 de fevereiro
BiblioConto Sénior
Este projeto pretende levar ao público sénior o incentivo à leitura e combater a iliteracia. Unindo-se ao já serviço existente da Biblioteca Itinerante pretende levar a leitura em voz alta ao público mais idoso e estreitar a relação com os livros através da troca de experiências entre diferentes gerações.
Duração: 45 min
Locais: Lares e Centros de dia
Inscrições e outras informações: tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt
Gratuito
Sábado, 10 de fevereiro, 11h30
Hora do Conto – “Histórias Fiadas”
Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.
Entrada livre
Sábado, 10 de fevereiro, 15h00
Apresentação do livro “Loren Ipsun", de Eduardo Martins e Vítor Silva
Joe, uma jovem criança, descobre um pequeno baú que irá mudar a sua vida para todo o sempre. Ao abri-lo, uma voz lhe fala, uma luz surge, um medalhão aparece, ClypteusAtika, que o transporta para um novo mundo onde encontra Setty, uma guerreira elfo, que decide levá-lo para a ilha de Alba Regnum. Ao longo do caminho são atacados repetidamente pelo exército de Niecksollum, que tenta a todo o custo retirar-lhe Clypteus, fonte de um poder incalculável. A aventura em Loren Ipsun está prestes a começar.
Entrada livre.
MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA
Sábado, 10 de fevereiro, 10h00 e 14h30
Oficina "Carnaval no Museu 2024"
Na Idade Média o disfarce e a sátira funcionavam como catarse para um povo que vivia em constante opressão das vontades, era assim o Carnaval. Porém os adereços são usados como símbolos de poder e estatuto desde que as sociedades se começaram a organizar hierarquicamente. No concelho da Maia foram encontradas evidências desses costumes nas contas de colar que temos em exposição.
Neste carnaval vamos usar como mote as nossas contas de colar e os nossos cristais para inspirar as pessoas a criar o seu próprio adereço.
Gratuito, mas de inscrição obrigatória para: museu@cm-maia.pt
Outras informações: 229871144
Até 29 de fevereiro
Exposição - “Do Campo para a Urbe – Da Identidade Rural à Patrimonial”
Esta é uma Exposição Temporária composta pelo acervo Etnográfico do Museu. Nela os objetos apresentados e as profissões retratadas transmitem conhecimentos de uma sociedade rural, pertencente ao passado, mas ainda suficientemente próxima para ser espaço de partilha de memórias e de referência que une e identifica gerações, que pode agora ser apreciado por todos.
Até 29 de fevereiro
Exposição "5000 anos de história, Arqueologia na Maia - um olhar inclusivo”
O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, reabriu as exposições permanentes com uma visão renovada do espaço físico do Museu no âmbito do projeto “Cultura Inclui (Cultura Para Todos)”.
Um Museu ainda mais inclusivo, através de dispositivos, mapas interativos multitouch, Audioguia, aplicações móveis, sistemas de códigos QR, guias multidigitais, informação em braille, rampas de acesso e sinaléticas, com equipamentos que o tornam mais apelativo na visita bem como na fruição das exposições. Desta forma a exposição “5000 anos de história, Arqueologia na Maia- um olhar inclusivo”, tem como objetivo apresentar alguns dos objetos provenientes de intervenções arqueológicas realizadas com o respetivo enquadramento histórico e territorial, recuando no tempo através da realidade das coisas, dos objetos, construindo uma espécie de história, reescrita através de escavações arqueológicas e da relação dos sítios com a paisagem.
Pretendemos que o visitante construa uma leitura própria do passado, que o aproxime do presente, que o vivencie, e que o salvaguarde.
Até 29 de fevereiro
A Arqueologia na Maia - Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"
Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.
Terça-feira a sábado das 9h00 às 12.30 e das 14h00 às 17h30
Inscrições: Tel. (+351) 229.871144 I museu@cm-maia.pt
Até 29 de fevereiro
Exposição Permanente “Identidade e Território”
Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade contemporânea levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.
Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Gratuito
Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt
Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação
QUINTA DA CAVERNEIRA
Sábado, 10 de fevereiro, 21h30
Auditório da Quinta da Caverneira
“Mais Forte + Pária” - CTB – Companhia de Teatro de Braga
Passados 36 anos depois voltamos a Strindberg. Depois de “A Menina Júlia”, numa encenação de Luis Varela, retomamos agora o diálogo com este Autor maior, neste contexto de “fronteiras”. Em finais de 1888 e princípios de 1889, Strindberg escreve algumas obras curtas em um ato pensando no Teatro Experimental que está a começar a fundar em Copenhaga, seguindo o modelo de Antoine, em Paris. Entre essas obras estão: “A Mais Forte”, peça escrita essencialmente para Siri von Essen, sua mulher. “A Mais Forte” é considerada como um dos mais brilhantes monólogos da história do teatro. E “Pária”, uma adaptação teatral muito pessoal do conto de Ola Hanson, um escritor sueco amigo de Strindberg.
Autor: August Strindberg; Tradução: Rui Madeira; Encenação e dramaturgia: Rui Madeira; Interpretação (Mais Forte): Solange Sá, Eduarda Filipa e Grasiela Müller; Interpretação (Mais Pária): André Laires e Rogério Boane; Cenografia: Manuela Bronze; Confeção e guarda-roupa: Mónica Melo; Maquilhagem: Jacqueline Caetano; Desenho de luz: Fábio Tierri; Paisagens sonoras: Grasiela Müller; Vídeo: Frederico Bustorff , Maria Augusta Produções.
M/14 – 60M
BILHETEIRA
5,00€ Normal
3,00€ Estudantes, Crianças menos de 6 anos, M/65, Profissionais das Artes Cénicas, Desempregados e sócios do Sindicato dos Bancários do Norte.
Horário: 30 minutos antes do início de cada espetáculo
Até 20 de junho
Exposição “Tempos de Cenografia”, de Marta Silva
𝗘𝘅𝗽𝗼𝘀𝗶çã𝗼 𝗠oje, na M𝗿𝘁𝗮 𝗦𝗶𝗹𝘃𝗮_𝗧𝗲𝗺𝗽𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗖𝗲𝗻𝗼𝗴𝗿𝗮𝗳𝗶𝗮, uma retrospectiva de cenografias criadas para o Teatro Art'Imagem na Galeria de Exposições da Quinta da Caverneira
Esta exposição propõe uma retrospectiva através da seleção de desenhos, maquetas e fotografias, revisitando algumas criações criadas para o Teatro Art'Imagem. São tempos precisos de apresentação das ideias e reformulações durante o processo criativo da cenografia.
Programaçãp Regular de Teatro da Quinta da Caverneira
Teatro Art'Imagem/C.M.Maia
Entrada livre
TECMAIA
Até 16 de fevereiro
Exposição “Bombas de Gasolina”
Segundo dados disponíveis de 2021, existiam em Portugal 2616 postos de abastecimento. Este número representa uma taxa de cobertura de 2.5 postos por 10 mil habitantes. Mas nem sempre foi assim.
Até ao final da Segunda Guerra, passar um carro na estrada era “de longe a longe”. A partir dos anos 50, o fenómeno automobilístico “ganhou rodas”.
Relembremos esses tempos tão diferentes dos de hoje, na Maia e no país.
Entrada livre.
ESCOLA EB 2,3 DE GUEIFÃES
“MEIO SÉCULO DE ABRIL” NAS ESCOLAS DA MAIA
Comemorar os 50 anos do 25 de Abril deve ter como objetivo principal explicar e fazer refletir as gerações mais novas sobre a sua natureza e importância. Torna-se imperativo que a juventude tenha contacto com a realidade desse tempo. Assim, a Câmara Municipal da Maia com esta exposição direcionada para um público mais jovem pretende afirmar a importância de abril nestes últimos 50 anos, o que mudou, o que se ganhou, como transformou a sociedade portuguesa.
A exposição “Meio Século de Abril” estará patente na Escola EB 2,3 de Gueifães, até 11 de fevereiro.
PARA AGENDAR
17 de fevereiro, 21h30
Grande Auditório do Fórum da Maia
SEA AND YOU - Festival de Música Mediterrânica
24 de fevereiro, 21h30
Grande Auditório do Fórum da Maia
“Monstros do Ano”, com apresentação de Fernando Alvim
25 de fevereiro, 16h00
Grande Auditório do Fórum da Maia
“O Rei e as Moscas” – Teatro de Marionetas
29 de fevereiro, 19h00
Grande Auditório do Fórum da Maia
“No Limite da Dor” - Lendias d’Encantar (Beja)
24 de março, 10h00 - 10h45 I 11h30 - 12h15
Fórum da Maia
Oficinas - Espetáculo para bebés, crianças pequenas e famílias
"Há um Rio nesta Gota” – Frenesim
7 de abril, 16h00
Grande Auditório do Fórum da Maia
"Não se Canta à Mesa” - Frenesim
14 de abril, 10h00 - 10h45 I 11h30 - 12h15
Fórum da Maia
Oficinas - Espetáculo para bebés, crianças pequenas e famílias
"Casca-Miolo" - Frenesim
19 de maio, 10h00 - 10h45 I 11h30 - 12h15
Fórum da Maia
Oficinas - Espetáculo para bebés, crianças pequenas e famílias
“Nesta Manta Cabe” I Lado A – Miragens, Histórias e Caminhos - Frenesim
24, 25 e 26 de maio
Fórum da Maia
MAIA BD – Festival Internacional de Banda Desenhada
16 de junho, 10h00 - 10h45 I 11h30 - 12h15
Fórum da Maia
Oficinas - Espetáculo para bebés, crianças pequenas e famílias
“Nesta Manta Cabe” I Lado B – Feras, uivos e outros bichos” - Frenesim