Passar para o Conteúdo Principal Top
Ambiente Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Música a partir do berço festejou o Carnaval

Música a partir do berço festejou o Carnaval
12 Fevereiro 2024

 

A equipa pedagógica do programa “Música a partir do berço”, que a Fundação Conservatório de Música da Maia está a levar a cabo nas creches e infantários da rede solidária do concelho da Maia, realizou este domingo à tarde, no auditório do Fórum Jovem da Maia, um concerto-festa para assinalar o Carnaval 2024.

Numa sala completamente lotada, largas dezenas de famílias levaram os seus bebés para viverem uma experiência multissensorial, pois além de excelente Música tocada ao vivo, foi narrada e representada a fantasia do Carnaval dos Animais, com muitos efeitos de luz, cor e até chuva, traduzida numa precipitação de bolinhas de sabão, as quais, uma vez iluminadas pelos diversos efeitos luminotécnicos, ganharam uma magia fascinante.

A encenação esteve a cargo de Ana Sacramento que foi coadjuvada por vários monitores da sua equipa e o suporte técnico esteve sob a responsabilidade de Hugo Rangel.

A Música foi assegurada por um ensemble com piano, contrabaixo, violoncelo, viola, dois violinos, jogo de sinos e xilofone, acrescendo ainda outros instrumentos de percussão. Os intérpretes, todos instrumentistas da Orquestra Clássica da Maia. A direção artística e musical foi assinada por Pedro Sousa, Maestro da COM, que selecionou para o efeito alguns dos melhores excertos da obra “Carnaval dos Animais”, de Camille Saint-Saëns.

No final do concerto-festa havia ainda vontade de continuar e a alegria estava estampada nos rostos dos bebés que riam e sorriam de felicidade, contagiando os pais, os músicos e os monitores que se mostravam muito satisfeitos.

Pedro Silva, pianista, afirmava publicamente: “… gosto sempre muito de tocar em público, mas tocar para público de tenra idade, é especial, muito especial mesmo, e o que aconteceu hoje aqui foi extraordinário, porque o feedback dos bebés era enternecedor…”.

Fotografia: Mário Santos / CM Maia