Rostos Destacados

12 a 30 Set
Adicionar a calendário 2014-09-12 00:00:00 2014-09-30 06:00:00 Europe/Lisbon Rostos Destacados Forum da Maia
Rostos Destacados
Institucional

A exposição Rostos Destacados, da autoria de António Bernardes, toma forma de 12 a 30 de setembro, no Forúm da Maia Centr’Arte, convidando os visitantes a perceber através dos rostos moldados gente verdadeira e personalidades portuguesas como Guerra Junqueiro.
António Bernardes é licenciado pela Universidade de Arquitetura de Lisboa, tendo frequentado também a Escola Sueprior Artística árvore. O artista exerceu durante muitos anos a função de docente, tendo também se dedicado à escultura.

Presente em várias exposições e encontros nacionais, é a vez da Maia receber Rostos Destacados, uma mostra na qual o escultor apresenta uma coleção de obras esculpidas e moldadas em pasta de papel de imprensa e resina. A escolha das matérias-primas prende-se com o objetivo de dar um final digno aos materiais, especialmente ao papel de imprensa, transformando-os em expressividade nos rostos imortais, de figuras públicas ou anónimos.

Para o artista, a finalidade das expressões é transmitir alegria e prazer e, por isso, em quase todas as esculturas se consegue perceber um sorriso. A perceção de cada  peça varia mediante a sensibilidade do observador. Mas o artista vai mais longe, fazendo chegar os Rostos Destacados a todos os que os querem conhecer e interpretar. Sejam os visitantes amblíopes ou invisuais a capacidade de conhecer as obras não está afastada, podendo utilizar o tato para “visualizar” as impressões de cada rosto, as diferentes texturas, os penteados e os acessórios. Através do toque é possível perceber as rugas, o tamanho do nariz, a grossura dos lábios, o bigode ou a barba, sendo assim possível distinguir homens de mulheres, idosos de jovens, sorrisos rasgados ou sarcásticos.

Local:
Forum da Maia