Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Agenda Cultural fim de semana

22 a 27 Mai
Adicionar a calendário 2024-05-22 00:00:00 2024-05-27 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Cultural fim de semana Evento
Agenda Cultural fim de semana
Cultura

FÓRUM DA MAIA

 

24, 25 e 26 de maio

Festival Internacional de Banda Desenhada da Maia

 

De 24 a 26 de maio, a Câmara Municipal da Maia promove o Maia BD – Festival Internacional de Banda Desenhada da Maia, com produção assegurada pela cooperativa editorial A Seita. Esta segunda edição do festival apresenta uma seleção dos principais e mais relevantes nomes de autores nacionais de BD, bem como alguns nomes internacionais de destaque, atraindo fãs não apenas da região do Porto, mas também de todo o país.

O Maia BD é uma celebração da banda desenhada, aberta a todos os públicos e idades. Destaca-se pelos lançamentos de novidades editoriais representativas dos mais variados estilos e sensibilidades da BD. Além disso, o festival proporciona encontros com autores, sessões de autógrafos, exposições, cinema de animação, ilustração, cosplay, workshops e uma feira do livro, garantindo uma programação diversificada e atrativa para todos os amantes da nona arte.

Programa: https://www.cm-maia.pt/cultura/noticias-e-eventos/evento/maia-bd-festival-internacional-de-banda-desenhada-24

 

Sexta-feira, 24 de maio, às 21h00, Grande Auditório do Fórum da Maia

Maia BD - Festival Internacional de Banda Desenhada

"O Rapaz e a Garça", de Hayao Miyazaki

Depois de perder a sua mãe num incêndio, Mahito, um jovem rapaz de 11 anos, é obrigado a deixar a cidade de Tóquio para voltar para a aldeia onde cresceu. Ele instala-se com o seu pai numa velha mansão situada numa imensa propriedade onde ele se cruza com uma garça que aos poucos se torna a sua guia e o ajuda nas suas descobertas e questionamentos para compreender o mundo ao seu redor e desvendar os mistérios da vida.

Entrada livre.

 

Até 26 de maio

Mostra “Coleção Fora do Cofre”

"Desvendando os tesouros: Obras de Arte da Coleção, da Câmara Municipal da Maia, Fora do Cofre"

No cofre das obras de arte, onde a história local se entrelaça com algumas das mais diversas formas de expressão artística, há um cruzar entre o passado e o presente. É o momento de as fazer sair do Cofre, de forma cuidada e criteriosa. Algumas destas nossas obras, meticulosamente guardadas, são trazidas à luz do dia, convidando a comunidade a testemunhar a riqueza visual que compõe a Coleção da Câmara Municipal da Maia.

Ao sair do depósito, essas obras transcendem o seu papel de peça de arte para se tornarem agentes de inspiração.

 

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MAIA

 

25 de maio, 11h30

Hora do Conto – “Histórias Fiadas”

Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.

Entrada livre.

 

25 de maio, 16h00

Asas de Poesia

O grupo “Asas de Poesia” continua como espaço de comunicação da palavra escrita em forma de POESIA, procurando homenagear ao mesmo tempo grandes poetas desaparecidos e procurando apresentar géneros poéticos diferentes. Cada sessão do grupo pretende ser uma agradável tarde de convívio entre a poesia, a música e o público.

Entrada livre

 

Até 31 de maio

Hora do Conto - Contos Contigo Conto

Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimentodas experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico dascrianças. Para os mais crescidos, o livro “Os Esquilos que não sabiam partilhar”, de Rachel Bright, e para os mais pequeninos, “Eu vi mesmo um Mamute”, de Alex Willmore.

Duração: 20 min

Locais: Escolas / Biblioteca Municipal

Inscrições e outras informações: tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt

Gratuito.

Observações: atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)

 

Até 31 de maio

BiblioConto Sénior

Este projeto pretende levar ao público sénior o incentivo à leitura e combater a iliteracia. Unindo-se ao já serviço existente da Biblioteca Itinerante pretende levar a leitura em voz alta ao público mais idoso e estreitar a relação com os livros através da troca de experiências entre diferentes gerações.

Duração: 45 min

Locais: Lares e Centros de dia

Inscrições e outras informações: tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt

Gratuito.

 

Até 31 de maio

Vem conhecer a tua Biblioteca

Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, através de uma visita aos diferentes espaços e serviços, aprendendo a rentabilizar os vários recursos deste sistema de informação.

Duração: 45 min

Gratuito.

 

MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA

 

Até 31 de maio

Exposição "5000 anos de história, Arqueologia na Maia - um olhar inclusivo”

O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, reabriu as exposições permanentes com uma visão renovada do espaço físico do Museu no âmbito do projeto “Cultura Inclui (Cultura Para Todos)”.

Um Museu ainda mais inclusivo, através de dispositivos, mapas interativos multitouch, Audioguia, aplicações móveis, sistemas de códigos QR, guias multidigitais, informação em braille, rampas de acesso e sinaléticas, com equipamentos que o tornam mais apelativo na visita bem como na fruição das exposições. Desta forma a exposição “5000 anos de história, Arqueologia na Maia- um olhar inclusivo”, tem como objetivo apresentar alguns dos objetos provenientes de intervenções arqueológicas realizadas com o respetivo enquadramento histórico e territorial, recuando no tempo através da realidade das coisas, dos objetos, construindo uma espécie de história, reescrita através de escavações arqueológicas e da relação dos sítios com a paisagem.

Pretendemos que o visitante construa uma leitura própria do passado, que o aproxime do presente, que o vivencie, e que o salvaguarde.

 

Até 31 de maio

A Arqueologia na Maia - Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"

Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.

Terça-feira a sábado das 9h00 às 12.30 e das 14h00 às 17h30

Inscrições: Tel. (+351) 229.871144 I museu@cm-maia.pt

 

Até 31 de maio

Exposição Permanente “Identidade e Território”

Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade contemporânea levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.

Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Gratuito

Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt

Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação

 

QUINTA DA CAVERNEIRA

 

22 de maio, 19h30 I 23 de maio, 19h30 I 24 de maio, 21h30 I 25 de maio, 21h30 I 26 de maio, 16h00

"Cabral A Última Lua de Homem Grande"

Coprodução Teatro Art’Imagem/Sikinada Companhia de Teatro (Cabo

Verde)

M/12 – 60M

Estreia em Portugal

Um homem, cuja identidade não se pode precisar de forma clara, irrompe a cena. Está tudo calmo. Tem, contudo, a súbita impressão de que é atingido. Duvida, no entanto, por breves instantes: "deram-me um tiro?" Um outro através de si se revela, do imo dos mistérios. Algo lhe diz que a hora chegou. Que hoje é o seu último dia. A sua lua derradeira. A última luta? Homem Grande encontra-se, porém, sereno, consciente que morrerá, de pé, como uma árvore secular. O relógio, omnipresente, vai impondo a sua matemática de subtração, indiferente a tudo, estabelecendo a ordem dos acontecimentos. Chegou a hora de todas as horas. Medo? Nem por isso. Ele nunca foi deste mundo; soube-o desde sempre.

Texto (romance): Mário Lúcio Sousa; Dramaturgia e Encenação: Flávio Hamilton; Interpretação: João Paulo Brito; Direcção de Actor: Flávio Hamilton; Músicas: NDU Carlos e Mário Lúcio Sousa; Cenografia e Figurinos: Elisabete Gonçalves; Vídeo-cenografia, Fotografia e Design Gráfico: César Schofield Cardoso; Desenho de Luz: Leunam Ordep; Desenho de Som: NDU Carlos; Assistência Técnica: Paulo Silva; Pesquisa Histórica: Micaela Barbosa; Participação de Vozes: Fatumata Binta Djalo e Teté Alinho; Participação especial Vídeo: Danvínia Pires; Direção de Produção: Raquel Monteiro e José Bettencourt (Sikinada) e Sofia Leal (Teatro Art’imagem); Assistente de Produção: Elisabete Gonçalves

BILHETEIRA

5,00€ Normal

3,00€ Estudantes, Crianças menos de 6 anos, M/65, Profissionais das Artes

Cénicas, Desempregados e sócios do Sindicato dos Bancários do Norte.

Horário: 30 minutos antes do início de cada espetáculo

 

Até 20 de junho

Exposição “Tempos de Cenografia”, de Marta Silva

𝗘𝘅𝗽𝗼𝘀𝗶çã𝗼 𝗠oje, na M𝗿𝘁𝗮 𝗦𝗶𝗹𝘃𝗮_𝗧𝗲𝗺𝗽𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗖𝗲𝗻𝗼𝗴𝗿𝗮𝗳𝗶𝗮, uma retrospectiva de cenografias criadas para o Teatro Art'Imagem na Galeria de Exposições da Quinta da Caverneira

Esta exposição propõe uma retrospectiva através da seleção de desenhos, maquetas e fotografias, revisitando algumas criações criadas para o Teatro Art'Imagem. São tempos precisos de apresentação das ideias e reformulações durante o processo criativo da cenografia.

Programaçãp Regular de Teatro da Quinta da Caverneira

Teatro Art'Imagem/C.M.Maia

Entrada livre

 

PARA AGENDAR

 

30 de maio, 19h00

Fórum da Maia

"Os Barrigas e Magriços" - Teatro Estúdio Fontenova

 

2 de junho, 16h00

Auditório Exterior do Fórum da Maia - gratuito

Picnic - Historioscópio Teatro de Marionetas

 

8 de junho, 21h30

Concerto "CAMÕES: 500 ANOS - História, Música e Poesia"

Grande Auditório do Fórum da Maia

 

13 de junho, 21h30

“Casa Tomada” - Companhia de Teatro Escola da Noite

Quinta da Caverneira

 

14, 15 e 16 de junho

Jazz no Parque

Jardim do Parque Central da Maia

 

16 de junho, 10h00 - 10h45 I 11h30 - 12h15

Fórum da Maia

Oficinas - Espetáculo para bebés, crianças pequenas e famílias

“Nesta Manta Cabe” I Lado B – Feras, uivos e outros bichos” - Frenesim

 

22 de junho, 21h00

Parque da Cidade Desportiva da Maia – Entrada livre

Maia Fest Music Outdoor

 

26 de julho, 21h30

"The River" (O Rio) - Theatre Roi (Chipre)

MIT – Mostra de Teatro Internacional sem Fronteiras

Quinta da Caverneira