Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Agenda Cultural fim de semana

24 a 29 Jul
Adicionar a calendário 2024-07-24 00:00:00 2024-07-29 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Cultural fim de semana Evento
Agenda Cultural fim de semana
Cultura

PARQUE DA CIDADE DESPORTIVA DA MAIA

 

26 e 27 de julho, 22h00

Cinema da Relva 2024

O Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia e o Cineclube da Maia promovem entre 26 de julho e 10 de agosto mais uma edição do “Cinema na Relva”, com seis sessões ao ar livre em três locais diferentes do Concelho da Maia.

O evento pretende proporcionar aos amantes do cinema um cartaz diversificado para todos os gostos e idades, conjugando a sétima arte e o ar livre, proporcionando momentos de relaxamento ao convidar o público a trocar o cadeirão da sala pela manta e descontrair em diversos locais da Maia.

Entrada livre.

Programa

26 de julho | 22h00 | Parque da Cidade Desportiva, Maia

Jaime, de António-Pedro Vasconcelos | 1999

27 de julho | 22h00 | Parque da Cidade Desportiva, Maia

A Quimera, de Alice Rohrwacher | 2023

2 de agosto | 22h00 | Parque de Quires, Vila Nova da Telha

Do Fundo do Coração, de Francis Ford Coppola | 1981

3 de agosto | 22h00 | Parque de Quires, Vila Nova da Telha

Culpado - Inocente - Monstro, de Hirokazu Koreeda | 2023

9 de agosto | 22h00 | Jardins da Casa do Alto, Pedrouços

Calamity, de Rémi Chayé | 2020

10 de agosto | 22h00 | Jardins da Casa do Alto, Pedrouços

Marguerite, de Xavier Giannoli | 2015

 

FÓRUM DA MAIA

 

24 de julho, 19h00

Grande Auditório do Fórum da Maia

The Kings Dies (O Rei Morre) - Azerbaijan Ganja State Drama Theater (Azerbeijão)

Espectáculo inserido no MIT – Mostra de Teatro Internacional sem Fronteiras, organizada pela Companhia de Teatro de Braga numa parceria com e a ETA – Eurásia Theater Association

Este é um espetáculo sobre a morte e a vida. Estes temas eternos dizem respeito a cada um de nós. Não conhecemos a morte à nascença, aprendemos mais tarde. Esta é uma história sobre o estado interior do rei que está preso entre a vida e a morte. Quando a mente começa a trabalhar mais depressa, os pensamentos agarram-se às memórias e à memória.

Ainda há tanto para fazer... e não há mais tempo!

A peça mostra que o desejo humano de viver e de controlar o nosso universo acaba por ser inútil.

Autor: Eugene Ionesco Direção: Tural Mustafayev Elenco: Elkhan Abbasov, İlham Huseynov, Sevda Orujova, Kamala Mammadova, Ruslan Huseynov, Gubay Jabbarova

Entrada livre

 

Até 22 de setembro

Exposição “O Homem da Máquina de Escrever” Celebra o Centenário do Nascimento de Fernando Campos

Integrando o Programa das Comemorações do Centenário do Nascimento de Fernando Campos (1924-2017), a Câmara Municipal da Maia, através do seu Pelouro da Cultura, promove a exposição “Fernando Campos - O Homem da Máquina de Escrever”. A exposição está patente até 22 de setembro, celebrando a vida e obra deste destacado escritor, com um enfoque na “palavra” e no seu percurso literário.

A exposição “Fernando Campos - O Homem da Máquina de Escrever” visa não só homenagear Fernando Campos, mas também oferecer ao público uma oportunidade de redescobrir a sua genialidade através da escrita. O Vereador do Pelouro da Cultura, Mário Nuno Neves, destaca que “Lembrar e homenagear Fernando Campos é lembrar e homenagear um maiato que revelou a sua genialidade pela escrita, exprimindo através dela a sua imensa erudição, criatividade e sensibilidade... um dos sinais da sua imensa inteligência.”

De entrada livre, a exposição estará aberta ao público de terça a domingo, das 10h às 22h, no Fórum da Maia.

 

Até 4 de agosto

Exposição "Ferus Mentis" de Simão Da Silva

A Câmara Municipal da Maia promove, de 21 de junho a 4 de agosto, no Fórum da Maia, a exposição “Ferus Mentis”, que representa o culminar de uma reflexão pessoal do artista Simão Da Silva acerca do combate entre o inconsciente e o consciente, entre a verdade e a mentira.

Apresentando trabalhos realizados entre 2022 e 2024, a obra de Simão Da Silva procura fundir elementos do expressionismo, surrealismo, da arte figurativa numa busca pela expressão livre, em bruto, que desafia a consciência moral do observador.

Inaugura dia 21 de junho às 19h.

Patente de terça a domingo, das 10h00 às 22h00.

Entrada livre

 

Até 29 de setembro

Exposição de Fotografia 

"Expedições a um Território"

A Câmara Municipal da Maia apresenta tem patente no Fórum da Maia, a exposição "Expedições a um Território". Esta segunda edição recria a exposição inicialmente apresentada em 2020 na Biblioteca Municipal, desenvolvida no âmbito do livro "35 Anos de Ordenamento Territorial da Maia".

A exposição conta com fotografias de Duarte Belo, distribuídas em dez núcleos distintos, que capturam a evolução e transformação do território da Maia ao longo de 35 anos de planeamento territorial, realçando os seus principais pontos de desenvolvimento urbano e paisagístico. As imagens proporcionam uma viagem visual pelo desenvolvimento do concelho, refletindo as mudanças e permanências que marcam o seu percurso histórico.

Esta iniciativa inclui-se no âmbito da “Coleção Fora do Cofre”, que pretende convidar a comunidade a conhecer e testemunhar a riqueza que compõe a Coleção de Obras de Arte da Câmara Municipal da Maia.

Entrada livre

Terça a domingo, das 10h00 às 22h00

 

Até 15 de setembro - Praça do Fórum da Maia

Exposição "Uma breve incursão pela Empreza do Bolhão"

A Empreza do Bolhão, sucessora das empresas publicitárias e de filmes de Raúl Caldevilla, começou em 1923 e manteve-se até meados dos anos 90 no Porto e depois instalou-se na freguesia de Nogueira da Maia. Mesmo depois de integrada na Packigráfica do grupo Higifarma, manteve a mesma designação.

Era possuidora de uma das maiores coleções de cartazes publicitários, além de antiga maquinaria e um importante acervo de rótulos e postais. Uma grande parte do que de melhor se fez em publicidade está reunido neste importante espólio.

Gratuito

 

Até 31 de agosto

Exposição Coleção Fora do Cofre - O TRAJE MAIATO

A Câmara Municipal da Maia promove, a partir de amanhã, 18 de junho, no Fórum da Maia, a mostra “Coleção Fora do Cofre”. Nesta terceira edição, apresentamos ao público um conjunto de obras relacionadas com a história do Traje Maiato, do artista António Casimiro Moreira.

Esta edição da Coleção Fora do Cofre, vem uma vez mais, convidar a comunidade a conhecer e testemunhar a riqueza visual que compõe a Coleção de Obras de Arte da Câmara Municipal da Maia.

A forma de trajar nas Terras da Maia está relacionada com a atividade profissional, o estatuto económico-social, o profano e o religioso. Muito do saber sobre este tema chegou até aos nossos dias essencialmente através do interesse em manter viva a memória da nossa terra, perpetuada pelos diferentes grupos culturais, regionais e folclóricos, sem esquecer a importância das fontes verbais.

Pretende-se aqui relembrar que o património imaterial é, nas palavras de Armando Tavares, “algo que devemos transmitir de uma forma inata às gerações futuras (…). O conhecimento que chega até nós sobre a cultura popular é popular, de todos e para todos (…)”. Reconhecendo as suas tradições, a sua própria história e cultura, é-nos proporcionada uma forma de nos sentirmos mais próximos do passado.

De terça-feira a Domingo, 10h00 - 22h00.

Entrada livre.

 

Até 15 de setembro

Exposição "Empreza do Bolhão: Festas e Romarias"

A Empreza do Bolhão produziu inúmeros cartazes ao longo da sua existência. Muitos deles versaram sobre festas e romarias.

Venha conhecer alguns desses trabalhos, carregados de cor e imaginação, bem representativos da época.

Adquirida pela Câmara Municipal da Maia em 2022, esta é mais uma iniciativa de divulgação desta coleção.

Entrada livre.

Terça-feira a Domingo, 10h00 - 22h00

 

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MAIA

 

27 de julho, 11h30

Hora do Conto – “Histórias Fiadas”

Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.

Entrada livre

 

27 de julho, 16h00

Asas de Poesia

O grupo “Asas de Poesia” continua como espaço de comunicação da palavra escrita em forma de POESIA, procurando homenagear ao mesmo tempo grandes poetas desaparecidos e procurando apresentar géneros poéticos diferentes. Cada sessão do grupo pretende ser uma agradável tarde de convívio entre a poesia, a música e o público.

Entrada livre

 

MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA

 

Até 31 de julho

Exposição “De Paços do Concelho a Museu - a História de um Edifício”

Esta exposição que irá inaugurar na próxima sexta-feira, dia 31 de maio, às 18h30, tem como protagonista o Edifício do Museu, cuja história remonta à sua construção no início do século XIX, para ser a sede administrativa do Concelho, passando depois às suas várias ocupações ao longo dos anos. Numa experiência imersiva, será possível ao visitante viajar no tempo percorrendo as datas e momentos mais marcantes do outrora edifício sede de Paços de Concelho. A Exposição estará patente até 31 de maio de 2026.

Pode ser visitada gratuitamente de terça-feira a sábado no horário: 09h00 - 12h30 I 14h00 - 17h30

 

Até 31 de julho

Exposição "5000 anos de história, Arqueologia na Maia - um olhar inclusivo”

O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, reabriu as exposições permanentes com uma visão renovada do espaço físico do Museu no âmbito do projeto “Cultura Inclui (Cultura Para Todos)”.

Um Museu ainda mais inclusivo, através de dispositivos, mapas interativos multitouch, Audioguia, aplicações móveis, sistemas de códigos QR, guias multidigitais, informação em braille, rampas de acesso e sinaléticas, com equipamentos que o tornam mais apelativo na visita bem como na fruição das exposições. Desta forma a exposição “5000 anos de história, Arqueologia na Maia- um olhar inclusivo”, tem como objetivo apresentar alguns dos objetos provenientes de intervenções arqueológicas realizadas com o respetivo enquadramento histórico e territorial, recuando no tempo através da realidade das coisas, dos objetos, construindo uma espécie de história, reescrita através de escavações arqueológicas e da relação dos sítios com a paisagem.

Pretendemos que o visitante construa uma leitura própria do passado, que o aproxime do presente, que o vivencie, e que o salvaguarde.

 

Até 31 de julho

A Arqueologia na Maia - Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"

Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.

Terça-feira a sábado das 9h00 às 12.30 e das 14h00 às 17h30

Inscrições: Tel. (+351) 229.871144 I museu@cm-maia.pt

 

Até 31 de julho

Exposição Permanente “Identidade e Território”

Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade contemporânea levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.

Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Gratuito

Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt

Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação

 

QUINTA DA CAVERNEIRA

 

26 de julho, 21h30

"AS IF WE WOULDN’T (COMO SE NÃO O FIZÉSSEMOS), de ANJA SAVIĆ"

The First Suburban Theatre – Pulse Theatre Lazarevac (Sérvia)

Espectáculo inserido no MIT – Mostra de Teatro Internacional sem Fronteiras, organizada pela Companhia de Teatro de Braga numa parceria com e a ETA – Eurásia Theater Association

Quantas palavras são necessárias para contar uma história de amor? A essência do discurso do amante está no indizível, nas dores engolidas, nas dúvidas, nos medos e, sobretudo, no medo de que o Outro não tenha medo do poder destrutivo dos nossos sentimentos. O potencial semântico entre o Sim e o Não é infinito. A pergunta-chave que se resume a conflitos, impressões, sensações, projecções, memórias e traumas é se somos amados.. A majestade do maior amor não vem tanto da memória, da reconstrução dos acontecimentos, mas do poder da imaginação. "As if we wouldn't" é um tributo não ao amor, mas ao poder da imaginação humana para fazer de um amante um salvador, uma vítima e um carrasco, e por vezes tudo ao mesmo tempo.

Autor: Anja Savić Direção: Anna Pinter Diretor artístico e criação de marionetas: Sandra Nikač Coreografia: Irina Mitrović Compositor: Branko Džinović Cenografia: Ivan Gospavić, Miodrag Stojanović, Marko Nikolić, Dejan Dejanović Assistente de cenografia: Nevena Šurlan Assistente de figurinos: Sonja Kotorčević Desenho de luz: Vladislav Milić Adereços: Julijana Mićić Maquilhagem: Nevena Šurlan Elenco: Jelena Cvijeticman, Darko Bjekovica Produção executiva: Ivana Nedeljković

M/16 I 90m

BILHETEIRA

5,00€ Normal

3,00€ Estudantes, Crianças menos de 6 anos, M/65, Profissionais das Artes Cénicas, Desempregados e sócios do Sindicato dos Bancários do Norte.

Horário: 30 minutos antes do início de cada espetáculo

 

Até 31 de julho

Exposição "Sementes - Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público (1996 a 2024 - 29 edições)"

Mostra internacional de artes dedicada à infância, juventude e público familiar, tendo como auge a comemoração do Dia Mundial da Criança, dia 1 de junho, cuja área artística privilegiada é o teatro, mas onde se apresentam também espetáculos de música, circo, dança, marionetas e artes de rua, nacionais e estrangeiros, muitos deles premiados internacionalmente. Evento desenvolvido maioritariamente em Almada, sede do Teatro Extremo, trabalha em rede com diversos municípios (ao longo dos anos realizou extensões em Aveiro, Barreiro, Cascais, Castro Verde, Lisboa, Loures, Montemor-o-Novo, Moita, Odivelas, Santarém, Seixal e Sesimbra), apresentando a sua programação em equipamentos e espaços públicos dos referidos municípios.

Entrada livre

 

TECMAIA

 

Até 29 de julho

Exposição "As Festas de Nossa Senhora do Bom Despacho"

No seguimento do projeto de divulgação da história maiata pelo Gabinete de História da Câmara Municipal da Maia, desta vez abordamos as Festas do Concelho e também, tudo o que envolve Nossa Senhora do Bom Despacho.

A história das Festas também é a história do território e das suas gentes da Maia. Pelo menos desde o séc. XVII, que sabemos da devoção a Nossa Senhora do Bom Despacho através de documentos escritos e relatos.

A Festa cresceu, transformou-se, sendo atualmente um símbolo cultural, económico e religioso do universo concelhio maiato.

Entrada livre.

 

PARA AGENDAR

 

30 de agosto a 1 de setembro

Sons de Verão

Auditório Exterior do Fórum da Maia

 

6 a 8 de setembro

Maia Blues Fest

Auditório Exterior do Fórum da Maia

 

13 e 14 de setembro

Festival de Música Folk da Maia

Parque da Cidade Desportiva da Maia