“ESCUDETE”

19 Fev a 31 Dez
Adicionar a calendário 2015-02-19 00:00:00 2015-12-31 23:00:00 Europe/Lisbon “ESCUDETE” Museu da História e Etnologia da Terra da Maia
“ESCUDETE”
Institucional

No âmbito do ciclo "Na Fronteira do Esquecimento", o Museu de História e Etnologia da Terra da Maia terá em exibição até ao final de 2015 a exposição "Escudete".
A existência de um grande número de casas agrícolas, com os seus portões e arcos de cantaria, não dispensam o ” Escudete”.

Utilizado como proteção contra os maus agoiros e superstições, a simbiose de elementos simbólicos é notória. A presença de corações e outros elementos decorativos gravam a importância da família e a sua ostentação e riqueza.

Associado ao escudete, existe a “ALDRABA”, peça metálica, de vários tamanhos e feitios, com ou sem elementos decorativos e geralmente pendurada na parte exterior do portão, em comunhão com o escudete.

Com esta exposição pretende-se dar a conhecer um objeto histórico que facilmente será reconhecido pelos mais idosos mas que se revelarão uma novidade para os mais novos.

| De 20 de fevereiro a 31 de dezembro
| Horário: ter. a dom. das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00