Passar para o Conteúdo Principal Top
Ambiente Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

Início

Parque de Avioso - S. Pedro

O Parque de Avioso - S. Pedro, na freguesia do Castêlo da Maia, tem uma dimensão de cerca 30 hectares e possui 4,5 km de percursos pedestres pela natureza. A sua localização favorece o acesso, seja de transporte individual, através das Estradas Nacionais n.º 14 e n.º 318, seja através de transporte público, como o Metro do Porto.

parque de avioso

O Parque de Avioso – S. Pedro desenvolve-se num terreno com cerca de 30 hectares, no qual se articulam diversos espaços e edifícios e encerra no seu interior a nascente da Ribeira de Avioso que, juntamente com outras linhas de água, forma a Ribeira do Arquinho, o maior afluente do Rio Leça.

Assim, este Parque, que se insere no corredor verde do Arquinho - um dos corredores estratégicos da Estrutura Ecológica Municipal, que atravessa longitudinalmente todo o Concelho - faz parte de uma rede de Parques Municipais, cada um com características específicas, o que permite, no seu todo, a oferta de uma gama diversa de situações de recreio, de informação e educação ambiental.

O conceito do Parque pretende criar uma zona de lazer e desporto informal, no qual possam ser integradas diversas outras atividades de apoio mais continuado. Entre estas destaca-se a educação ambiental, através da criação de elementos educativos e de apoio à realização de atividades como interpretação, campos de férias de natureza ou formação ambiental de base.

O Parque de Avioso – S. Pedro potencia o contacto dos seus visitantes com a natureza num espaço moderno, dinamizado e precursor de projetos de educação para o Desenvolvimento Sustentável.

O acesso ao Parque de Avioso – S. Pedro é facilitado pela proximidade das Estradas Nacionais N.º 14 e N.º 318, do Metropolitano do Porto, e outros transportes públicos.

As infraestruturas do Parque compreendem, entre outras, o restaurante, a cafetaria, uma loja, o auditório, a cozinha, os balneários, as torres de vigia, os espaços de repouso, a zona de merendas, os campos de vólei de praia, o parque infantil, o relvado e o espelho de água.

No local podem igualmente ser encontrados trilhos pedestres no total de 4,5 km de comprimento, com três percursos interpretativos de pequena rota e grau de intensidade baixo: Percurso da Torre; Percurso da Mata; Percurso da Ribeira. Através das ciclovias, poderá também desfrutar do parque com bicicleta.

Este espaço contempla ainda um equipamento que reúne ferramentas para manutenção e lavagem de bicicletas (Mobiliário Urbano Bicicway).

Atualmente é possível encontrar no parque diferentes associações florísticas intimamente relacionadas com os fatores biofísicos, usufruindo-se de diferentes tipologias de matas e matos, tais como: as matas densas de espécies ripícolas autóctones, como o Salgueiro do género Salix L. e o Amieiro (Alnus glutinosa), nas zonas sombrias e húmidas de solos mais férteis e profundos; as matas esparsas de Carvalho-alvarinho (Quercus robur), Sobreiro (Quercus suber) e Pinheiro-bravo (Pinus pinaster) em situação de meia encosta; e os matos de Tojo (Ulex europaeus), Feto-dos-montes do género Pteridium, Urze dos géneros Erica e Calluna, Carqueja (Baccharis trimera) e Giesta dos géneros Spartium, Genista e Cytisus em áreas luminosas de solos pobres e secos e onde espreitam afloramentos rochosos. Nestas matas e matos abrigam-se algumas espécies de fauna tais como: o Coelho; a Perdiz-comum (Alectoris rufa); o Chapim-real (Parus major); o Gaio (Garrulus glandarius); e o Melro-d’água (Cinclus cinclus).

 

Infra-estruturas de Apoio
O Parque de Avioso - S. Pedro foi dimensionado para distribuir a pressão do uso, por todo o território que o compõe. Fazem parte da base estrutural do Parque a rede de caminhos/percursos, assim como diversos edifícios e/ou estruturas.

 

Edifícios Técnicos
Portarias
Armazém
Compartimento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)

 

Unidade de Alojamento (Em Breve)
Sala comum e multiusos
Cozinha/Refeitório
Balneários M/F
8 Quartos (32 camas no total)

 

Edifício de Acolhimento
Receção
Loja do Parque
Auditório
Restaurante/Cafetaria/Esplanada
Sanitários M/F
Salas de Gestão
Espaço ATL
Sala de Exposições
Parque Infantil
Torres de Vigia
Espaços de Repouso Cobertos
Zona de Merendas
Campo de Vólei de Praia
Área Desportiva Informal (relvado)
Parques de Estacionamento (com capacidade total para 500 viaturas)
Espelho de Água
Caminhos/Percursos (4,5 Km)

 

Área: 300.000 m2

Morada: Rua do Monte Grande e Rua do Património - São Pedro do Avioso, Castêlo da Maia (41°17’23.2”N 8°36’51.8”W)

Horário: Aberto todos os dias do ano incluindo Sábados, Domingos e Feriados

Portaria A (Rua do Monte Grande)
Novembro a março – 08h00 às 19h00
Abril a outubro – 08h00 às 21h00

Portaria B (Rua do Património)
Maio a setembro – 08h30 às 20h30
Outubro a abril – 08h30 às 17h00

 

Utilize as hiperligações abaixo, para aceder aos 3 percursos interpretados do Parque de Avioso - S. Pedro:


[Filme do Parque de Avioso]
(Para visualizar o filme necessita do QuickTime Player)